A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neuropsicologia - AVC ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ENCEFÁLICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neuropsicologia - AVC ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ENCEFÁLICO."— Transcrição da apresentação:

1 Neuropsicologia - AVC ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ENCEFÁLICO

2 Neuropsicologia - AVC HEMORRAGICO - É provocado pela ruptura de um vaso sanguíneo, que leva ao derrame de sangue para dentro do cérebro ou para a área que o rodeia.

3 Neuropsicologia - AVC ISQUÊMICO - É provocado pelo bloqueio de um vaso sanguíneo ou de uma artéria, o que impede a corrente sanguínea de atingir partes do cérebro. Trombótico, Embólico e Lacunar

4 Neuropsicologia - AVC ISQUÊMICO
o Trombose- é a formação de um coágulo de sangue (também conhecido como trombo) dentro de um vaso sanguíneo no cérebro, geralmente sobre uma placa de gordura (acumulação de colesterol nas paredes das artérias, conhecido como processo de arteriosclerose). Isto leva à obstrução total ou parcial do vaso. Os locais mais freqüentes para estas ocorrências são as artérias carótidas e cerebrais. Um AVC provocado por uma trombose tem o nome de AVC trombótico.

5 Neuropsicologia - AVC ISQUÊMICO
Embolia- um coáguloque se forma numa parte qualquer do corpo, que se desprende ou quebra, e se desloca, percorrendo os vasos sanguíneos até ficar preso num ponto mais estreito de uma artéria cerebral. Estes coágulos formam-se mais frequentemente no coração após um enfarte do miocárdio, por alterações no ritmo cardíaco (arritmias) ou por doenças nas válvulas cardíacas. Um AVC provocado por uma embolia tem o nome de AVC embólico.

6 CAUSAS DO AVC - Hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, tabagismo, obesidade, alcoolismo, vida sedentária e não modificáveis (etnia, sexo, idade). A raça negra tem mais propensão a ter AVC.

7 Neuropsicologia – AVC QUANDO É PRECISO PROCURAR ATENDIMENTO
Qualquer perda de função súbita pode indicar um AVC >> Paralisia no braço, na perna, na face ou de um lado do corpo >> Fala enrolada ou perda de fala >> Perda de visão de um olho ou borramento visual >> Alterações sensitivas, como o formigamento

8 Neuropsicologia - AVC As vezes os sintomas são difíceis de serem identificados, mas reconhecê-los pode salvar a vida, já que um AVC pode ser revertido, se cuidados forem tomados nas primeira três horas. STR S- peça para a pessoa sorrir T- Peça para a pessoa falar uma sentença simples (coerentemente) R- Peça para a pessoa levantar horizontalmente os dois braços. Outro sinal importante é pedir para a pessoa por a língua para fora. Se ela estiver desviada indo para um lado ou para outro, pode também ser uma indicação de AVC. Se houver alguma dificuldade em alguma destas tarefas, leve a pessoa imediatamente para o pronto socorro, e descreva os sintomas que surgiram.

9 Neuropsicologia - AVC Avaliação Diagnostica e Reabilitação
Na condução do Exame Neuropsicológico procede-se de acordo com as necessidades, habilidades e limitações do paciente, em conseqüência de lesões no sistema nervoso central (SNC). Certos testes neuropsicológicos são particularmente úteis na determinação de: · presença ou não de patologia; lateralização ou localização da lesão cerebral; · compromisso focal ou difuso.

10 Neuropsicologia - AVC Avaliação Diagnostica e Reabilitação
Os sistemas funcionais cerebrais orientadores da construção de baterias neuropsicológicas são: · atenção, concentração e memória; · competências linguísticas · competências espaciais · competências motoras · formação de conceitos, raciocínio e análise lógica

11 Neuropsicologia - AVC Avaliação Diagnostica e Reabilitação
A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental. A maior parte dos encaminhamentos são feitos pelo médico neurologista com objetivo diagnóstico e para auxiliar no planejamento ou reavaliação da reabilitação. A avaliação neuropsicológica é útil para descrever o impacto de algumas condições médicas nas funções cognitivas como por exemplo: Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou "Derrame" Distúrbios da memória e atenção Distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos Distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem Efeitos do uso crônico de drogas e substâncias tóxicas

12 Neuropsicologia - AVC Avaliação Diagnostica e Reabilitação
O relatório neuropsicológico é acompanhado de um exame de personalidade e funcionamento emocional de forma a permitir um diagnóstico diferencial. Por vezes lesões bem observadas, nos exames de imagem, não provocam alteração funcional e ao contrário, micro-lesões não observadas em exames de imagem ou electroencefalografia podem ser detectados no exame neuropsicológico (paradigma do pugilista).

13 Neuropsicologia - AVC Avaliação Diagnostica e Reabilitação
Estimulação/Reabilitação O objectivo da reabilitação após AVC e TCE consiste em maximizar as competências funcionais dos pacientes em consonância com as exigências do seu meio ambiente. Com exercícios precisos, mobilizações provocadas, estímulos especialmente desenhados e projectados, etc ... é mais proveitosa para o paciente do que um ambiente não controlado nem organizado. A recuperação espontânea nunca é processo estritamente endógeno, antes ocorre num ambiente rico em estimulação de todos os tipos.

14 Neuropsicologia - AVC Síndromes resultantes da oclusão das artérias cerebrais Artéria Carótida Interna Esta artéria é qualificada pela hemianópsia, afasia (se for o hemisfério dominante), hemiplegia contra lateral e hemianestesia contra lateral. Pode ocorrer um extenso edema cerebral, levando frequentemente ao coma e à morte (Sullivan, 1993) Artéria Cerebral Anterior As lesões nesta artéria são raras. E é caracterizada pela confusão mental, afasia (se for o hemisfério dominante), hemiplegia contra lateral (com predomínio do membro inferior), hemianestesia contra lateral (com predomínio do membro inferior), e pode haver apraxia de marcha, reflexo de sucção, reflexos de preensão e incontinência urinária e fecal (Sullivan, 1993).

15 Neuropsicologia - AVC Síndromes resultantes da oclusão das artérias cerebrais. Artéria Cerebral Média :Esta artéria é o local mais comum de AVC. E é especializada pelo coma, hemianópsia, hemiplegia (com predomínio do membro superior), hemianestesia (com predomínio do membro superior), afasia (se for o hemisfério dominante), e agnosia visual (Sullivan, 1993). Artéria Cerebral Posterior :Esta artéria é representada pela hemianópsia, afasia, agnosia visual, alexia, hemiplegia e hemianestesia, muitas vezes sãosintomastemporários (Sullivan, 1993). Artéria Vértebro : Basilar Esta artéria é assinalada pelo coma, diplopia, hemiplegia, paralisia pseudo bulbar, tetraplegia e anestesia completa (Sullivan, 1993).

16 Neuropsicologia - AVC Avaliação Diagnostica e Reabilitação
Quando a lesão é no Hemisfério Esquerdo (Hemiplegia Direita) ocorrem afasias, apraxias ideomotoras e ideacionais, alexia para números, descriminação direita/esquerda e lentidão em organização e desempenho. Quando é no Hemisfério Direito (Hemiplegia Esquerda) ocorre alteração viso espacial, auto negligência unilateral esquerda, alteração da imagem corporal, apraxia de vestuário, apraxia de construção, ilusões de abreviamento de tempo e rápida organização e desempenho

17 Neuropsicologia - AVC Reabilitação
Estimulação/Reabilitação Segundo Mirto Prandini, chefe da neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) as opções vão de fisioterapia na água a terapia com música , teatro e botox. Segundo a fisiatra Cristiane Isabela de Almeida, gerente médica de reabilitação do hospital Albert Einstein, há muitas novas ferramentas que ajudam esses pacientes. Uma delas é a neuropsicologia. Ainda difícil de ser encontrada, a modalidade ajuda na recuperação principalmente de seqüelas como deficit de atenção, de memória, na resolução de problemas e na realização de funções executivas (manejar várias informações ao mesmo tempo). Almeida diz que os neuropsicólogos oferecem, simplificadamente, uma espécie de treinamento cerebral. "É como fazer exercícios com o cérebro", resume.

18 Neuropsicologia - AVC Reabilitação
A robótica também já está sendo usada a favor desses pacientes no exterior. Almeida, do Einstein, visitou recentemente, no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, um centro que usa essa tecnologia para a reabilitação. "São máquinas que auxiliam em todos os movimentos. Estamos tentando trazer para o Brasil", diz. Também têm sido feitas experiências com ferramentas que usam a realidade virtual. "Temos que lembrar que a tecnologia ajuda, mas o trabalho tradicional também tem ótimos resultados", diz. Opte-se pelos métodos tradicionais ou inovadores, os especialistas são unânimes em dizer que, quanto antes procurar a reabilitação, melhor. "A velocidade de recuperação de um AVC é maior nos primeiros meses", diz Eli Faria Evaristo, professor de neurologia na USP. Além disso, quanto mais o tempo passa, mais o paciente reforça padrões errados de movimento e fica mais difícil se livrar deles depois.

19 Neuropsicologia - AVC Reabilitação TÉCNICAS MAIS USADAS :
1 – Fisioterapia 2 – Hidroterapia 3 - Musicoterapia e teatro 4 - Terapia ocupacional 6 – Fonoaudiologia 7 - Botox

20 Neuropsicologia - AVC SEQUELAS :
O tipo de sequela decorrente do AVC depende da área cerebral afetada. Uma das mais comuns é a hemiplegia (paralisia de um lado do corpo), assim como dificuldades na linguagem. Há pacientes ainda que ficam com sequelas visuais, comportamentais, de equilíbrio ou de memória, entre outras. O grau das sequelas depende da gravidade do AVC, e esta, por sua vez, é influenciada pelo tempo que demora para o paciente ser socorrido - até três horas é o ideal. O tempo e o grau de recuperação desses problemas dependem do tipo de sequela e de características individuais.

21 Neuropsicologia - AVC A sensibilidade frequentemente sofre prejuízos, mas raramente está ausente do lado hemiplégico. São comuns as perdas proprioceptivas, exercendo significativo impacto sobre as habilidades motoras. Também são comuns a perca do tacto superficial, dor e temperatura, contribuindo para uma disfunção perceptiva geral e para o risco de autolesões. Os pacientes hemiplégicos podem ainda sofrer de hemianopsia homónima – defeitos no campo visual. O paciente sofre de cegueira da metade nasal de um dos olhos e da metade temporal do outro, dependendo do local da lesão (Sullivan, 1993). As alterações sensoriais mais frequentes, quando da ocorrência de um AVC, são os défices sensoriais superficiais (tácteis, térmicos e doloros), proprioceptivos (postural e vibratória) e visuais (diminuição da acuidade visual, diplopia).

22 THE END


Carregar ppt "Neuropsicologia - AVC ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ENCEFÁLICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google