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Ensino de Educação Física Capítulo 3: Sociedade, multiculturalismo e educação física Marcos Garcia Neira.

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Apresentação em tema: "Ensino de Educação Física Capítulo 3: Sociedade, multiculturalismo e educação física Marcos Garcia Neira."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino de Educação Física Capítulo 3: Sociedade, multiculturalismo e educação física
Marcos Garcia Neira

2 - Terceiro milênio se apresenta num cenário de expressões plurais e multiculturais; - Mudanças políticas e ideológicas diversas (fascismo, nazismo, populismo, dentre outras) influenciaram o mundo, ocasionando choques culturais (religiosos, classe, etnia, gênero); - Os processos de globalização geraram modificações mundiais, dentre essas modificações surgir a universalização e homogeneização cultural;

3 - Anderson (1991) propôs o conceito de “comunidade imaginária”, referências culturais aparentemente universais; - Cultura universal em nível planetário; - Em oposição a esse surge um movimento de reivindicação da diversidade, construindo o conceito de identidade (coletivo e diversidade); - Políticas de igualdade de diversidade surgem, principalmente, nos últimos anos, para minorias;

4 - Os movimentos sociais dos últimos anos são formas de representações culturais do OUTRO, da construção da identidade de inclusão e exclusão da “comunidade imaginário”; - O OUTRO se consolida nas práticas próprias que reafirmam diferenças; EXEMPLO: Numa determinada localidade crianças e adultos praticam atividades esportivas e culturais que reafirmam sua identidade (Cuiabá)

5 - As representações culturais são determinantes na configuração da sociedade atual; - A construção de identidades está em constante construção, sustentada em bases plurais ou contestadas; - As relações hierárquicas de poder foram abaladas a partir do multiculturalismo, colocando em “xeque” as noções universais (homem branco, europeu, heterossexual e cristão)

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7 - Desafio do séxulo XXI: exercício de direitos humanos com igualdade e reconhecimento da diversidade; - Noção de identidade fixa deve ser repensada; - Reconhecer a diversidade existente e a atuação plural permitirão abordar a complexidade sociocultural da sociedade atual;

8 O MULTICULTURALISMO

9 - O multiculturalismo surge no centro de modificações demográficas, colocando em discussão as relações de poder, visto que estas determinam e reagem à realidade multicultural; - Surge a necessidade de uma “EDUCAÇÃO MULTICULTURAL” - Mas de que multiculturalismo falamos?

10 MULTICULTURALISMO CONSERVADOR OU MONOCULTURALISMO:
MULTICULTURALISMO CONSERVADOR OU MONOCULTURALISMO: * A favor da superioridade patriarcal ocidental (homem branco....); * Neocolonizadores; * Novos nazistas??? * Minorias se adaptam aos traços culturais dominantes, se for o caso, abrindo mãos dos seus; * Valorizam nos currículos os padrões culturais dominantes.

11 MULTICULTURALISMO CONSERVADOR OU MONOCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA:
MULTICULTURALISMO CONSERVADOR OU MONOCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: * Modelos de ginástica e práticas esportivas europeias e americanas; * Aquisição de determinadas habilidades consideradas ideais; * Cultura comum – unificada.

12 MULTICULTURALISMO LIBERAL:
MULTICULTURALISMO LIBERAL: * Indivíduos de diversos grupos compartilham a igualdade e condição humana comum; * Crença na uniformidade; * Integracionismo: cultura das minorias pode se manter desde que não entre em conflito com a cultura dominante;

13 MULTICULTURALISMO LIBERAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA:
MULTICULTURALISMO LIBERAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: * Currículo desenvolvimentista; * Todos podem alcançar níveis elevados desde que estimulados adequadamente pelo professor; * Pseudopolitização, neutralidade políticas escolar e docente.

14 MULTICULTURALISMO PLURALISTA:
MULTICULTURALISMO PLURALISTA: * Agrega a etnia, gênero, linguagem, culturas, deficiências e, em menor grau, a preferência sexual para proclamar a diversidade humana e a igualdade de oportunidades; * As diferenças não afetam as narrativas ocidentais dominantes; * A globalização e o neoliberalismo conduzem a uma cultura mundial, única e uniforme;

15 MULTICULTURALISMO PLURALISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA:
MULTICULTURALISMO PLURALISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: * Alunos participam de jogos tradicionais e de outras culturas, reconhecem injustiças sociais; * Conhecer diversas formas de manifestação; * PNCs da Educação Física e Educação Física Plural (DAOLIO, 1995) são exemplos desse multiculturalismo; * Visão psicologizante e despolitizada; * Não percebe as relações de poder na construção da identidade; * Propostas idênticas para diferentes pessoas (PCNs); * Atividades paralelas para indivíduos com necessidades especiais; * Inclusão dos culturalmente diferentes.

16 MULTICULTURALISMO ESSENCIALISTA DE ESQUERDA:
MULTICULTURALISMO ESSENCIALISTA DE ESQUERDA: * Caracteriza-se pelo radicalismo, não apreciando o lugar que ocupam diferentes culturas; * Vinculam-se a um passado histórico de autenticidade cultural, quando se desenvolvem a essência de determinada identidade, essência que supera a história, o contexto social e o poder; * Em alguns casos se tornam autoritários; * Julgam-se “puros”.

17 MULTICULTURALISMO ESSENCIALISTA DE ESQUERDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA:
MULTICULTURALISMO ESSENCIALISTA DE ESQUERDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: * Abordagens crítico-superadora e crítico-emancipatória; * A 1ª elege o capitalismo e a 2ª a linguagem como elementos que contaminam a Educação Física; * Nenhuma delas verificou a transformação desses elementos da cultura corporal nos diversos contextos sócio-históricos; * Inversão de pólos: a cultura dominante é ruim e a dominada é boa; * Envolvido com a auto-afirmação do que em favor da justiça social; * A centralidade de grupo exclui “os estranhos”, não membros.

18 CRÍTICAS ÀS PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS: - Críticas aos modelos propostos, intervenções de professores.

19 O MULTICULTURALISMO CRÍTICO COMO ALTERNATIVA: - Com a desorganização do capitalismo o multiculturalismo deve se comprometer com o local e/ou regional e mundialmente com a transformação; - A preocupação está em saber de que modo se produz a dominação nas relações humanas, trabalho, escola e vida cotidiana; - Conscientização do indivíduo como ser social, percebendo como e por que a sua existência (política, social, crenças, gênero, etnia, dentre outras) está configurada pela perspectiva dominante;

20 O MULTICULTURALISMO CRÍTICO COMO ALTERNATIVA: - Busca pela prática da auto-reflexão; - A teoria crítica não tem e nega-se a estabelecer procedimentos de ensino específicos; - Não se pauta pela neutralidade, expondo claramente os valores que orientam sua prática; - Ao atuar solidariamente com marginalizados pretende-se desvelar processos educativos que favorecem os economicamente privilegiados;

21 O MULTICULTURALISMO CRÍTICO COMO ALTERNATIVA: - Derruba-se a ideia de mobilidade econômica dos estudantes não-brancos/ classe trabalhadora; - O poder molda a consciência: 1 – com mecanismos ideológicos que se inserem na subjetividade; 2 – formas de manipulação dos desejos com propósitos hegemônicos; 3 – meios difusos para configurar o pensamento e a conduta; 4 – presença e ausência de diferentes palavras e conceitos; 5 – influenciar os indivíduos com manobra do poder;

22 O MULTICULTURALISMO CRÍTICO COMO ALTERNATIVA: - Os indivíduos produzem, renovam e reproduzem os significados em um contexto configurado pelo poder; - As escolas são cumplices da reprodução cultural.


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