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Certificação e Auditoria Aula 9 – Monitoramento e Melhoria

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Apresentação em tema: "Certificação e Auditoria Aula 9 – Monitoramento e Melhoria"— Transcrição da apresentação:

1 Certificação e Auditoria Aula 9 – Monitoramento e Melhoria
da Qualidade 1º semestre de 2015 Aula 9 – Monitoramento e Melhoria Professor: Elder André Zuin

2 Auditoria Autoridade para o programa de auditoria
Estabelecendo o programa de auditoria Melhorando o programa de auditoria Implementando o programa de auditoria Competência e avaliação de auditores Atividades de auditoria Monitorando e analisando criticamente o programa de auditoria

3 Auditoria Monitorando e analisando criticamente o programa de auditoria Convém que a pessoa que gerencia o programa de auditoria monitore a sua implementação considerando a necessidade de: avaliar a conformidade com programas de auditoria, planejamentos e objetivos da auditoria; avaliar o desempenho dos membros da equipe auditora; avaliar a capacidade das equipes auditoras para implementar o plano de auditoria; avaliar a retroalimentação da alta direção, auditados, auditores e outras partes interessadas.

4 Auditoria Alguns fatores podem determinar a necessidade de modificar o programa de auditoria, tais como: constatações da auditoria; nível demonstrado de eficácia do sistema de gestão; mudanças do sistema de gestão do auditado ou do cliente; mudanças com relação aos requisitos das normas, requisitos legais e contratuais e outros requisitos aos com os quais a organização esteja comprometida; mudança de fornecedor. Convém que a pessoa que gerencia um programa de auditoria analise criticamente o programa de auditoria para verificar se seus objetivos foram atendidos.

5 Auditoria Convém que a analise critica do programa de auditoria considere o seguinte: resultados e tendências do monitoramento do programa de auditoria; conformidade com os procedimentos do programa de auditoria; evolução de necessidades e expectativas de partes interessadas; registros do programa de auditoria; alternativas ou novos métodos de auditoria; eficácia de medidas para considerar os riscos associados com o programa de auditoria; questões de confidencialidade e segurança da informação relativos ao programa de auditoria.

6 Auditoria Autoridade para o programa de auditoria
Estabelecendo o programa de auditoria Melhorando o programa de auditoria Implementando o programa de auditoria Competência e avaliação de auditores Atividades de auditoria Monitorando e analisando criticamente o programa de auditoria

7 Auditoria Melhorando o programa de auditoria
Convém que lições aprendidas da analise critica do programa de auditoria sejam usadas como dados de entrada para o processo de melhoria continua do programa. Convém que a pessoa que gerencia o programa de auditoria analise criticamente a implementação global do programa de auditoria, identifique áreas de melhorias, altere o programa se necessário e também considere: análise crítica do contínuo desenvolvimento profissional dos auditores; relato da análise crítica dos resultados do programa de auditoria para a alta direção.

8 Auditoria Eficiência e Eficácia
Sempre que se analisa o método, isto é, a maneira de realizar uma tarefa rotineira, estabelecida por meio de um padrão ou de um procedimento, dois aspectos devem ser considerados: a eficácia do método inserido no padrão que, quando seguido pelo trabalhador, tem que ser capaz de proporcionar o resultado pretendido; a eficiência do método que deve proporcionar, quando seguido, a otimização da utilização dos recursos.

9 Auditoria Se o padrão não incluir um método que seja eficaz e ao mesmo tempo eficiente, corre-se o risco de, ao buscar a conformidade com o que ele estabelece, não atingir o resultado adequado ou, apesar de atingir o resultado desejado, utilizar muito mais recursos do que o necessário. Considera-se a maneira certa de fazer a tarefa aquela que está conforme o padrão estabelecido, partindo-se da premissa de que este padrão objetiva sempre maximar a eficiência da tarefa, isto é, utilizar o mínimo de recurso possível.

10 Auditoria Considera-se como produto certo aquele que é adequado ao fim a que se destina. Isto é, ao cliente. Assim, numa estação de trabalho podem ocorrer quatro situações distintas: 1. eficiência sem eficácia Podemos seguir o padrão, isto, fazer da forma certa e não gerar o produto certo; 2. ineficiência e ineficácia Podemos não seguir o padrão e como consequência não gerar o produto certo;

11 Auditoria 3. eficácia sem eficiência
Podemos não seguir o padrão, mas conseguir o produto certo. 4. eficiência com eficácia. Podemos seguir o padrão e conseguir o produto certo. A eficácia do método, portanto, diz respeito à adequação do resultado da tarefa, isto é, à qualidade do produto gerado. Relaciona-se com a capacidade do processo em satisfazer aos requisitos dos clientes. A qualidade pode, portanto, ser considerada como uma medida de eficácia.

12 Auditoria A eficiência do método diz respeito à maneira de realizar o produto, isto é, ao desempenho do processo na utilização dos recursos ou à produtividade. A produtividade, portanto, pode ser considerada uma medida de eficiência. Usando um jargão, temos: fazer a coisa certa (com a qualidade requerida), da forma certa (com a produtividade desejada).

13 Auditoria “Existe uma confusão entre eficácia e eficiência, entre fazer as coisas certas e fazer as coisas de maneira certa. Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. “Um exemplo de diferenciação entre eficiência e eficácia é o de um gerente de treinamento que ministra um curso para vendedores da empresa. Se o programa foi bem apresentado, o horário foi cumprido, os impressos de boa qualidade, este gerente foi eficiente. Se, além disso, o pessoal de vendas passa a vender mais, o gerente de treinamento foi eficaz.” Peter Drucker Autor do livro O Gerente Eficaz

14 Investigar as causas do problema
Auditoria Monitoramento do programa de auditoria Investigar as causas do problema Meta

15 Identificar a causa raiz
Auditoria Matriz é / não é SIPOC Diagrama de Pareto Definir o problema Brainstorming 5 porquês Diagrama de Ishikawa Identificar a causa raiz Implementar ações 5W2H DRA Monitorar o processo CEP Gráficos

16 Auditoria Elaborar um resumo sobre o texto:
Não aguento mais auditorias! O que está errado e como melhorar.


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