A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por: Bandeira, D. R. ; Alves, Irai C. B. ; Giacome, A

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por: Bandeira, D. R. ; Alves, Irai C. B. ; Giacome, A"— Transcrição da apresentação:

1 MATRIZES PROGRESSIVAS COLORIDAS DE RAVEN – ESCALA ESPECIAL PARA PORTO ALEGRE, RS
Por: Bandeira, D. R.; Alves, Irai C.B.; Giacome, A. E; Lorenzatto, Luciano. scielo

2 O Teste das Matrizes Progressivas de Raven foi desenvolvido por John C
O Teste das Matrizes Progressivas de Raven foi desenvolvido por John C. Raven na Universidade de Dumfries, Escócia, sendo padronizado e publicado em 1938. A forma original do teste é conhecida como Escala Geral no Brasil. Em 1947 o autor desenvolveu mais duas escalas, as Matrizes Progressivas Coloridas (CPM), utilizada com crianças pequenas ( 5 a 12 anos de idade), pessoas idosas e deficientes mentais e as Matrizes Progressivas Avançadas onde são testadas pessoas com a capacidade intelectual superior à média, é usada mais com pessoas com escolaridade universitária.

3 O Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven destina-se à avaliação do desenvolvimento intelectual de crianças de 5 a 11 anos de idade. Os resultados reforçam a necessidade do estabelecimento de normas distintas para diferentes regiões do Brasil, principalmente em relação aos testes de inteligência...

4 Como é composto o Raven no Brasil?
As Matrizes Progressivas Coloridas são conhecidas como Escala Especial, que é constituída de: Três séries de 12 itens (A, Ab e B). Os itens são dispostos em ordem de dificuldade crescente em cada série. No início de cada série são colocados itens mais fáceis para introduzir o examinando num novo tipo de raciocínio, que vai sendo exigido para os itens seguidos. Os itens consistem em um desenho ou matriz com uma parte faltando, abaixo do qual são apresentadas seis alternativas, uma das quais completa a matriz corretamente. O examinando deve escolher uma das alternativas como a parte que falta.

5 A escala colorida recebe este nome porque a maior parte de seus itens são impressos, com um fundo colorido para atrair a atenção e motivar as crianças pequenas. O teste tem como referencial teórico a teoria Bifatorial de Charles Spearman e tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual geral – fator “g”, ou seja, avalia um dos componentes do fator “g”, a capacidade edutiva.

6 Lembrando, capacidade edutiva consiste em extrair novos insights (compreensões_ e informações do que já é percebido ou conhecido. Logo, a capacidade edutiva relaciona-se à capacidade “de extrair significado de uma situação confusa, de desenvolver novas compreensões, de ir além do que é dado para perceber o que não é imediatamente óbvio, de estabelecer constructos”.

7 Logo, o Teste de Raven avalia a inteligência medida pelo seu produto final, ou seja, pelos resultados (Davidoff, 1983). Com isso, desconsidera os processos ou diferenças qualitativas que interferem nas respostas dos indivíduos. Cabe lembrar que trabalhar com testes e validá-lo requer a atenção para a necessidade de normas adequadas para o contexto em que vão ser usados, ou seja, Alves (1998) aponta variáveis que influenciam os resultados dos testes de inteligência, principalmente a questão da influência do nível sócio-econômico, que pode variar de região para região.

8 MANUAL: MATRIZES PROGRESSIVAS COLORIDAS DE RAVEN:Escala especial
De: Angelini, Arrigo L. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia, 1999.

9 O Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven é um teste de inteligência não verbal, que avalia mais especificadamente o fator “g”, proposto por Spearman. Indicado para avaliação de crianças de 5 anos a 11 anos e meio, podendo também ser aplicado em deficientes mentais e pessoas idosas. Como também em: deficiências físicas, afasias, paralisia cerebral e surdez, bem como as que não dominam a língua nacional.

10 Esta escala foi criada em 1947, na Grã-Bretanha, por J. C
Esta escala foi criada em 1947, na Grã-Bretanha, por J. C. Raven e revista em 1956.

11 Os três tipos de Testes de Matrizes Progressivas
Standard (SPM): São conhecidas como Escala Geral. Foi planejada para abranger todas as faixas de desenvolvimento intelectual, desde o momento em que a criança é capaz de compreender a idéia de encontrar o pedaço que falta para completar um desenho. Colorida e Avançada: Destina-se principalmente a sujeitos de 12 a 65 anos. É dividida em 5 séries de 12 problemas cada:A, B, C, D e E.

12 As Matrizes Progressivas Coloridas (CPM) – as que nós vamos conhecer
As Matrizes Progressivas Coloridas (CPM) – as que nós vamos conhecer.Também denominada de Escala Especial. Foi construída para avaliar em maior detalhe os processos intelectuais de crianças na faixa de 5 a 11 anos, de deficientes mentais e de pessoas idosas. É dividida em três séries: A, Ab e B, cada uma com 12 problemas. As Séries A e B são as mesmas da Escala Standard e a Ab é uma série intermediária entre essas duas. Os problemas desta escala são impressos com fundo colorido vivo, de modo a torná-las mais atraente.

13 As Matrizes Progressivas Avançadas – destina-se a sujeitos maiores de 11 anos, com inteligência superior à média, sendo mais utilizada para universitários. São constituídas de duas séries: a Série I, com apenas 12 problemas é usada para dar o treinamento necessário no método de trabalho.É seguida pela Série II, que consiste de 36 problemas, em ordem de dificuldade crescente.

14 Matrizes Progressivas de Raven: Visão Geral
Spearman (1923, 1927), comentou que havia um fator subjacente comum das capacidades intelectuais que este chamou de um “fator geral” – g – na capacidade mental e, sugeriu que diferentes testes exigiriam esta capacidade em graus diferentes. Spearman identificou ainda dois componentes de g, denominado de capacidade edutiva e capacidade reprodutiva.

15 Capacidade Edutiva Capacidade de extrair um significado de uma situação confusa; de desenvolver nova compreensão; de ir além do que é dado para perceber o que não é imediatamente óbvio; de estabelecer constructos (em grande parte não verbais), que facilitam lidar com problemas complexos. São capacidades que tanto as crianças necessitam para desenvolver um sentido das regras não escritas da linguagem, quanto, por exemplo, os executivos em seus processos de tomada de decisão em negócios internacionais.

16 Atividade Mental reprodutiva
Inclui o domínio, a lembrança e a reprodução de materiais (em grande parte verbais) que constituem uma base cultural de conhecimentos explícitos, normalmente verbalizados. Estas duas capacidades interagem consideravelmente no sentido de que a percepção e o pensamento são, de um modo geral, dependentes de constructos adquiridos e a capacidade de absorver informações depende muitas vezes da capacidade de extrair um significado de trechos de um discurso confuso.

17 Os testes Matrizes Progressivas foram desenvolvidos para avaliar, de maneira rápida, simples e não ambígua, os dois componentes de g (edução e reprodução).

18 CAPACIDADE GERAL, INTELIGÊNCIA GERAL E G
Tradicionalmente a Capacidade Geral está relacionada com a Idade Mental e QI. Também está ligada ao sucesso no desempenho acadêmico e ocupacional. Pessoas diferentes contribuirão de maneiras diferentes para um determinado processo e um índice global de suas capacidades provavelmente não será útil.

19 Capacidade Edutiva e Reprodutiva
A edução é o processo de eduzir ou extrair novos insights e informações daquilo que já percebido ou conhecido. O comportamento edutivo exige um processo perceptivo, mais ativo do que analítico ou reprodutivo. Envolve tornar o familiar problemático – problematizando – assim como resolver problemas ou ficar satisfeito que uma solução particular seja consistente com todas as evidências disponíveis.

20 Logo, a capacidade edutiva envolve muito mas do que apenas a “solução do problema”. O comportamento edutivo efetivo requer a identificação do problema, a re-conceituação do campo inteiro (e não apenas do “problema”) e monitorar as tentativas de soluções consistentes com todas as informações.

21 Aplicação Coletiva Não devem ser testadas mais do que 8 ou 9 crianças em cada grupo. A aplicação coletiva só deve ser feita para crianças acima de 8 anos de idade ou que estejam, no mínimo na 2ª série do Ensino Fundamental. (Dicas do tempo, comportamento esperado pelos testandos e instruções padronizadas – p.126 A 128)

22 Instruções para Aplicação do CPM
Material do teste: Para aplicação do CPM são necessários: - Caderno de aplicação; - Folha de respostas; - Este Manual; - Crivo de Correção; - Cartazes (para aplicação coletiva).

23 Tipos de Aplicação: Individual (p. 123 a 126 do Manual); Coletiva (p.126 a 128 do Manual);


Carregar ppt "Por: Bandeira, D. R. ; Alves, Irai C. B. ; Giacome, A"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google