A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Orientadora de Estudo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Orientadora de Estudo"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Orientadora de Estudo
Edeilda Santana 2014

2 Carlos Drummond de Andrade
“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.” Carlos Drummond de Andrade

3 Leitura deleite

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17 Socialização da Atividade de Casa e Escola

18 Dinâmica - Quem é o meu par?

19

20 Objetivos deste caderno, oferecer subsídios teóricos e práticos para amparar práticas pedagógicas com o intuito de garantir que a criança possa: Elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo aditivo (adição e subtração) e multiplicativo (multiplicação e divisão), utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes significados;

21 Calcular adição e subtração com e sem agrupamento e desagrupamento;
Objetivos deste caderno, oferecer subsídios teóricos e práticos para amparar práticas pedagógicas com o intuito de garantir que a criança possa: Calcular adição e subtração com e sem agrupamento e desagrupamento; Construir estratégias de cálculo mental e estimativo, envolvendo dois ou mais termos; Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.

22 Por muito tempo... a ênfase do ensino da Matemática esteve nas técnicas operatórias e na compreensão dos algoritmos em si e pouca atenção foi dada à compreensão dos conceitos matemáticos e às propriedades envolvidas nas operações. Algoritmos são procedimentos de cálculo que envolvem técnicas com passos ou sequências determinadas que conduzem a um resultado.

23 Aprender sobre adição, subtração, multiplicação e divisão requer aprender muito mais do que procedimentos de cálculo... espera-se que os alunos compreendam o que fazem e construam os conceitos envolvidos nessas operações, e é neste sentido, que se estabelece, neste caderno, um diálogo com a Resolução de Problemas.

24 Propostas de Resolução de Problemas
Treinar o uso de algoritmos. Durante um bom tempo utilizado em sala de aula Propõe que as crianças estabeleçam diferentes tipos de relações entre objetos, ações e eventos a partir do modo de pensar de cada uma, momento em que estabelecem lógicas próprias que devem ser valorizadas pelos professores. Pacto

25 Mas, o que é, então, um problema matemático?
É uma situação que requer a descoberta de informações desconhecidas para obter um resultado.

26 Cálculos e resolução de problemas na sala de aula
Um aspecto fundamental na atividade com resolução de cálculos e problemas em sala de aula é que os professores observem e considerem os modos próprios de resolução e de aprendizagem de cada criança.

27 Cálculos e resolução de problemas na sala de aula
A socialização dessas estratégias com toda a turma amplia o repertório dos alunos e auxilia no desenvolvimento de uma atitude mais flexível frente a resolução de problemas. É importante que as estratégias individuais sejam estimuladas.

28 Para auxiliar as crianças na compreensão de situação-problema...
Pode-se tomar um texto de um problema em que faltem partes para que as crianças as completem. Em outro momento, podem ser dados textos de problemas com excesso ou falta de dados. Estratégias como essas auxiliam a romper com o contrato didático que tem levado as crianças a apenas procurarem a operação necessária para encontrar a solução.

29 Precisamos saber a que objetivo pretendemos...
A prática de sala de aula requer que nós professores sejamos conhecedores da gênese do que queremos ensinar. O que vou ensinar? Como vou ensinar Por que vou ensinar? Para que vou ensinar?

30 Análise de estratégias que levam a erros
Os de natureza linguísticas São decorrentes das dificuldades de compreensão de textos, considerando que o enunciado dos problemas é um texto, seja ele apresentado de modo oral ou escrito. Os de natureza matemática São os decorrentes de limitações na compreensão de conceitos envolvidos impedindo o estabelecimento das relações necessárias para a solução do problema.

31 Professor, que conta tem que fazer. É de mais ou de menos
Professor, que conta tem que fazer? É de mais ou de menos? É de vezes ou de dividir?

32 O uso da tabuada em sala de aula
É inconcebível exigir que os alunos recitem a tabuada, sem que tenham entendido o significado do que estão dizendo. Memorização sem compreensão não dará ao nosso aluno uma aprendizagem significativa, construída para que se leve adiante em sua vida escolar.

33 Raciocínio aditivo Envolve relações entre as partes e o todo, ou seja, ao somar as partes encontramos o todo, ao subtrair uma parte do todo encontramos a outra parte. Envolve ações de juntar, separar e corresponder um a um.

34 Situações aditivas Composição simples: Relacionam as partes que compõem um todo por ações de juntar ou separar as partes para obter o todo sem promover transformação em nenhuma das partes. Exemplo: Em um vaso há 5 rosas amarelas e 3 rosas vermelhas. Quantas rosas há ao todo no vaso?

35 Situações aditivas 2. Transformação simples: Envolvem um estado inicial, uma transformação por ganho ou perda, acréscimo ou decréscimo e um estado final. Exemplo: Aninha tem 3 pacotes de figurinhas. Ganhou 4 pacotes da sua avó. Quantos pacotes tem agora? – Estado inicial: 3 pacotes de figurinhas – Transformação: ganhou 4 pacotes – Estado final:?

36 Situações aditivas Exemplo:
3. Composição com uma das partes desconhecida: Podem envolver situações em que o todo e uma das partes são conhecidos, sendo necessário determinar a outra parte. Exemplo: Em um vaso há 8 rosas, 3 são vermelhas e as outras são amarelas. Quantas rosas amarelas há no vaso? – Todo: 8 rosas – Parte conhecida: 3 rosas vermelhas – Parte desconhecida: ?

37 Situações aditivas Exemplo:
4. Transformação com transformação desconhecida: são conhecidos os estados iniciais e o estado final da situação. Exemplo: Aninha tinha 5 bombons. Ganhou mais alguns bombons de Júlia. Agora Aninha tem 8 bombons. Quantos bombons Aninha ganhou? – Estado inicial: 5 bombons – Transformação: ? – Estado final: 8 bombons

38 Situações aditivas Exemplo:
5. Transformação com estado inicial desconhecido: Esses problemas costumam ser mais difíceis para as crianças, pois envolvem operações de pensamento mais complexas. Exemplo: Maria tinha algumas figurinhas. Ganhou 4 figurinhas de Isa. Agora Maria tem 7 figurinhas. Quantas figurinhas Maria tinha? – Estado inicial: ? – Transformação: ganhou 4 figurinhas – Estado final: tem 7 figurinhas

39 Situações aditivas 6. Comparação: Não há transformação, uma vez que nada é tirado ou acrescentado ao todo ou às partes, mas uma relação de comparação entre as quantidades envolvidas. Exemplos: João tem 7 carrinhos e José tem 4 carrinhos. Quem tem mais carrinhos? João tem 7 carrinhos e José tem 4 carrinhos. Quantos carrinhos João tem a mais do que José?

40 Raciocínio multiplicativo
Envolve relações fixas entre variáveis, por exemplo, entre quantidades ou grandezas. Busca um valor numa variável que corresponda a um valor em outra variável. Envolve ações de correspondência um para muitos, distribuição e divisão.

41 Raciocínio multiplicativo
Comparação entre razões Exemplo: Em uma caixa de lápis de cor há 12 lápis. Quantos lápis há em 3 caixas iguais a esta?

42 Raciocínio multiplicativo
2. Divisão por distribuição Exemplo:Júlia ganhou 12 chocolates e quer dividir entre 4 amigos de sua sala de aula. Quantos chocolates cada um vai receber? Quantidade a ser dividida: 12 chocolates Número de amigos: 4 Chocolates por amigo: ?

43 Raciocínio multiplicativo
3. Divisão por formação de grupos: Problemas de divisão podem envolver a formação de grupos, quando o tamanho do grupo é conhecido e o número de grupos possíveis deve ser determinado. Exemplo: Dona Centopeia levou 20 caixas de sapatos em sacolas. Em cada sacola foram colocadas 4 caixas de sapatos. Quantas sacolas foram utilizadas? Quantidade a ser dividida: 20 caixas de sapatos Tamanho do grupo: 4 caixas de sapatos em cada sacola Número de grupos: ?

44 Raciocínio multiplicativo
4. Configuração retangular: Os problemas deste tipo exploram a leitura de linha por coluna ou vice-versa. Exemplo:Dona Centopeia organizou seus sapatos em 7 fileiras com 5 caixas empilhadas. Quantas caixas de sapatos dona Centopeia organizou? Medida conhecida: 7 fileiras Outra medida conhecida: 5 caixas por fileira Produto: ?

45 Raciocínio multiplicativo
5. Raciocínio combinatório :situações que envolvem a necessidade de verificar as possibilidades de combinar elementos de diferentes conjuntos. Exemplo: Dona Centopeia tem dois chapéus, um branco (B) e outro preto (P) e três bolsas, uma rosa (R), uma azul (A) e uma cinza (C). De quantas maneiras diferentes Dona Centopeia pode escolher seus acessórios para ir passear? Conjunto conhecido: 2 chapéus Conjunto conhecido: 3 bolsas Número de possibilidades: ?

46 Hora do lanche

47 matemática e resolução de problemas
Tv escola:

48 Hora do desafio

49 Almoço

50 Hora da diversão Vídeo: Brincando com as formas geométricas

51 Leitura deleite

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76 Objetivo geral do caderno
Auxiliar no trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico da criança, constituído por um conjunto de componentes que envolvem processos cognitivos, como a percepção, a capacidade para trabalhar com imagens mentais, abstrações, generalizações, discriminações e classificações de figuras geométricas, entre outros.

77 Geometria A Geometria é um ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades do espaço. Como ciência, a geometria é empírica, ou seja, possui uma série de regras simples para que seja alcançados os resultados mais objetivo. Tão importante foi a descoberta da geometria no Egito, que a mesma pode ser utilizada na construção dos monumentos mais evidentes e grandiosos que a humanidade já presenciou que são as pirâmides.

78 A natureza é uma fonte de recursos a serem utilizados no ensino da Geometria. Por meio dela, é possível reconhecer regularidades das formas, e como as figuras geométricas se justapõem.

79 Deve-se mostrar aos alunos a importância do estudo da Geometria para as nossas vidas e também para o exercício de muitas profissões, seja na cidade ou no campo. Um Engenheiro Civil, por exemplo, usa elementos da Geometria para elaborar suas plantas e depois para realizar as construções.

80 A Geometria nas ruas...

81 A Geometria se faz presente em práticas sociais

82 A Geometria tem um papel importante para a leitura do mundo, em especial, para a compreensão do espaço que nos circunda. Mas não se pode restringir o seu estudo ao “uso social”, é preciso cuidar de construir, de modo gradual, com o aluno, a terminologia específica que é usada tanto na Matemática quanto nas mais diversas ciências e ramos da tecnologia.

83 Dimensão, semelhança e forma
O professor, desde o ciclo da alfabetização, deve ter condições de favorecer a compreensão dos alunos sobre a distinção entre os significados dos termos usuais no cotidiano e os conceitos da Geometria.

84 Dimensão Identificar a expressão “figura espacial” como sinônimo de “figura tridimensional” é um erro matemático.

85 Semelhança Em matemática o conceito de semelhança é relacionado à noção de proporcionalidade, que é – talvez – o conceito mais usado de toda a matemática no dia a dia. Semelhança está diretamente relacionada com “a forma” das figuras geométricas, e esta palavra, a ‘forma’, é uma fonte de graves problemas de compreensão.

86 Forma Em Geometria, a Forma é um tipo especial de relação que há entre figuras semelhantes, de modo que é correto falar da “forma quadrada” mas é incorreto falar de “forma retangular”. Veja as figuras, que ilustram o que acabamos de dizer.

87 Dentre as práticas a serem evitadas, podemos citar a apresentação de figuras geométricas:
Sempre na mesma posição: triângulos com a base na horizontal, quadrados; Com lados horizontais, losangos com uma das diagonais na vertical; Sempre com a mesma cor; Sempre com o mesmo tamanho.

88 Conexões da Geometria com a arte
Simetrias, harmonia e regularidades são algumas características geométricas presentes em diferentes manifestações artísticas.

89 Conexões da Geometria com a arte
Além do estudo de diversos conteúdos geométricos, dá oportunidade aos alunos de conhecerem a vida e a obra de diferentes artistas, contribuindo para o seu enriquecimento cultural e para mostrar que a geometria está presente em diferentes contextos.

90 Conexões da Geometria com a arte

91 A arte marajoara... além de belíssima e cheia de encantamentos, é um ótimo exemplo para o trabalho em sala de aula. Ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo).

92 O nosso país é rico em diversidade cultural e isso se reflete nas manifestações artísticas e nos artesanatos, como bordados, patchwork, cestarias, tapeçarias e cerâmicas. Em sala de aula, o professor pode trabalhar as conexões da Geometria com a Geografia, História, Arte, Ciências, etc., com o objetivo de estudar diferentes culturas e a produção artística desenvolvida por elas.

93 O trabalho com mosaico também pode ser um disparador de interessantes discussões em sala de aula.

94 Também se pode explorar a presença da ideia dos mosaicos na natureza,

95 Trabalhando com Origami e Kirigami

96 Materiais virtuais para o ensino da Geometria
Ao trabalhar com a informática no ciclo de alfabetização, devemos ter cuidado para que sua utilização não seja entendida como um mero passatempo. Para isso, a seleção dos softwares e o planejamento da aula são fundamentais para que a criança consiga fazer as relações entre a situação vivenciada na sala de aula e os conceitos que está aprendendo e o que está fazendo no laboratório de informática.

97 Localização e movimentação no espaço
Vale a pena destacar a importância de explorar os conhecimentos sobre ocupação do espaço que as crianças trazem. Qual vocabulário usam? Quais esquemas de representação possuem? Que noções de lateralidade elas têm?

98 Localização e movimentação no espaço
Além disso, é importante salientar que os Direitos de Aprendizagem da área de Geografia também preconizam, desde o primeiro ano, os trabalhos envolvendo leitura, interpretação e construção de mapas simples. Trata-se portanto, de uma oportunidade para um trabalho interdisciplinar, em que a Geometria assume um importante papel.

99 Cartografia Como o uso de mapas pode servir de recurso didático para nossas salas de aula, promovendo uma discussão ampla sobre vários temas?

100 A lateralidade e os modos de ver e representar
As noções de lateralidade e orientação no espaço, geralmente formam-se a partir do próprio corpo, e ainda na infância, a partir dos sentidos e movimentos em um espaço perceptivo e familiar à criança.

101 Conclusão Podemos dizer que um dos objetivos do ensino da geometria no ciclo de alfabetização é levar os alunos a classificar as figuras geométricas por meio de suas características, as quais denominaremos de atributos definidores.

102 Espaço e formas geométricas no mundo

103 Oficina criativa

104 Estou te avaliando...

105 Para casa e escola: Relato de memórias


Carregar ppt "Professora Orientadora de Estudo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google