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Organizational Project Management Maturity Model

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Apresentação em tema: "Organizational Project Management Maturity Model"— Transcrição da apresentação:

1 Organizational Project Management Maturity Model
OPM3 Organizational Project Management Maturity Model Tarciana Dias da Silva Recife, 14 de julho de 2004

2 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Introdução Gerenciamento de Projeto Organizacional é uma vantagem estratégica numa economia altamente competitiva como a nossa. Como uma organização deve melhorar a si mesma nesta área de Gerenciamento de Projeto Organizacional? Tarciana Dias da Silva

3 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Modelo de Maturidade Um modelo é um framework que organizações devem seguir para identificar, estabelecer e manter capacidades requeridas Maturidade implica em um estado disso estar inteiramente desenvolvido Tarciana Dias da Silva

4 Um modelo de maturidade deve incluir...
Métodos para facilitar a avaliação Métodos para identificar deficiências Representações de caminhos de melhoria Tarciana Dias da Silva

5 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Histórico Fortemente baseado em pesquisa, incluindo 27 modelos contemporâneos Foi desenvolvido com a participação da comunidade PMI – Project Management Institute Contribuição de profissionais de mais de 34 países É alinhado ao padrão PMBOK Tarciana Dias da Silva

6 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Os domínios... Projeto “É um empreendimento temporário com a finalidade de criar um produto, serviço ou resultado único” (PMBOK Guide) Programa “Grupo de projetos gerenciados num caminho coordenado para obter benefícios e controle não disponíveis do gerenciamento destes individualmente” Portfolio “Coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados juntos para facilitar o gerenciamento efetivo daquele trabalho para conhecer objetivos estratégicos” Tarciana Dias da Silva

7 Componentes do Padrão OPM3
Tarciana Dias da Silva

8 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Conceitos Melhores Práticas (Best Practice) Capacidades (Capabilities) Resultados (Outcomes) KPI (Key Performance Indicators) Tarciana Dias da Silva

9 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Melhores Práticas “Uma melhor prática é um caminho ótimo atualmente reconhecido pela indústria para se alcançar um objetivo. Para o gerenciamento de projetos organizacional, isto inclui a habilidade para entregar projetos consistentemente e com sucesso para implementar estratégias organizacionais.” Tarciana Dias da Silva

10 Capacidades, Outcomes e KPI
Um conjunto de capacidades é que dão a possibilidade de alcance de uma melhor prática Outcome é o resultado tangível ou intangível da aplicação ou demonstração de uma capacidade KPI representa o significado para medir um outcome através de uma métrica Tarciana Dias da Silva

11 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Exemplos Best Practice: “Estabelecer Comunidades de Gerenciamento de Projetos Internas” Capabilities: “Desenvolver a conscientização de Atividades de Gerenciamento de Projetos ”, “Facilitar as atividades de gerenciamento de projetos”, “Patrocinar atividades de gerenciamento de projetos” Outcome: “Iniciativas Locais” Tarciana Dias da Silva

12 Categorização de Melhores Práticas
Grupos de Processos: Início, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento. Domínios de Gerenciamento de Projetos organizacional: Projeto, Programa, Portfolio Estágios de melhoria de processos: Padronizar, Medir, Controlar, Continuar melhorando Tarciana Dias da Silva

13 Grupos de processos para Gerenciamento de Projetos
Tarciana Dias da Silva

14 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

15 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

16 Construção do Processo OPM3
Tarciana Dias da Silva

17 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

18 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Observações Maturidade de cada processo em cada domínio é dependente da progressão através de estágios de melhoria de processos de Padronização, Medida, Controle e Melhoria Contínua. A habilidade para controlar processos de gerenciamento de Portfolio é dependente da habilidade para controlar as saídas de processos nos domínios de gerenciamento de Projetos e Programas, que se tornam entradas para Gerenciamento de Portfolio. Tarciana Dias da Silva

19 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Diretórios OPM3 Diretório de Melhores Práticas Diretório de Capacidades Através da observação de resultados, que capacidades existem atualmente na organização associadas a uma dada melhor prática? Diretório de Planejamento de Melhorias Tarciana Dias da Silva

20 Organizational Project Management
Tarciana Dias da Silva

21 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Ciclo OPM3 Tarciana Dias da Silva

22 Avaliando uma organização...
Preparo para a Avaliação (Knowledge) Realização da Avaliação (Assessment) Plano para Melhorias (Improvement) Implementar Melhorias (Improvement) Repetir o processo (Improvement) Tarciana Dias da Silva

23 Realização da Avaliação
Tarciana Dias da Silva

24 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Plano para Melhorias Alinhar as necessidades da organização e recursos disponíveis Aplicar processos descritos no guia PMBOK Desenvolver plano baseado em priorização Tarciana Dias da Silva

25 Implementar Melhorias
Pôr em prática o plano de melhorias Reajustar seu plano de acordo com o clima da organização Tarciana Dias da Silva

26 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Repetir o processo Reavaliar a organização para confirmar ou não o progresso Continuar trabalhando em melhores práticas identificadas anteriormente Tarciana Dias da Silva

27 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Conclusão Guia bem estruturado e detalhado para as melhores práticas que uma organização precisa para implementar e alcançar seus objetivos estratégicos através de projetos. Desenhado para ser fácil de entender e ser usado por qualquer um interessado em maturidade no gerenciamento de projeto organizacional Desenhado para ser escalável e flexível : atender a organizações de diferentes tipos e tamanhos Tarciana Dias da Silva

28 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>
Referências Organizational Project Management Institute Maturity Model (OPM3) – Knowledge Foundation – do Project Management Institute, Inc. Newtown Square, Pennsylvania USA. Durighello, Stefano. Annual Meeting of the PMI, Chapter Netherlands, Maarseen FahrenKrog, Steve; Abrams, Fred; Haeck, William P.; Whelbourn, David. OPM3 – PMI North American Congress 2003. Tarciana Dias da Silva

29 Organizational Project Management Maturity Model
OPM3 Organizational Project Management Maturity Model Tarciana Dias da Silva Recife, 14 de julho de 2004


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