A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Hugo Anjos Nº11 Nuno Almeida Nº20 Rodrigo Bernardo Nº23 Tomas Fernandes Nº27.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Hugo Anjos Nº11 Nuno Almeida Nº20 Rodrigo Bernardo Nº23 Tomas Fernandes Nº27."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Hugo Anjos Nº11 Nuno Almeida Nº20 Rodrigo Bernardo Nº23 Tomas Fernandes Nº27

2 As ciências humanas (ciências que estudam o Homem e o seu comportamento) registaram também avanços notáveis: Psicanálise – Freud descobriu que o comportamento do Homem não é determinado apenas pelo consciente, mas também por impulsos inconscientes no mais profundo da sua mente. Psicologia – Pavlov descobriu a existência de reflexos condicionados.

3 Pedagogia – Piaget inovou as técnicas de ensino através de métodos adaptados aos diversos estádios de desenvolvimento da criança e do adolescente. História – um grupo de historiadores franceses, como Marc Bloch e Lucien Febvre ligados à revista Annales, pretenderam encarar esta disciplina como o estudo da globalidade das actividades do Homem. A História conheceu nesta época, uma notável renovação, passando a ser encarada como uma ciência. Arqueologia – contribuiu muito para o conhecimento do passado através das numerosas descobertas que atraíam cada vez mais investigadores.

4 Os progressos técnicos e científicos foram um dos aspectos mais importantes do século XX. As ciências físicas registaram, assim vários progressos: A teoria dos quanta, formulada em 1900 por Max Planck, concluía que no campo da microfísica (estudo das partículas que constituem a matéria) não se conseguia obter conhecimentos exactos, mas probabilidades. A teoria da relatividade, formulada entre 1905 e 16, por Albert Einstein, pôs em causa as leis de Newton, até aí consideradas imutáveis.

5 O conhecimento do átomo e da sua estrutura, estudada por cientistas como Niels Bohr e Rutherford, permitiu avanços complementares no campo da energia nuclear. A invenção e o aperfeiçoamento do microscópio electrónico, que permitiu desvendar o «infinitamente pequeno», nomeadamente a nível das células. No campo da medicina registaram-se: A descoberta dos vírus e dos novos medicamentos para a sua cura, destacando-se a penicilina (Fleming) e as sulfamidas (Domagk). A descoberta no sangue de substâncias fundamentais para os seres vivos, como as vitaminas e as hormonas.

6  Albert Einstein Nasceu em Ulm, na Alemanha a 14 de Março de 1879 e morreu a 18 de Abril de 1955. Recebeu o prémio Nobel de Física em 1921, pela correcta explicação do efeito fotoeléctrico, no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico permitiu o desenvolvimento da energia atómica, apesar de não adivinhar tal possibilidade. Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, a sua fama ultrapassou a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou- se um sinónimo de génio

7 Marie Curie, nasceu em Varsóvia a 7 de Novembro de 1867 e morreu a 4 de Julho de 1934. Foi uma cientista polaca que exerceu a sua actividade profissional em França. Foi a primeira pessoa a ser honrada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioactividade e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio.  Marie Curie

8  Sigismund Freud Sigismund Schlomo Freud nasceu a 6 de Maio de 1856 em Freiberg e morreu a 23 de Setembro de 1939, mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista austríaco e judeu, fundador da psicanálise. Freud iniciou os seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica.

9  Niels Bohr Niels Henrick David Bohr nasceu em Copenhaga a 7 de Outubro de 1885 e morreu a 18 de Novembro de 1962. Foi um físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atómica e da física quântica. Licenciou-se na sua cidade natal em 1911 e trabalhou com Joseph John Thomson e Ernest Rutherford na Inglaterra. Em 1913, aplicando a teoria da quantificação aos electrões do modelo atómico de Rutherford, conseguiu interpretar algumas das propriedades das séries espectrais do hidrogénio e a estrutura do sistema periódico dos elementos. Formulou o princípio da correspondência e, em 1928, o da complementaridade. A sua teoria para a explicação do modelo atómico proposto por Rutherford em 1911, levando em conta a teoria quântica, não foi levada a sério. Depois, no decorrer e depois da década de 1920, vários físicos ajudaram a criar o modelo existente hoje. Entre estes físicos podemos citar Albert Einstein, Louis de Broglie, Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Wolfgang Pauli, entre outros.

10 A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita e a Relatividade Geral. A Relatividade Restrita é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste de uma variedade diferenciável de 4 dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão), equipada de uma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante.

11 Teoria do caos, para a física e a matemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela acção e a interacção de elementos de forma praticamente aleatória. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de factores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.

12 http://goanimate.com/movie/0ONEoTx5CKCc


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Hugo Anjos Nº11 Nuno Almeida Nº20 Rodrigo Bernardo Nº23 Tomas Fernandes Nº27."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google