A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 - Vegetação árborea.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 - Vegetação árborea."— Transcrição da apresentação:

1 1 - Vegetação árborea

2 2-Biomantas As biomantas antierosivas protegem imediatamente o solo, até que a vegetação se estabeleça. As biomantas antierosivas são fabricadas industrialmente, a partir de fibras vegetais, palha agrícola, fibra de coco e fibras sintéticas. As fibras são costuradas industrialmente, formando uma trama resistente, protegidas por redes de polipropileno ou juta, o que permite programar sua degradabilidade.

3 2-Biomantas Principais vantagens das Biomantas Antierosivas • Protege imediatamente o solo contra erosão superficial • Serve de mulch para germinação de sementes • Aumenta a capacidade de troca catiônica do solo • Reduz a erodibilidade e incorpora matéria orgânica no solo • Possui degradação programável • Reduz a evaporação da água do solo • Reduz a insolação direta sobre o solo

4 2-Biomantas Principais vantagens das Biomantas Antierosivas
• Ancora sementes, fertilizantes • Reduz o escoamento superficial da água • Favorece a infiltração de água no solo • Reduz o carreamento de sedimentos para os cursos d’água • Permite o plantio em épocas de estiagem • Incorpora e mantém os nutrientes no solo • Melhora imediatamente o aspecto visual das áreas degradadas • Proporciona rapidez no processo de revegetação • Impede a erosão eólica • Protege margens de cursos d’água, reservatórios e canais

5 2-Biomantas Exemplos - Tela Sintemax

6 2-Biomantas Exemplos - Tela Fibrax

7 2-Biomantas Exemplos - Tela Fibratextil

8 2-Biomantas Exemplos - Tela Vegetal

9 2-Biomantas . Mesmo local, três meses após a recuperação e proteção do talude, já totalmente revegetado.

10 2-Biomantas - aplicaçao
Contenção - grampeado verde, com uso de biomanta antierosiva de fibra de coco bidimensional (Tela Fibrax® ). Mesmo local após a execução apresenta eficiência e melhoria do visual, além dos aspectos ambientais, como infiltração da água, atenuação da radiação e redução da temperatura.

11 Granpeamento

12

13

14 3- Geogrelha (geomanta)
A "grama-armada" é recomendada para solos arenosos, silto-arenosos, solos saprolíticos com predominância de material siltoso, e de taludes íngremes. Colocação da geogrelha de polietileno de alta densidade (PEAD), na qual a vegetação plantada por hidrossemeadura, grama em placa ou em mudas, se entrelaça originando um tapete reforçado e homogêneo, que garante uma excelente estabilidade superficial. Na "grama-armada" a geogrelha ajuda a dissipar as aguas das chuvas, reduzindo o seu impacto na superfície do talude, e praticamente eliminando ravinamentos quando a vegetação está na fase de germinação.

15 3- Geogrelha

16

17

18

19

20 Revestimento com geomanta e gramíneas

21 4 -Gabiao Muro de arrimo tipo gravidade
Caixas ou gaiolas de arame galvanizado, preenchidas com pedra britada ou seixos. Cuidados – utilizar manta geotextil ou areia fina como material de transição entre muro-encosta

22

23 4 -Gabiao Tubular -sacos
É fabricado na forma circular, integral e continua, com diâmetros de 0,63m ou de 1,0m. Utilizado para proteção de taludes de rios, canais e lagoas, e ideal para uso em orlas marítimas e cursos d‘água poluídos.

24 4 -Gabiao caixa Possui vida útil superior a de outros materiais, pois a geogrelha não é atacada por corrosão e nem por produtos químicos existentes em águas poluídas.

25

26 5 - Solo Envolopado Sistema construtivo que aumenta a resistência ao cisalhamento do conjunto solo / geogrelha, proporcionando maior estabilidade interna ao talude. A geogrelha é disposta horizontalmente, intercalada com camadas de aterro.

27 6 -Muros de contenção A geogrelha é ancorada na face do muro, a qual pode ser constituída por elementos pré-moldados de concreto, pedra ou gabiões.

28 7 - Muros Floreira Soluções de proteção de taludes, até alturas de 6.0 metros. Peças de pré-fabricação com acabamento de superfície, específicas para construção de muros de suporte de terras

29 7 - Muros Floreira

30 7 - Muros Floreira

31 8 - Aterro sobre solo mole
A geogrelha atua como elemento separador e como reforço. Como separador, impede a perda de material do aterro por afundamento no solo mole. Como reforço, aumenta a capacidade de suporte e evita a movimentação do terreno de fundação, diminuindo o recalque final.

32 9 - Fibromanta Projetada
É um processo de cobertura vegetal desenvolvido ,visando a substituição do plantio de grama em placas em aterros, cortes, áreas planas e em situações especiais.


Carregar ppt "1 - Vegetação árborea."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google