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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.

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Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias Digitais G2

2 Introdução A internet vem crescendo com bastante consistência a sua importância como veículo de divulgação e publicidade. As novas “redes sociais virtuais”, possuem papel relevante dentro deste contexto. As campanhas no universo virtual estão ganhando força e as que são apresentadas nas redes sociais têm impactado mais do que as que estão nos sites das próprias empresas.

3 Introdução Anúncios em sites de buscas e banners são os mais influentes. Uma pesquisa realizada pela Deloitte/Harrison Group detectou que 80% dos entrevistados já conheceram um novo produto através da internet, 73% já compraram por causa de recomendações de outros usuários enquanto navegavam e 61% já recomendaram uma compra a outros internautas.

4 A comunicação em massa, a partir da televisão aberta, trouxe a idéia de que vale a pena fazer propaganda para todo mundo. Entretanto, a internet e a segmentação cada vez maior audiência criam um novo paradigma, no qual não podemos mais criar e veicular publicidade sem antes segmentar o público-alvo. Pesquisa on-line

5 O que muitas empresas não percebem ainda é que a internet traz uma alternativa ou um complemento a esse processo de conhecer e ouvir o consumidor: a pesquisa on-line. A internet virou um grande repositório de informações e opiniões dos consumidores, que estão 24 horas por dia, 7 dias na semana, discutindo todo tipo de assunto, inclusive seu mercado, seus produtos e seus concorrentes

6 Pesquisa on-line A pesquisa de opinião do consumidor é a mais importante sob todos os aspectos, pois visa conhecer melhor o consumidor que esta on-line. O que o consumidor tem a dizer sobre o mercado? O que o consumidor tem a dizer sobre seus concorrentes? O que o consumidor tem a dizer sobre seus produtos.

7 Pesquisa on-line Uma pesquisa tem que responder questões pontuais, como: Como meus concorrentes estão posicionados? Quem são os clientes potenciais? Por que compram on-line? Quais seus hábitos de compra? Como eles escolhem uma marca? Quais os segmentos desse mercado? Há nichos de mercado na internet para meu negócio?

8 Monitoramento de Mídias Clipping eletrônico; Monitoramento de mídias sociais; Monitoramento de marcas e produtos; Publicidade muito além dos banners.

9 Pesquisa de mídias on-line Mídia convencional – Televisão, rádios AM e FM, jornais e revistas. Esses possuem uma forte estrutura comercial ao se tratar de venda de espaço de mídia. Na mídia convencional consegue-se identificar mais facilmente os veículos, perfil do espectador, ouvinte ou leitor. A mídia online no entanto, passa por um processo mais complexo.

10 Dificuldades da pesquisa de mídias on-line Existe uma grande dificuldade em achar os portais, sites e blogs dos assuntos especializados. A maioria desses sites não possui pesquisas sólidas sobre o perfil do público. Algumas empresas se arriscam em utilizar banners em grandes portais na expectativa de “acharem” seu público, maioria das vezes tende ao fracasso

11 Pesquisa de opinião do consumidor A pesquisa online tem o objetivo de trabalhar a opinião espontânea do consumidor. A opinião direta dele é mais sincera comparada ao questionário. Esse método geralmente é utilizado em redes sociais e fóruns relacionados ao tema.

12 Pesquisa de concorrentes Qual a posição nas buscas do Google; Qual a qualidade de seu site; Que recursos são oferecidos em seu site; Se tem loja virtual; Quais as ações de marketing digital.

13 Mídias na Internet Mídia é o meio de comunicação pelo qual a publicidade é veiculada.

14 Classificação Portais: Recebem milhões de visitas mensais, são controlados por grandes empresas de comunicação e se comportam como veículos tradicionais. Ligados ao uso dos banners. Sites especializados: Ligados a alguma instituição ou grupo focado em um fim específico, como site de gastronomia, educação, etc... Ligados ao uso dos banners.

15 Classificação Blogs profissionais: Administrados por blogueiros profissionais e na maioria das vezes são dedicados a um tema. Normalmente estão ligados ao uso de banners. Mídias sociais: Ligados a criação coletiva direcionada a um determinado fim. A publicação de vídeos e imagens virais são mais adequadas. Ex: Youtube.

16 Classificação Redes sociais: Mais fechadas e controladas pelas empresas administradoras. A publicidade costuma ser feita através de banners, aplicativos e widgets sociais. Ex: Orkut, Facebook. Aplicações de comunicação: Especializadas em aplicações de comunicação através da internet. Costuma-se usar banners e widgets. Ex: MSN, Skype.

17 Classificação Portais de jogos: Jogos on-line que atraem o público jovem. São mais adequados para a publicidade o uso de banners, aplicativos e widgets sociais. Ex: Club Penguin e o Miniclips. Celulares e Smartphones: Os aparelhos móveis se tornaram uma mídia importante. Utilizam-se banners, aplicativos, vídeos e widgets virais na veiculação de publicidade.

18 Lista das técnicas mais úteis na publicidade on-line Banners de imagem: Técnica mais usada hoje em dia. Banners interativos: Através das tecnologias Flash e Java é possível trabalhar com animação, sonorização e interação entre o consumidor e o banner. Podcast: É a transmissão de áudio on- line, como entrevistas e explicações. Videocast: Uso de vídeos na internet.

19 Lista das técnicas Widgets: Aplicações criadas que passam pequenos aplicativos no espaço de um banner, como previsão do tempo, localização de restaurantes. Widgets virais: O próprio consumidor baixa o widget e o instala em seu blog, site, computador, sendo exibido para outros consumidores. Fa com que a mídia se espalhe viralmente pela internet.

20 Lista das técnicas Widgets sociais: Possibilidade de integração entre os widget e as plataformas de redes sociais, como Orkut, Facebook. São criados widgets que facilitam a interação entre pessoas que utilizam uma rede social. Game marketing: Deixaram de ser uma forma de diversão, passaram a fazer parte da publicidade, atraindo consumidores mais jovens.

21 Utilidade dos Banners Os banners são a forma mais simples e direta de publicidade na internet. Existem alguns tipos de banners, como os interativos, com animação ou movimento e banners de imagem estática. Além destes existe o banner de texto, menos utilizado

22 Métodos de pagamento pela veiculação dos banners Por impressão: Você paga pela exibição do banner na página, cada vez que ele é carregado. Paga-se pela audiência efetiva. Por clique: O anunciante só paga se o internauta efetivamente clicar sobre o banner. Sites de comércio eletrônico costumam usar este método. Por tempo: Paga-se pelo período de veiculação. Este método está mais ligado ao patrocínio de sites.

23 Limitações dos banners: Ele pode estar sendo apresentado em uma posição irrelevante no site. Não basta o banner estar na tela do computador, ele tem que ficar em um lugar onde o internauta olhe para ele. O perfil da audiência é outra limitação. Não tem como saber se os acessos são feitos por pessoas que se enquadram no perfil adequado a seu público-alvo..Outra limitação é que os banners não são a comunicação preferida dos consumidores na internet.

24 Podcasting Aplicações de podcastings utilizados em marketing e publicidade: Série de rádio: Pode-se criar um pequeno programa de rádio para seu negócio. Entrevistas: Pode-se gravar uma entrevista e veicular o conteúdo em um podcast. Educacionais: Explicação sobre produtos e serviços são muito utilizados. Servem de autoinstrução.

25 Videocasting Aplicações de videocastings utilizados em marketing e publicidade: Veiculação de comerciais tradicionais: Pode-se converter um comercial produzido para a tv em uma versão para veiculação na internet. Criação de vídeos virais: São vídeos criados com a intenção de parecer um vídeo incidental, gravado por qualquer internauta, levando a marca e a mensagem de uma empresa.

26 Aplicações de videocastings Vídeos educacionais: Pode ser utilizado com peça publicitária de uma empresa. Pode-se veicular propaganda e educar o consumidor. Séries on-line: É a criação de minisséries na internet. Animações: Produzidas a traves do Flash, são muito utilizadas pelas empresas como forma de divulgação de conceitos, produtos e mensagens publicitárias

27 Widgets Widgets é uma espécie de banner permanente que tem a capacidade de interagir com o consumidor e de se modificar conforme suas necessidades. Os widgets podem ser aplicados também a publicidade, criando um canal único entre o anunciante e o consumidor.

28 Widgets Com os widgets é possível: - Enviar informações para seu consumidor em tempo real, como por exemplo a previsão do tempo na cidade dele. - Receber informações do consumidor.

29 Tipos de Widgets Widgets virais: Tem o objetivo de viralizar uma mensagem publicitária para que se espalhe pela internet. Widgets Sociais: São aplicações criadas para uso dentro das redes sociais.

30 Widgets MOBILE WIDGETS: São aplicativos que podem ser baixados e instalados nos aparelhos moveis. WEB WIDGETS: Os widgets fornecem aplicações das mais diversas que permitem a um blog ou site incorporar novas funções sem necessidade de desenvolvimento.

31 Opensocial É um padrão que deve ser adotado voluntariamente e implementado pela rede social. È a oportunidade de criar widgets virais que podem ser utilizados pelo consumidor seja qual for a rede social a que ele pertence.

32 Marketing de Jogos: Permite filtrar de forma natural e eficiente as faixas etárias ligadas ao publico alvo. Dependendo do tipo de jogo criado, a faixa etária que irá se interessar pelo jogo mudará.

33 Widgets de Jogos Os jogos de um único internauta podem ser comparados a widgets virais: atraem consumidores interessados no entretenimento. Os jogos podem ser usados para atrair consumidores para um site ou portal, mas também podem ser utilizados no lugar dos banners nos anúncios em outras mídias. Ex: Jogos Clássicos para fixar a marca ao consumidor

34 Comunidade de Jogos Permite que o jogador converse online com outros jogadores, faça e registre amigos e crie grupos de jogadores. Aproveitamento publicitário das comunidades de jogos: - Por meio do patrocínio direto da comunidade ou por meio de veiculação publicitária no espaço disponível.

35 Vantagens para criar sua própria mídia A mídia online atinge uma parcela maior do mercado Implantando uma nova mídia online se estabelece uma relacionamento direto com o publico alvo.Assim podem fazer pesquisas constantes de opinião com um baixo custo.

36 Vantagens A internet e a criação de um mídia on- line própria permite criar um forte relacionamento com o consumidor O conceito é criar um portal que uma relacionamento, informações e entretenimento voltado para seu consumidor, e assim atraí-lo para mais perto de você.

37 Pesquisa de preço

38 Pesquisa de preço em mídias


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