A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra ."— Transcrição da apresentação:

1 Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Década de 90 – expansão dos blocos NAFTA, MERCOSUL e U.E. (outros...). Área de Livre Comércio com ausência de barreiras tarifárias e não tarifárias.

2

3 Ao estudar a formação dos Estados nacionais percebe-se que há uma divisão entre países centrais e periféricos, cujos primeiros podem ser chamados de globalizadores e os segundos de globalizados. Os países globalizados importam mais que exportam, ou então exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior.

4 globalização comercial
A formação dos blocos econômicos tem se destacado nesse processo como forma de expansão dos mercados nacionais, como o da UE, NAFTA, MERCOSUL, ASEAN e ALCA. Há a necessidade de observar esse processo pelo coeficiente de abertura econômica dos países, ou seja, os movimentos de importações e exportações sobre os movimentos de importações e exportações mundiais.

5 Globalização Produtiva
Podemos destacar: Há a queda dos custos devido à possibilidade de se produzir em outras regiões, cuja mão-de-obra e a legislação e fiscalização trabalhista são menos rígidas, e comercializar em países com elevado capacidade de renda e consumo.

6 Globalização Tecnológica
Os anos setenta foram marcados pela disseminação da tecnologia de Internet e telefonia celular, além dos avanços na biotecnologia e do mapeamento genético. Essa mudança é considerada, por alguns, uma verdadeira Terceira Revolução Industrial, tãoimportante e transformadora quanto a invenção da máquina a vapor e da eletricidade

7 Todas essas inovações foram incentivadas e disseminadas por governos, empresas e universidades, e o maior interesse na adoção desta estratégia culminava na invenção e difusão de novas tecnologias que possibilitassem menor custo e maior produtividade

8 Crise financeira O termo crise financeira é aplicado a uma variedade de situações nas quais instituições ou ativos financeiros se desvalorizam repentinamente. No século XIX e no início do século XX, muitas crises financeiras estiveram associadas a corridas aos bancos, durante períodos de recessão. Outras se caracterizaram pelo estouro de uma bolha financeira e pela quebra do mercado de ações ou por ataques especulativos à moeda de um país ou quando um país suspende o pagamento de sua dívida. Há várias teorias acerca do desenvolvimento das crises financeiras e como evitá-las. Entretanto, não há consenso entre os economistas. As crises continuam a ocorrer por todo o mundo e parecem se produzir com certa regularidade, podendo ser inerentes ao funcionamento da economia capitalista.

9 multinacionais ou transnacionais
As empresas multinacionais ou transnacionais têm um papel fundamental dentro das chamadas globalização comercial, produtiva e financeira, pois são essas empresas que dão a dinâmica aos fluxos de bens e serviços em escala mundial. Alocar a produção e montagem dos seus produtos onde a mão-de-obra é mais barata e manter as atividades mais nobres com maior conteúdo tecnológico no país de origem.

10 As multinacionais são grupos ou cadeias dominadas por uma matriz
As multinacionais são grupos ou cadeias dominadas por uma matriz. Essa matriz encontra-se geralmente no país de origem e seu poder sobre o resto da cadeia se dá pelo controle que tem sobre os fluxos de capital – produtivo ou não – enviado para as outras partes.

11 A economia dos EUA tem participação enorme no ranking mundial das marcas mais caras do mercado, comprovando o quanto a globalização explica a hegemonia norteamericana nos vários setores de produção. Todas as decisões tomadas pelos outros gigantes da economia – não necessariamente somente os do ranking – levam em consideração a constituição dos blocos comerciais regionais, o que divide categoricamente o mundo em áreas estratégicas.

12 Consenso de Washington
uma série de reformas foram recomendadas para os países da América Latina ,leia-se políticas recomendadas e conhecidas como Consenso de Washington. A Privatização, estabilidade de preços, redução dos gastos do governo, abertura financeira e comercial.

13 Globalização - TI - Mundialização
Podemos caracterizar a Globalização como um novo movimento dentro da Internacionalização devido. O papel da tecnologia da informação (TI) que permitiu a construção de uma rede de informações e a possibilidade de tornar o longe perto, fato que facilitou a descentralização do capital para vários países. A Globalização não significa apenas uma expansão dos mercados, mas também uma extensão dos valores morais e sociais para todos os povos. Temos uma mundialização : da produção, da gestão da mão-de-obra, financeira, de políticas públicas, política e cultural.

14 definição mais correta sobre Globalização
Caracteriza-se como a expansão dos fluxos de informações que atingem todos os países afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais, pela aceleração das transações econômicas, envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais e pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal.

15 resultados da globalização
Durante a década de 1990 e início do século XXI, podemos observar alguns resultados da globalização, como: É um movimento não uniforme das condições econômicas. Entre as transformações sociais podemos destacar a elevação do desemprego e da informalidade, aumento da privatização e queda do sindicalismo.

16 Ambiente Econômico Global x Globalização
Para refletir sobre a tentativa de construção de um ambiente econômico global é necessário saber as características dos fenômenos sócio – econômico - político e cultural no espaço geográfico. Expansão dos fluxos de informações, dos fluxos de capitais e de comércio além das fronteiras nacionais.


Carregar ppt "Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google