A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler

2 1ª aula O significado do estágio para a formação do educador

3 Estágio Supervisionado é:... um conjunto de atividades de formação, pesquisa e prestação de serviços à comunidade que propicia ao estudante à compreensão da realidade educacional e escolar, a aquisição de competência para a intervenção adequada, a investigação e a vivência de projetos pedagógicos sustentados... Manual de Estágio de Pedagogia. FISIG (2009)

4 Neste contexto o estágio supervisionado é: Um momento de adequação profissional onde o aluno articula a teoria com a prática, possibilitando ao estudante refletir e intervir no campo de atuação profissional, com a supervisão de profissionais formados e experientes.

5 O currículo do curso de Pedagogia foi trabalhado, nos períodos, com eixos temáticos a saber : 1º e 2º - Sociedade, educação e cidadania 3º – Escola: projeto e prática pedagógica 4º, 5º e 6º – Ação docente e sala de aula 7º e 8º - Práxis educacional: produção do conhecimento e identidade do profissional Obs. O estágio está inserido, também,nos eixos temáticos e servirá de subsídios para o seu TCC.

6 Estágio no 1º período do Curso de Pedagogia Deverá acontecer priorizando o eixo temático: Sociedade, educação e cidadania É um estágio de observação em escolas ( educação formal - sistemática) e em outros espaços educacionais (ONGs, conselhos escolares e de alunos, entidades filantrópicas, unidades de capacitação profissional, programas educativos em meio de difusão cultural, organizações e/ou projetos sociais, etc)

7 Escolas ou Organizações sociais como Campo de Poder PIMENTA e LIMA(2004) encontraram a explicação em BOURDIEU que trabalha com o conceito de campo de poder, que entende como: Um espaço estrutural de posições que correspondem a um posto de denominação e investido de poder material ou simbólico decorrente da posição encontrada

8 Universidade e escola como campos do saber A dificuldade de estruturarmos o estágio que tem origem no CAMPO de saber da UNIVERSIDADE e é realizado na ESCOLA que possui um outro CAMPO, com estruturas e linguagens diferentes.

9 Estágio e a interfaces da realidade escolar e sua contextualização na sociedade verificando: Onde a escola está situada? Como são seus alunos e onde moram? Como é a comunidade em que está inserida: as ruas e as casas das adjacências da escola? Quais os problemas e as características da comunidade e como interpenetram na vida da escola? Quais os determinantes históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais dessa realidade?

10 Foi trabalhado os eixos temáticos no estágio que permitiu que: Os estudantes percebem, identifiquem e compreendam a realidade, com base na rede de relações e no conhecimento visando interferir no campo de atuação profissional

11 2ª aula Normas Gerais de Estágio

12 A Faculdade Internacional Signorelli Possui normas de estágio de acordo com a Lei 11788/08 que regulamenta o Estágio Supervisionado no país. O MANUAL DE ESTÁGIO de Pedagogia estabelece normas gerais de estágio para o curso.

13 A lei /08 de 25/10/08 Dispõe sobre o estágio de estudantes Considera o estágio umato educativo, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação do aluno para o trabalho produtivo Estagio faz parte do projeto Pedagógico do Curso Visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular objetivando o desenvolvimento do educando como cidadão e para o trabalho

14 Estão previstos no Manual de Estágios Os objetivos gerais e específicos do estágio; A estrutura e organização assim como as competências dos: estagiários, professores de estágios,coordenador de curso e do coordenador do Núcleo de Estágios da FISIG; Informa os direitos e deveres do estagiário Apresenta todo o material necessário (fichas) para registro das observações. Vamos consultar o Manual de Estágio !

15 ( Colocar o Manual de Estágio digitalizado )

16 3ª aula Proposição de atividades de estágio no campo

17 Sobre ensinar e apreender a profissão docente Segundo PIMENTA e LIMA ( 2004) o estágio: Traduz características do Projeto pedagógico do curso, de seus objetivos, interesses e preocupações formativas; Traz a marca do tempo histórico e das tendências pedagógicas adotadas pelos professores mentores do Projeto.

18 Através do estágio: Os alunos buscam a articulação da teoria, apreendida na faculdade, com a prática, realizada no campo; Podemos desenvolver estudos científicos, apontando novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente.

19 Caminhos e possibilidades para a realização do estágio Alunos dos primeiros períodos do curso, PIMENTA e LIMA (2004) afirmam que o estágio tem a função de boas vindas de novos companheiros da profissão.

20 Caminhos para os alunos trilharem no estágio proposto por PIMENTA E LIMA(2004) ESTÁGIO / PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO PROBLEMATIZAÇÃO INVESTIGAÇÃO Reflexão ANÁLISE da INTERVENÇÃO Realidade

21 Passos para a realização do estágio proposto por PIMENTA E LIMA( 2004) 1 - Aprendizagem de contexto: - Localizar a escola em seu contexto social e político; - Verificar o local onde está situada a escola ( cidade, bairro e rua)

22 2 - Aprendizagem de chegada: Analisar a chegada à escola, observando o portão de entrada para verificar: - as marcas da sociedade - a história da comunidade - o controle de entrada e saída da escola - os transeuntes que trafegam na rua e na escola, etc.

23 3 – Aprendizagem de aprofundamento Fazer o diagnóstico da realidade da escola, lembrando os dados de informação do espaço escolar para ter uma visão de conjunto, dos problemas e das necessidades; Fazer um diagnóstico dinâmico da escola, descrevendo a escola em funcionamento.

24 4 - Aprendizagem sobre o Projeto Pedagógico Conhecer a proposta pedagógica da escola 5 - Aprendizagem decorrentes da dinâmica interativa dos saberes Estudo das relações estabelecidas no encontro / confronto de professores da faculdade e da escola

25 6 – Aprendizagem sobre a vida e o trabalho dos professores na escola Perceber as condições de trabalho dos professores, suas jornadas e seus salários, etc. 7 - Aprendizagem sobre os saberes da investigação relacionar o estágio com a pesquisa propiciar a elaboração do TCC através das experiências do estágio

26 8 – Aprendizagens sobre a escola em movimento Observar a dinâmica da escola ( entrada,saída, atividade no pátio, recreio, quadras, corredores, banheiros, salas de aula, cantina, etc.) 9 - Aprendizagens de gestão escolar e o processo ensino aprendizagem Observar a gestão da escola e o processo ensino aprendizagem.

27 10 – Aprendizagens sobre a história da escola Contextualizar suas origens e transformações, sua relação institucional e funcional relacionado-a com as demais escolas do sistema de ensino. Espero vocês no campo de estágio!


Carregar ppt "Curso de Pedagogia Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google