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Departamento de química – UTFPR – Pato Branco

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Apresentação em tema: "Departamento de química – UTFPR – Pato Branco"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de química – UTFPR – Pato Branco
Normas para Elaboração de Trabalhos da UTFPR Prof. Leandro Zatta

2 AONDE ENCONTRAR ESSAS NORMAS?
BIBLIOTECA: UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba: UTFPR, p. ISBN exemplares. Acervo SITE: Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

3 O QUE SÃO ESSAS NORMAS? “São regras básicas para apresentação de trabalhos avaliativos em todos os níveis acadêmicos“ (UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 2009). Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

4 NORMAS DA UTFPR – O QUE DEVE CONSTAR NO TCC FINAL
Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

5 Prof. Leandro Zatta NORMAS DA UTFPR Semestre: 01/2012
Fotos: divulgação Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

6 Elementos pré-textuais
Pré-Projeto e Projeto (antes da defesa) Versão final Após defesa

7 CAPA: Prof. Leandro Zatta Prof Henrique Emilio Zorel Jurnior
Profa Raquel Dalla Costa da Rocha Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Semestre: 01/2013 Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

8 Elementos pré-textuais - Capa
Nome da Instituição e do Curso, completos; nome do autor(es): responsável intelectual ou artístico do trabalho; título principal do trabalho: claro, preciso, com palavras que identifiquem o seu conteúdo; tipo de documento científico ou acadêmico (Projeto de trabalho de conclusão de curso, trabalho de conclusão de curso); local (cidade) da Instituição onde o trabalho deve ser apresentado; ano de depósito (entrega do trabalho).

9 Elementos pré-textuais – Folha de rosto
nome do autor(es) título principal do trabalho tipo de documento científico ou acadêmico (trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (grau pretendido); nome da instituição a que será submetido, área de concentração; nome do orientador e do co-orientador (se houver);

10 Solicitar ao orientador ou coordenador do TCC o número da ata.
FOLHA DE APROVAÇÃO: Solicitar ao orientador ou coordenador do TCC o número da ata. Prof. Leandro Zatta Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

11 DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS E EPÍGRAFE (OPCIONAIS):
Prof. Leandro Zatta Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

12 DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS E EPÍGRAFE (OPCIONAIS):
Semestre: 01/2012 Prof. Leandro Zatta Fotos: divulgação Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

13 DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS E EPÍGRAFE (OPCIONAIS):
Semestre: 01/2012 Prof. Leandro Zatta Fotos: divulgação Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

14 RESUMO EM LINGUA PORTUGUESA E INGLESA:
Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

15 RESUMO EM LINGUA PORTUGUESA E INGLESA:
Prof. Leandro Zatta Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação

16 Tabelas – tabelas de dados numéricos
LISTAS: Figuras Gráficos Imagens Mapas Quadros Tabelas – tabelas de dados numéricos Siglas – abreviatura formada pelas letras iniciais de palavras de expressões. ABNT Abreviaturas – parte da palavra representando o todo. Cap. (capítulo) Acrônimos – palavras formadas por letras ou sílabas iniciais de outras expressões, formando uma palavra pronunciável. NASA Símbolos – significado simbologia.   Recomenda-se a elaboração de listas específicas para cada tipo de ilustração, a partir da existência de 5 elementos da mesma espécie Prof. Leandro Zatta Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

17 Elementos pré-textuais – sumário
É a enumeração das divisões, seções e/ou outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, localizando as partes do trabalho, acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s). O sumário deve ser colocado como último elemento pré-textual. os elementos pré-textuais não devem constar no sumário; a ordem dos elementos do sumário deve ser conforme os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a NBR6024; os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. a paginação deve ser apresentada sob a forma: número das primeiras páginas (exemplo: 27)

18 Elementos pré-textuais – sumário

19 Elementos pré-textuais – sumário

20 Deve ser claro, objetivo, limpo, direcionado à temática eleita.
INTRODUÇÃO: É a parte do trabalho em que o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes. Deve ser claro, objetivo, limpo, direcionado à temática eleita. O ideal é que conte com 1 a 3 (uma a três) páginas, o que será suficiente para expor, de forma sucinta, a natureza da pesquisa elaborada. A última frase da sua introdução corresponde ao macro-objetivo do seu trabalho. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

21 Desenvolvimento - Introdução

22 Desenvolvimento – Introdução
• Comece a introdução fazendo um pequeno resumo do problema abordado. • Faça uma discussão concisa e bem estruturada dos resultados e descobertas de outros estudos para que o leitor entenda o panorama geral do trabalho. • Não conte uma história completa sobre o assunto. Cite apenas os artigos prévios que tenham relação direta com o problema tratado. Enuncie o objetivo da pesquisa feita. O objetivo é a parte mais importante da introdução. • Estabeleça a significância do trabalho: porque houve necessidade de fazê-lo? • Enuncie claramente as hipóteses, as variáveis investigadas e resuma de maneira concisa os métodos usados. • Defina todas as abreviações e termos especializados.

23 Objetivo é sinônimo de meta, fim.
A definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Objetivo geral Aqui vão aparecer em um único parágrafo às pretensões do pesquisador, descrevendo os prováveis resultados, delimitando-os. No objetivo geral usam-se verbos no infinitivo. Semestre: 01/2012 Prof. Leandro Zatta Fotos: divulgação Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

24 Objetivos específicos
Mostra aspectos e ações detalhadamente. Assim como o objetivo geral também se usam verbos no infinitivo. Exemplos: analisar, explicar, saber, entender, identificar, descrever, etc. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

25 REFERENCIAL TEÓRICO: Discussão teórica do problema, na perspectiva de fundamentá-lo nas teorias existentes. Valida a dimensão interna e de construto da pesquisa, estabelecendo relações causais que serão operacionalizadas com a ajuda do referencial.  Quando uma ideia, comentário, definição, discussão vem da leitura de artigos, livros, revistas, etc., o(s) autor(es), deve(m) ser citado(s), salientando a contribuição dos mesmos para sua proposta de pesquisa. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

26 Desenvolvimento – Revisão da literatura
A revisão da literatura é uma parte vital do processo de investigação. Envolve localizar, analisar, sintetizar e interpretar a investigação prévia (revistas cientificas, livros, atas de congressos, resumos, etc.) relacionada com a sua área de estudo; Propósitos de revisão de literatura num estudo de investigação Delimitar o problema de investigação Procurar novas linhas de investigação Evitar abordagens infrutíferas Ganhar perspectivas metodológicas Identificar recomendações para investigações futuras

27 MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se do momento em que o pesquisador especifica o método que irá adotar para alcançar seus objetivos optando por um tipo de pesquisa e como irá proceder na coleta de dados (técnicas). Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

28 Desenvolvimento – Materiais e métodos
O objetivo da seção é descrever exatamente o que foi feito: – Os experimentos feitos e como eles foram feitos; – Os equipamentos e materiais usados e como e quando eles foram usados. Ela deve fornecer detalhes suficientes para que os resultados possam ser verificados e o estudo replicado por outros. Como escrever uma boa seção de materiais e métodos • Ordene os procedimentos feitos. • A ordenação pode ser cronológica ou por tipo de procedimento, a critério do autor. • Se a opção for por tipo de procedimento, as etapas do procedimento devem ser descritas de maneira cronológica. • Use subtítulos se necessário. • Para descrever o que foi feito, use o tempo passado.

29 Desenvolvimento – Materiais e métodos
Explique porque cada procedimento foi feito. • Pode-se fazer referência a um artigo publicado como uma alternativa à descrição de um procedimento muito longo. • Identifique a origem de qualquer tipo de equipamento, software, enzima, organismo ou cultura que tenha um fornecedor particular e que tenha tido papel crítico na realização dos experimentos. • Descreva em detalhe qualquer modificação feita em um equipamento ou qualquer equipamento construído especificamente para o estudo e, caso pertinente, forneça ilustrações das modificações. • Métodos avançados ou pouco comuns podem precisar de uma citação bibliográfica.

30 a) estabelecendo relações entre causa e efeito;
RESULTADOS E DISCUSSÃO: É uma das partes mais importantes do trabalho científico, ou seja, a etapa nobre da pesquisa. Os resultados apresentados na forma de texto, tabelas, gráficos deverão ser discutidos da seguinte forma: a) estabelecendo relações entre causa e efeito; b) deduzindo as generalizações e os princípios básicos, que tenham comprovações experimentais; Prof. Leandro Zatta Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

31 RESULTADOS E DISCUSSÃO:
c) indicando as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos, bem como suas limitações; d) procurando elaborar, quando possível, uma teoria para explicar certas observações ou resultados obtidos. e) Confrontando seus resultados ou ideias com trabalhos já existentes na literatura. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

32 Negar a hipótese é tão meritório quanto a confirmar.
CONCLUSÃO: Serve para finalizar o texto trabalhado, amarrar as ideias que foram colocadas durante a pesquisa. É a recapitulação sistemática dos resultados e discussão, devendo estar claramente ligada aos seus objetivos e hipóteses. Negar a hipótese é tão meritório quanto a confirmar. A conclusão é a contribuição do pesquisador para o avanço científico. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

33 Conclusões ou Considerações finais???
A conclusão tem também sua estrutura própria. Ela deve retomar o problema inicial lançado na introdução revendo as principais contribuições que trouxe a pesquisa. A conclusão apresenta o resultado final, global da investigação, avaliando seus pontos fracos ou positivos através da reunião sintética das principais ideias desenvolvidas ou conclusões parciais obtidas. O cuidado que se deve ter é o de a conclusão nunca extrapolar os resultados do desenvolvimento. O resultado final deve ser decorrência natural do que já foi demonstrado.

34 Conclusões ou Considerações finais???
Afirmou-se que a ciência não é um todo acabado mas que está em contínua construção. É natural, pois, que a pesquisa não esgote por completo o tema investigado. Convém, então, apontar na conclusão os problemas decorrentes do tema investigado que poderão servir para futuras pesquisas. A conclusão, apesar de ser o fecho de um trabalho de pesquisa, não o é da ciência.

35 REFERÊNCIAS: Conjunto de todas as informações que identificam as obras consultadas e/ou citadas no texto. Trabalhos que não possuem referências ou extraídos de sites não oficiais não são considerados de cunho científico, sem embasamento teórico. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

36 ANEXO – documento não elaborado pelo autor, serve como fundamentação.
APÊNDICE E ANEXO (OPCIONAL): APÊNDICE - documento elaborado pelo aluno na metodologia que complementa seus estudos (tabelas de dados, laudos, programas, etc) ANEXO – documento não elaborado pelo autor, serve como fundamentação. Deverão estar presentes no sumário. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

37 Margens: 3 cm (esquerda e superior); 2 cm (direita e inferior);
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO FORMATO: A4; Impressão: até 100 páginas anverso da folha; O uso de anverso e verso deverão iniciar nos elementos textuais; Tamanho de fonte: Arial ou Times New Roman, 12; Legendas e citações diretas, fonte 10; Parágrafo: recuo 1,5 a 2,5 cm, justificado e sem espaçamento anterior ou posterior. Margens: 3 cm (esquerda e superior); 2 cm (direita e inferior); Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

38 São centralizados em negrito.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO INDICATIVOS DE SEÇÃO: Títulos sem numeração (agradecimento, listas, resumo, referência, apêndice, anexo, etc) São centralizados em negrito. Elementos sem Títulos sem numeração (folha de aprovação, dedicatória, epígrafe) Seguem modelos apropriados. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

39 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
INDICATIVOS DE SEÇÃO: Títulos com numeração (introdução, referencial teórico, materiais e métodos, resultados e discussão e considerações finais ou conclusão) 2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 COMPOSIÇÃO 2.1.1 Títulos Elementos Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

40 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
PAGINAÇÃO: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. Primeira folha paginada – introdução: algarismos arábicos, canto superior direito da folha. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

41 Deverão ser apresentadas no texto. Pode ser numerada ou não.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO EQUAÇÕES E FÓRMULAS: Deverão ser apresentadas no texto. Pode ser numerada ou não. Citação de numerada Ex. A equação (1) ... Citação sem numeração Ex. ....fórmula da distância entre dois pontos: Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

42 ILUSTRAÇÕES: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Prof. Leandro Zatta
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43 ILUSTRAÇÕES: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Prof. Leandro Zatta
Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

44 TABELAS: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Prof. Leandro Zatta
Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

45 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Alinhamento na margem esquerda Sistema alfabético Espaçamento: Tamanho de fonte: Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

46 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Livro Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

47 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Folhetos Catálogo Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

48 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Manuais Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

49 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS TESES, DISSERTAÇÕES etc Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

50 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Artigos Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

51 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba: UTFPR, p. Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

52 Na prática! O que o projeto deverá conter?
Semestre: 01/2012 Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha

53 Prof. Leandro Zatta Semestre: 01/2012
Fotos: divulgação Prof. Leandro Zatta Profa Raquel Dalla Costa da Rocha


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