A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transplante de Órgãos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transplante de Órgãos."— Transcrição da apresentação:

1 Transplante de Órgãos

2 Transplante de órgãos 1954 - Primeiro transplante (Tx) renal
1975, mais de 7000 rins transplantados no mundo. O sucesso dos transplantes renais foi seguido pelos transplantes cardíacos e hepáticos. Tx pancreático já é hoje uma realidade e Tx intestinal está na fronteira entre o experimental e a aplicabilidade clínica.

3 Transplante de órgãos O principio biológico que eventualmente impede o sucesso dos transplantes de órgãos entre humanos é a rejeição imunológica que resulta da dissimilaridade genética entre dois indivíduos.

4 Transplante de órgãos Aloenxertos – São os enxertos transferidos de um indivíduo para outro com constituição genética diferente, mas dentro da mesma espécie. A maioria dos transplantes humanos são aloenxertos. O sucesso destes transplantes está na dependência direta do teste de histocompatibilidade do doador ser o mais próximo possível do receptor.

5 Transplante de órgãos Xenoenxertos – Transferido de uma espécie para outra espécie. São rapidamente rejeitados em virtude da pouca histocompatibilidade.

6 Transplante de órgãos Isoenxerto – é o transplante entre indivíduos geneticamente idênticos (gêmeos monozigóticos) – é raro.

7 Testes de histocompatibilidade
Os antígenos de histocompatibilidade usualmente localizam-se na superfície celular. Existe grande variação no número de antígenos e na sua capacidade de iniciar a sensibilização.Os antígenos ABO são distribuídos na superfície da maioria das células do organismo e sua incompatibilidade já elimina a possibilidade do enxerto.

8 Testes de histocompatibilidade
Os antígenos de histocompatibilidade estão presentes na superfície de leucócitos e plaquetas, podendo ser obtidos para exame. Dois tipos de teste são valiosos para comparar o receptor e o doador: a tipagem de leucócitos e o teste com cultura de linfócitos.

9 Agentes Imunossupressores
O êxito da terapia imunossupressora é medido não somente pela prevenção da rejeição, mas também pela proteção ao doente. A maioria das medidas não são específicas, causando igualmente efeitos colaterais. O uso combinado de várias drogas é preferível, para evitar efeitos adversos evidentes com a monoterapia.

10 Agentes Imunossupressores
Sua ação pode ser: Tornar o enxerto não antigênico – ainda não é possível; Barrar o acesso do material antigênico ao sistema linfóide; Impedir o reconhecimento do antígeno pelo sistema linfóide; Retirar dos centros linfóides a capacidade de reagir contra o material antigênico; Bloquear a ação dos linfócitos sensibilizados sobre o transplante.

11 Agentes Imunossupressores
Exemplos: Corticosteróides – inibem o desenvolvimento inflamatório e produção de anticorpos; Agentes alquilantes (Ciclofosfamida) – diferenciação e proliferação de células imunocompetentes; Antagonistas da Purina (Mercaptopurina) - reconhecimento celular.

12 Agentes Imunossupressores
A maior parte destas drogas atua indiscriminadamente sobre a produção linfocitária, podendo inibir a rejeição do enxerto, mas ocasionando acentuada leucopenia, com conseqüente maior risco de infeccão.

13 Transplantes de Tecidos e Órgãos
Autotransplantes – cabelo, pele, dentes, rins, membros, artérias, veias, cartilagens, ossos, pericárdio, gordura, tendões, paratireóide, supra-renais, tecido hematopoiético.

14 Transplantes de Tecidos e Órgãos
Homotransplantes – córnea, rins, ovários, testículos, hipófise, pele, ossos, cartilagens, tendões, valvas cardíacas, medula óssea, pâncreas, coração, pulmões, fígado, intestino.

15 Transplantes de Tecidos e Órgãos
Heterotransplantes – em estudos – valvas, coração, rins e fígado.

16 Transplantes de Tecidos e Órgãos
Mais comuns em nosso meio: Córnea; Rins; Fígado; Medula Óssea; Coração; Pulmões; Pâncreas e Ilhotas de Langerhans.


Carregar ppt "Transplante de Órgãos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google