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GERENCIAMENTO DE PROCESSOS Aula n. 3

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Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE PROCESSOS Aula n. 3"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS Aula n. 3
CRISTIANE CECCHIN MONTE RASO

2 Mapeamento de Processos
A principal ferramenta para entender os processos é o seu mapeamento, numa representação visual das atividades nas diversas funções da organização, identificando oportunidades de simplificação.

3 FLUXO DE VALOR

4 MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR
TÉCNICA PARA DEMONSTRAR GRAFICAMENTE AS ATIVIDADES BEM COMO O FLUXO DE INFORMAÇÕES E PRODUTOS ENTRE AS ATIVIDADES, ALÉM DE OFERECER UMA VISÃO INTEIRA DO PROCESSO ( MORGAN e LIKER, 2008 )

5 MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR
INDICADA PARA ELINAR AS PERDAS EXISTENTES NO PROCESSO, MELHORAR O DESEMPENHO DO CICLO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, COM FOCO PRINCIPALEMTE NA ENGENHARIA DE VALOR. ( McMANUS, 2005 )

6 ABODAGEM ENXUTA ( LEAN )
O Pensamento Enxuto “Ao aprender a identificar desperdícios você descobrirá que há muito mais desperdícios ao seu redor do que você jamais imaginou... James Womack & Daniel Jones (1996)

7 ABODAGEM ENXUTA ( LEAN )
O pensamento enxuto é uma forma de especificar valor, alinhar na melhor seqüência as ações que criam valor, realizar estas atividades sem interrupção toda vez que alguém as solicita e realizá-las de maneira cada vez mais eficaz.

8 DESPERDÍCIO Objetivo de eliminar todo o desperdício ou seja, toda a
atividade que absorve recursos, mas não cria valor.

9 OS SETE DESPERDÍCIOS • Excessiva distribuição de informações. • Falta se sincronização entre processos/tarefas (tempo,conteúdo, quantidade e capacidade).

10 OS SETE DESPERDÍCIOS • Quando o fluxo de valor permanece estático.
• Tempo de espera por informação, mão de obra e recursos computacionais indisponíveis.

11 OS SETE DESPERDÍCIOS e Processos, os quais impõem grandes distâncias
• Restrições em instalações e Processos, os quais impõem grandes distâncias a serem vencidas •Ineficiente transmissão da informação. •Desnecessário movimento de informações (transferência de dados.)

12 OS SETE DESPERDÍCIOS Inerente de processos não otimizados, que incluem atividades ou funções que não agregam valor. • Características desnecessárias no produto. • Detalhamento desnecessário das informações.

13 OS SETE DESPERDÍCIOS É considerado como qualquer movimento de pessoas devido à falta de um acesso direto a dados, ferramentas, pessoas (retirada de dúvidas) ou Sistemas dentro do sistema de informação.

14 OS SETE DESPERDÍCIOS •A qualidade deixa de focar em partes atendendo a especificações e trata da determinação, sem erros, de especificações e funcionalidades do produto.

15 OS SETE DESPERDÍCIOS • Grandes quantidades de informações heterogêneas
(lotes grandes) que estão aguardando para serem processadas, ou para serem liberadas para os processos seguintes.

16 CINCO PRINCÍPIOS PENSAMENTO ENXUTO

17 CINCO PRINCÍPIOS PENSAMENTO ENXUTO
O valor é a base para o pensamento enxuto. O valor, conforme definido pelo cliente final, é a demanda que dispara o desenvolvimento de um novo produto e deve ser materializado pelos produtos do projeto. (Mascitelli 2002).

18 CINCO PRINCÍPIOS PENSAMENTO ENXUTO
Toda tarefa dentro do projeto deve ser direcionada à criação de produtos. Deve-se suspeitar de todas as outras atividades. O escopo do projeto X fluxo de valor.

19 CINCO PRINCÍPIOS PENSAMENTO ENXUTO
Todos os obstáculos ao fluxo de desenvolvimento devem ser eliminados. Alguns exemplos são: barreiras funcionais, reuniões executivas de aprovação, apagamento de incêndios, mudança de requisitos e interferências da gerência (MASCITELLI, 2002).

20 CINCO PRINCÍPIOS PENSAMENTO ENXUTO
Não existe uma forma totalmente predeterminada de como construir um produto => processos “desconhecem” o resultado final do trabalho que eles vão executar.

21 CINCO PRINCÍPIOS PENSAMENTO ENXUTO
Este princípio é na verdade um lembrete de que não há fim na iniciativa de reduzir o esforço, o tempo, o espaço, o custo e os erros, ao mesmo tempo em que se busca desenvolver mais e mais produtos que o cliente realmente quer.

22 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA
TPS JIT Kaizen Poka yoke Heijunka Kanban 5 S Andon Seiri: Organização Seiton: Ordem Seiso: Limpeza Sistema de produção da Toyota Seiketsu: Padronização. Shitsuke: Disciplina

23 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - HEIJUNKA
Heijunka : Redução e dimensionamento de lotes de produção para se ajustar a demanda.

24 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - HEIJUNKA

25 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - HEIJUNKA

26 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - KANBAN
Kanban: Cartões e estações de trabalho para direcionar e controlar a produção.

27 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - KAIZEN
Kai = modificar; Zen = para melhor Melhoria contínua, no trabalho, no lar e na vida social Eliminação de perdas em todos os sistemas de uma organização Aplicação de dois elementos: Melhoria (mudança para melhor) Continuidade (ações permanentes de mudança) ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni

28 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - KAIZEN
Sugestões de ações para combater o comodismo às mudanças : ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni

29 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - KAIZEN
Descarte as idéias fixas e convencionais Pense em como fazer e não no porquê não pode ser feito Não apresente desculpas. Comece por questionar as práticas correntes Não procure a perfeição. Faça-o imediatamente, mesmo que seja para atingir somente 50% dos objetivos ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni

30 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - KAIZEN
Corrija o erro imediatamente, caso o cometa Não gaste dinheiro com o kaizen, use a criatividade A criatividade surge com as necessidades Faça a pergunta “por quê?” pelo menos cinco vezes e procure as causas-raízes Procure se aconselhar com dez pessoas em vez de somente com uma As sugestões kaizen são infinitas ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni

31 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA – 5S
Limpeza, organização, asseio e ordem do local de trabalho (housekeeping) 5 S Seiri: liberação de áreas Seiton: organização Seiso: limpeza Seiketsu: padronização, asseio e arrumação Shitsuke: disciplina ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni

32 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - ANDON
ANDON: Sistema de luzes que traduz o estado de cada posto de trabalho. - Evidenciar o problema quando os mesmos ocorrem. Ao ocorrer o mesmo se aciona o botão andon, acessível a todos para que estes auxiliem na resolução do mesmo. ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni

33 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - POKAYOKE
Poka Yoke :Significa “à prova de erros”; Trata-se de um método que busca eliminar os defeitos causados por falhas ou erros humanos. ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni

34 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA - POKAYOKE
À prova de erros Zero defeitos na produção Pode ser usado para serviços Prever a possibilidade de erro por parte do cliente Fornecedor deve estar habilitado a não cometer erros ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni

35 SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA – JUST IN TIME
- Uma filosofia de gestão industrial orientada para a resolução contínua e forçada de problemas, que procura permanentemente eliminar qualquer tipo de desperdício.

36 FIM


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