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Novas tecnologias para o ensino e recursos online A pesquisa na internet e a utilização do blogue como estratégias de trabalho para uma aprendizagem mais.

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Apresentação em tema: "Novas tecnologias para o ensino e recursos online A pesquisa na internet e a utilização do blogue como estratégias de trabalho para uma aprendizagem mais."— Transcrição da apresentação:

1 Novas tecnologias para o ensino e recursos online A pesquisa na internet e a utilização do blogue como estratégias de trabalho para uma aprendizagem mais autêntica Vera Monteiro [veramonteiro1@gmail.com] Aveiro, 6 de Setembro 2012

2 Plano de Trabalho 1º dia 1º dia [2h] 10’ Apresentação de todos os participantes. 40’ [ppt] Potencialidades das TIC no desenvolvimento das literacias científica e digital. Um estudo de caso sobre a pesquisa na internet e utilização do blog. 70’ [blog] Propostas de trabalho integradas utilizando o blogue e a pesquisa na internet. 2º dia 2º dia [2h] 35’ [ponto de situação] Discussão em grande grupo acerca do trabalho desenvolvido. 15’ [ppt] Escolha, configuração e utilização de um blogue. 70’ [blog] Comentar situações-problema publicadas no blogue pela formadora e colocar outras (se desejado). Os que pretenderem usar o blog, em contexto lectivo, no próximo ano lectivo, poderão nesta fase iniciar e testar a configuração do espaço desejado, deixando um primeiro post acerca da forma como ele será utilizado.

3 Numa escola cheia de novas tecnologias, porque é que os resultados dos testes não melhoraram?!

4 O que é literacia? “Literacy is the ability to identify, understand, interpret, create, communicate and compute, using printed and written materials associated with varying contexts. Literacy involves a continuum of learning in enabling individuals to achieve their goals, to develop their knowledge and potential, and to participate fully in their community and wider society.” Unesco, 2003

5 O potencial educativo da Web 2.0 Literacia Científica Literaci a Digital

6 Um literato em ciência aquele que é capaz… (Chagas, 2000) Perguntar, descobrir e responder a aspectos suscitados pela sua curiosidade; Interpretar artigos científicos e discutir sua validade; Identificar questões cientificas subjacentes a decisões nacionais e locais. Assumir posições fundamentadas em princípios científicos e tecnológicos; Avaliar a qualidade da informação cientifica com base nas fontes e metodologias usadas; Propor, avaliar e aplicar argumentos baseados em factos.

7 Social media literacy (Rheingold, 2008) Como encontrar aquilo que quero saber, introduzindo a questão certa num motor de busca? Como saber se a resposta/ informação de retorno fornecida pelo motor de busca é verdadeira? Que tipos de protecção de privacidade deve um jovem ter em mente quando estabelece o seu perfil no Facebook ou noutra rede social? Como se podem usar os blogues para defender posições pessoais sobre questões cientificas, sociais, políticas, etc.?

8 A Pesquisa na Internet como estratégia de aprendizagem: um estudo de caso nas aulas de CFQ [Artigo] http://revista.educ.fc.ul.pt/arquivo/vol_XVIII_2/artigo3.pdf [Estudo completo] https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/742/1/LC250.pdf

9 Questão de investigação De que modo a aplicação do trabalho de pesquisa na Internet potencia a aquisição de literacia científica? Como é que os alunos fazem uso das TIC em contexto de trabalho de pesquisa? O que pensam eles acerca desta abordagem enquanto facilitadora da sua aprendizagem? Quais as principais dificuldades que se lhes deparam? Até que ponto a partilha de recursos e de informação, mediada pela Internet, poderá potenciar a construção conjunta do conhecimento?

10 Enquadramento Contexto 20 alunos 7º ano Média de idades 12,5 anos Aulas de CFQ 14 semanas CRE e sala de aula 2 aulas de 45’ semana

11 O processo Contextualização Escolha da temática e respectivas questões a investigar Pesquisa na internet recolha de informação necessária para responder às questões Análise da informação recolhida e produção de pequenos textos Utilização blogue Publicação desses textos e/ou imagens recolhidas Leitura dos textos publicados pelos outros grupos Elaboração de comentários e/ou pedidos de esclarecimentos Discussão em grande grupo Ponto situação dos temas em estudo Balanço do trabalho desenvolvido Desafio final Idealização e criação, em turma, de um jogo que englobasse tudo aquilo que haviam aprendido.

12 Os resultados 1º momento Não há organização e distribuição prévia do trabalho. “porque + é + o + que + os + icebergs + flutuam”. Poucas palavras-chave. Dificuldade localizar informação. Querem publicar no blog as primeiras informações encontradas Desistem às primeiras tentativas falhadas. Desconcentração e brincadeiras paralelas. Emergem conflitos. Dificuldade em gerir o tempo disponível para a pesquisa Recorrem muito à professora, quer para moderar conflitos, quer para anunciar descobertas que fizeram individualmente 2º momento Um par pesquisa e o outro escreve textos e edita no blog. Emerge colaboração entre os pares no mesmo pc. Não desistem às primeiras tentativas frustradas. Tiram algumas notas para o papel, com vista à produção de resumos Procuram fazer associações de várias palavras-chave recorrendo a operadores boleanos Tentam ler sites em inglês. Solicitam consultas de outras fontes que não a internet. Começam a regular o comportamento uns dos outros. Persistem alunos que não contribuem para o avanço dos trabalhos. 3º momento Alguns grupos pesquisam simultaneamente as mesmas questões Mais selectivos na escolha da informação. Reúnem a informação e escrevem textos em conjunto, no Word Usam sinónimos. Tentam consultar portais científicos e recorrem à Wikipédia. Mais concentrados e empenhados no trabalho. Brincadeiras pontuais. Recorrem à professora sobretudo por questões de ordem técnica Dificuldades na compreensão do significado de algumas palavras Permanecem incorrecções e dúvidas na compreensão de conceitos científicos

13 Conclusões BenefíciosConstrangimentos Insuficiência da internet p/ suportar directa/ aprendizagens EB Gestão TEMPO e espaços Qualidade e actualidade das tecnologias Atitude céptica de EE e colegas Desenvolvimento literacia científica Desenvolvimento literacia digital Consonância com necessidades educativas actuais Desenvolve competências gerais para o ensino básico

14 Factores determinantes para o sucesso Qualidade das questões propostas Cultura de pequenos ganhos e progressos visíveis Tempo e espaço de sala de aula adequados Orientação do professor na condução e supervisão de tudo Boa qualidade dos recursos tecnológicos

15 Então, o que se segue?! Vamos experimentar o processo para desenvolver o resto deste minicurso…


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