A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendendo a tabuada de multiplicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendendo a tabuada de multiplicação."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendendo a tabuada de multiplicação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA Aprendendo a tabuada de multiplicação. Cursista: Alessandra Soares Ferreira Anápolis/Goiás Novembro/2013

2 Apresentação do tema Nesta primeira etapa será apresentada aos alunos a proposta de uma sequência de atividade que nos farão conhecer a tabuada de multiplicação de forma lúdica. No início da aula assistiremos ao vídeo abaixo, que nos apresenta um truque para assimilarmos a tabuada de 06 ao Esse vídeo trará ao nosso ambiente uma prévia do que estaremos estudando nessa aula.

3 Levantamento dos conhecimentos prévios.
Após o vídeo apresentado os seguintes questionamentos: Quem criou o vídeo? Sobre o que menciona o vídeo? Qual o tempo total do vídeo? O que vocês acharam do vídeo? Vocês acham que desse jeito é fácil aprender a tabuada? Você sabe a tabuada? Já tentou aprender dessa maneira? Deu certo? Qual sua maior dificuldade em memorizar a tabuada? Pra você memorizar a tabuada é importante? Por quê? Em seguida faremos a brincadeira:

4 Pra brincar é preciso de no mínimo 03 participantes
Pra brincar é preciso de no mínimo 03 participantes. Antes de mais nada, recorte vários papeizinhos e escreva em cada um deles 1 número. Os números vão de 1 a 10 e cada número deverá ser escrito duas vezes, ou seja, deverão ter os seguintes papéis: 1 – E mais uma vez: 1 – Com esses papéis, entrarão na brincadeira todas as tabuadas, ou seja, de 1 a 9. Coloque os 20 papéizinhos num saquinho. Uma pessoa será o mestre e ele deverá ter em mãos uma lista com todas as tabuadas para conferir todas as respostas. O mestre deverá mostrar o saco com os papéis para cada um dos participantes que deverá tirar 2 números. Os números serão os dados da tabuada que o participante deverá dar a resposta. Vamos supor que o primeiro participante tenha tirado os números 2 e 5. Desta forma ele deverá responder quanto é 2 x 5 ou 5×2. Lembrando que a ordem não irá alterar na resposta. Para todas as respostas, caberá ao mestre conferi-las e ver se está certa ou errada. Cada rodada tem 10 partidas e no final das 10 partidas, o jogador que tiver acertado mais vezes vence o jogo e na próxima rodada será o mestre.

5 Ampliação do conhecimento
No primeiro momento assistiremos ao vídeo: tabuada-com-mãos-e-dedos/ Após o vídeo, em duplas faremos a sistematização das idéias com a seguinte comanda: Agora que todos conheceram como se constrói uma tabuada com as mãos, vamos treinar um pouco? No quadro estão algumas situações-problemas para que possamos resolver. Vamos ver quem consegue resolver o maior número delas? O colega estará anotando os erros e os acertos.

6 Sistematização do conhecimento.
No laboratório de informática brincaremos com o jogo da multiplicação, no site abaixo: da-multiplicação.html. Com esse jogo será observado se assimilaram o conteúdo de forma significativa.

7 Avaliação Será realizada através da observação durante as atividades realizadas.

8


Carregar ppt "Aprendendo a tabuada de multiplicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google