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Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.

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Apresentação em tema: "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária Estagiário Bolsista: Daiane Gonçalves Colaboradores: Marina Micas Macieira, Thiago..., Suelen..., Leilane..., Diego Ramos Inácio. Orientador: Prof° Dr. Paulo Alentejano Co-orientadora: Diana Alves Introdução O núcleo de Educação do campo : é um dos eixos do GeoAgrária, grupo de pesquisa coordenado pelo professor Paulo Alentejano.Grupo fundado desde de 2003 com o objetivo de estudar a realidade agrária do Estado do Rio de Janeiro.É composto por outros sub núcleos que se complementam,afim de entender a complexidade do espaço agrário neste Estado. A educação do campo é fruto de reivindicações dos movimentos sociais do campo, sendo o MST o principal articulador,sendo pioneiro nas práticas educacionais no campo e da formação docente nas áreas de ocupação e assentamentos. Estudar a problemática da realidade agrária do Estado do Rio de Janeiro é identificar a invisiabilização histórica do campo e o descomprometimento do Estado. Umas das áreas de atuação do grupo é na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes, localizada no Pico de Itaboraí. Esta escola recebeu recentemente o título de escola do campo, tendo que obedecer a política do PRONACAMPO, porém a escola não sabe o verdadeiro significado e diretrizes de escola do campo. Pois os professores, coordenadores e a direção são despreparados, assim o grupo educação do campo, vem o contexto de auxiliar e trazer o simbolismo da importância e da verdadeira educação do campo. A outras área de atuação do grupo é na Comunidade Quilombola de Santana, localizada em Quatis, um município na Microrregião do Vale do Paraíba Fluminense, Rio de Janeiro. O grupo atua nas questões da comunidade e na Escola Quilombola de Santana. Escola a qual desde 2013 conquistou o título de escola do campo. Houve a formação de professores e hoje, essa escola é uma das mas, desenvolvidas no contexto do verdadeiro significado do que é educação no campo. Considerando a importância do papel da docência, ligado a vivencia e a relação destas na formação dos professores. Procurando através desse projeto contribuir para a construção de uma melhor formação do professor-pesquisador na relação ensino-aprendizado no campo. Metodologias usadas nos locais de atuação. No bairro Pico em Itaboraí, na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes: Rodas de Conversa e Pesquisa Participante referenciadas em Paulo Freire e Carlos Brandão, e Contação de Histórias. Na área do Quilombo de Santana em Quatis: Orientação com a comunidade que é participativa no colégio apoiadas nas Diretrizes da Educação do Campo e Quilombola e roda de conversa referenciada em Paulo Freire. Resultados obtidos nas escolas Na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes, após a realização das Pesquisas Participantes, Rodas de Conversa e das Contações de Histórias, a equipe funcional da escola sentiu necessidade de conversar com a Subsecretária de Educação de Itaboraí sobre a relevância de serem realizados Cursos de Formação Continuada com os Docentes das redes de ensino do município, e a importância da construção de uma coordenação de Educação do Campo na Secretaria de Educação no município para dinamizar e ampliar esse debate, garantindo o cumprimento das políticas, formação continuada, currículo diferenciado, organização escolar e da prática pedagógica, materiais didáticos contextualizados e de outras necessidades que existem nas escolas do campo, como a precariedade na infraestrutura. Na Escola Quilombola de Santana. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Importância da educação do Campo xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Futuras ações Na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes, marcaremos um encontro com a Subsecretária de Educação de Itaboraí, faremos o Curso de Formação Continuada, realizaremos a Cartografia da Ação inspirada por Ana Clara Torres Ribeiro para potencializar as práticas no território usado, criaremos novas metodologias de forma coletiva com a equipe escolar e atuaremos com aulas de Educação Ambiental com práticas agroecológicas e de bioconstrução florescendo possibilidades de intervenção e existência em conjunto com os saberes populares e ancestrais. Escola Quilombola de Santana. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Referencias Bibliográficas. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999. CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004. CALDART, R. S. Educação do Campo. In: R. CALDART, & et. al., Dicionário de Educação do Campo (pp. 257 - 265). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâcio, Expressão Popular, 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. Ed: Nova Fronteira, 2012


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