A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Project Management Institute

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Project Management Institute"— Transcrição da apresentação:

1 Project Management Institute
Building professionalism in project management.TM Presenter: Introduce yourself and acknowledge hosts. Project Management, in various forms, has been been in existence for quite some time, but really gained momentum in the last 50 years. The growing magnitude of projects in the latter half of the 20th century created a need for a disciplined approach to the way we work on projects. In its report on Post War National Development, approved for publication in 1944, the Institution of Civil Engineers of Great Britain recognized the need for a systematic approach to planning public works projects when it pointed out rather quaintly that: “In order to carry out work efficiently, it is essential that a scheme of operations be first decided by those directly responsible for the execution…” The report continued, “With such planning, the work can be broken down into a series of operations and an orderly sequence (or program) of execution evolved...Without a systems approach the execution can only be HAPHAZARD and DISORDERLY...” © 2000 Project Management Institute, Inc. All rights reserved. “PMI” and the PMI logo are service and trademarks registered in the United States and other nations; “PMP” and the PMP logo are certification marks registered in the United States and other nations; “PMBOK” is a trademark registered in the United States and other nations; and “PM Network”, “Project Management Journal”, “PMI Today”, and “Building professionalism in project management.” are trademarks of the Project Management Institute, Inc. 1

2 José Genaro Linhares Jr, PMP jlinhares@aec.com.br
Aplicação da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Empresas Brasileiras. José Genaro Linhares Jr, PMP

3 Estrutura da Apresentação
“Ciclo de Vida dos Projetos” Contexto de Gerenciamento de Projetos Conceitos Custo x Tempo x Qualidade O PMBOK Áreas de conhecimento do PMBOK Processos do PMBOK Exemplos de empresas brasileiras Principais atividades para implementação Conclusões

4 Ciclo de Vida???

5 O contexto de GP Gerenciamento de Projetos
Nosso ambiente é caracterizado por constantes mudanças. As organizações e as pessoas precisam ser ágeis para acompanhar a velocidade dessas mudanças e responder rapidamente às demandas de mercado. Neste contexto, a metodologia de gerenciamento de projetos vem sendo amplamente difundida em organizações dos mais variados portes, aplicada em diversas áreas, usada para resolver os mais variados problemas empresariais, sendo considerada como uma técnica adequada a responder com rapidez às solicitações do ambiente.

6 O contexto de GP Gerenciamento de Projetos
Atualmente, as áreas de aplicação do gerenciamento de projeto são as mais variadas possíveis. Como exemplos: Lançamento de novos produtos Desenvolvimento de um plano de marketing Construção de usinas hidrelétricas Reformas prediais Desenvolvimento de nova vacina Implementação da gestão do conhecimento Obtenção de certificação ISO Informatização de bibliotecas Desenvolvimento de softwares Melhorias nos sistemas de telecomunicações Pesquisas acadêmicas Etc.

7 Conceito Gerenciamento de Projetos
“Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto. O Gerenciamento do Projeto é acompanhado através do uso de processos tais como: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento” (PMBOK, 2000, p.6).

8 Conceito Projeto “Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Temporário significa que cada projeto tem um começo e um fim bem definidos. Único significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes” (PMBOK, 2000, p.4).

9 Porque é que os Projetos são Importantes?
Objetivos Estratégicos da Empresa Projetos Planos $ Projetos Planos Projetos

10 Inter-relacionamento entre os fatores Performance, Custo, Tempo e Escopo em projetos
Recursos Custo Tempo Performance

11 PMBOK Escolha do PMBOK como guia norteador
PMBOK - Project Management Body of Knowledge ou Universo de Conhecimento em Gerência de Projetos. Esta denominação representa o somatório de conhecimentos dentro da profissão de gerência de projetos, sendo identificado como guia para os profissionais da área. Este guia é de autoria do Standards Committee (Comitê de Padronização) do Project Management Institute – PMI e procura contemplar os principais aspectos que podem ser abordados no gerenciamento de um projeto genérico. O “PMBOK Guide” é mundialmente reconhecido, além de ser aceito, desde 1999, como padrão de gerenciamento de projetos pelo ANSI – American National Standards Institute.

12 PMBOK Escolha do PMBOK como guia norteador
Pelo modelo do PMBOK a estrutura do gerenciamento do projeto é decomposta em áreas de conhecimento. Baseado na concepção utilizada pelo PMBOK, o gerenciamento de projetos é considerado como um conjunto de processos interligados que possuem nove áreas que representam o somatório de conhecimento da gerência de projetos. Para o PMI, o universo de conhecimento necessário para gerenciar projetos consiste nestas áreas que englobam as técnicas para tornar o processo de gerenciamento eficaz.

13 Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos
Os conhecimentos e práticas de GP são descritos em termos de PROCESSOS, os quais foram organizados em 9 ÁREAS: Gerenciamento de: Integração Escopo Prazo Custo Qualidade Recursos Humanos Comunicação Risco Contratações

14 Processos do PMBOK Fonte - PMBOK, 2000, p.38.

15 Aplicação no Brasil Mannesmann; Volkswagen; Telemar; Oi;
Telemig Celular; Andrade Gutierrez; HP; Microsoft; TIM; Vera Cruz...

16 Principais Atividades
Planejar a implantação; Integração e conhecimento dos projetos típicos e existentes; Promoção da participação dos stakeholders - envolvidos; Apresentação para a empresa, formalização dos novos processos; Apoio da alta gerência / diretoria; Quem é o “Dono da informação”???; Íntimo relacionamento com TI; Escolher gerentes de projetos com o perfil adequado;

17 Principais Atividades
Adequação dos processos do PMBOK de acordo com a necessidade da organização; Promover um auto-ententimento dos projetos a fim de cada vez mais aumentar a atuação de acordo com as novas ferramentas e processos utilizados; Treinamento / capacitação dos envolvidos; Método KIS – Keep it simple (início tranquilo e passos bem planejados); Acompanhamento da utilização desta nova metodologia; Reuniões de acompanhamento e status.

18 Gerenciamento de projetos
Conclusões Definição Planejamento Controle Execução Finalização Gerenciamento de projetos Leva ao Sucesso…

19 Conclusões Cada vez mais empresas procuram um controle eficaz para o planejamento, execução e controle de seus projetos; Divulgação do PMI / PMBOK está valorizando a profissão e a importância deste padrão; Junção importante na aplicação de todo o universo de gerenciamento de projetos com uma solução em tecnologia da informação; Popularização de ferramentas e softwares de apoio ao gerenciamento de projeto; Evolução da tecnologia proporciona um enorme potencial no levantamento e implantação de soluções - comunicação;

20 Conclusões Empresas analisam o planejamento como um processo desnecessário e caro; Implantação desta metodologia afeta culturalmente os envolvidos e provoca mudanças; Aumenta a produtividade e possibilita melhor tratamento de conflitos; Estabelece um fluxo de comunicação entre todos os Stakeholders (Envolvidos) do projeto; CONCLUSÃO DOS PROJETOS COM MENOR CUSTO, MENOR TEMPO E MELHOR QUALIDADE.

21 Obrigado! Conto com sua presença.


Carregar ppt "Project Management Institute"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google