A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENVOLTÓRIOS CELULARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENVOLTÓRIOS CELULARES"— Transcrição da apresentação:

1 ENVOLTÓRIOS CELULARES
ANA KARINA

2 ATRAVÉS DOS ENVOLTÓRIOS CELULARES:
As células precisam estar separadas do meio. E COMO A CÉLULA É SEPARADA DO MEIO? ATRAVÉS DOS ENVOLTÓRIOS CELULARES: Membrana celular ou plasmática ou plasmalema Parede celular

3 MEMBRANA PLASMÁTICA OU PLASMALEMA
Película muito fina , elástica e lipoprotéica; Isola a célula do meio externo; Participa ativamente do metabolismo celular; Exibe notável caráter seletivo;

4

5 ENVOLTÓRIO CELULAR MEMBRANA PLASMÁTICA FUNÇÕES COMPOSIÇÃO QUÍMICA
PROPRIEDADES PROTEÇÃO LIPÍDIOS ELASTICIDADE PERMEABILIDADE SELETIVA PROTEÍNAS REGENERAÇÃO

6 ORGANIZAÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA

7

8 As camadas de lipídios seriam fluidas, e as proteínas mudariam continuamente de posição, como se fossem peças de um mosaico. O modelo explica o fato de a membrana ser semipermeável, isto é, permiti a entrada ou a saída de algumas substâncias. Esta permeabilidade seletiva permite que a composição interior das células seja diferente da composição do ambiente.

9 MEMBRANA PLASMÁTICA ESTRUTURA FUNÇÃO ESPECIALIZAÇÕES
O modelo do mosaico fluido afirma que moléculas proteicas estão em dupla camada lipídica, mas com livre movimentações. FUNÇÃO Permeabilidade seletiva e reconhecimento celular. ESPECIALIZAÇÕES Microvilosidade - Ocorrem no epitélio intestinal e servem para aumentar a superfície de absorção. Invaginações Promovem o transporte de água nos de base canilículos renais. Desmossomos e - Servem para promover a adesão Interdigitações entre as células epiteliais.

10 Desmossomos – ricos em substâncias adesivas.
Interdigitações – ampliam a superfície de contato entre as células. Microvilosidade – aumento da superfície celular, aumento da absorção. célula do epitélio intestinal. Protegem o organismo contra a penetração de corpos estranhos Aumentam a aderência e ajudam na sustentação das células

11

12 TRANSPORTE PASSIVO Sem gasto de energia TRANSPORTE ATIVO Com gasto de energia A passagem de substâncias através da membrana plasmática se dá de duas formas principais:

13 TRANSPORTE PASSIVO: É o mecanismo de passagem natural de pequenas moléculas através da membrana plasmática Sem gasto de energia Principais tipos: Difusão Osmose Difusão facilitada

14 DIFUSÃO SIMPLES Consiste na passagem espontânea de moléculas pequenas e/ou lipossolúveis, como as de água, gás carbônico e oxigênio, pela região lipídica da membrana plasmática. 

15 OSMOSE Caracterizada pela difusão de moléculas de água por meio de uma membrana semipermeável de um meio hipotônico (com maior concentração de água) para um hipertônico (menor concentração de água)

16 DIFUSÃO FACILITADA Implica a interação das moléculas ou íons com proteína carreadora que facilita sua passagem através da membrana, provavelmente por se fixar quimicamente a ela e se deslocar, através da membrana, nessa forma fixada.

17 RESUMO

18 Esse gasto de energia, consome moléculas de energia - ATP
TRANSPORTE ATIVO Com gasto de energia Principais tipos: Bomba de sódio e potássio Endocitose Exocitose Contra o gradiente de concentração

19 BOMBA IÔNICA OU BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO
Transferência de íons do meio intra e extra celular pela proteína transportadora da membrana. O íon potássio é carregado para o interior da célula e o íon é lançado para o exterior.

20 Esse processo é importante na condução dos impulsos nervosos nas células nervosas.

21 ENDOCITOSE Permite o transporte de volumes maiores de substâncias do meio exterior para dentro da célula; Nesse processo a célula despende energia e ingere porções solidas ou líquidas; Há dois tipos principais de endocitoses: FAGOCITOSE e PINOCITOSE.

22 FAGOCITOSE Processo em que a célula emite expansões citoplasmáticas denominadas pseudópodes; estes abraçam a partícula a ser englobada (geralmente é sólida) e forma-se o fagossomo (corpo ingerido); Defesa e nutrição celular.

23 PINOCITOSE Processo de englobamento de líquidos e de pequenas partículas que ocorre nas células; A pinocitose é o meio pelo qual as células de revestimento interno do intestino capturam gotículas de lipídios do alimento digerido.

24

25 EXOCITOSE Enquanto que na endocitose as substâncias entram nas células, existe um processo inverso: a exocitose. Podemos concluir, portanto, que a endocitose está relacionada com a captura de partículas para o interior da célula, enquanto a exocitose está relacionada com a eliminação de substâncias para o exterior.

26

27 PAREDE CELULAR Estrutura de revestimento externo;
Capacidade de proteger e sustentar a célula; Nos vegetais é formada por celulose; Nos fungos a substância presente é a quitina; Nas bactérias a parede é constituída por um complexo proteico.

28 PROPRIEDADES DA PAREDE CELULAR
Resistência a tensão; Resistência à decomposição por microrganismos; Elasticidade; Permeabilidade.

29

30 PAREDE CELULAR “Esqueleto celular” externo encontrado em:
Célula bacterianas Células de Fungos Células de Algas e Plantas Peptidioglicano Quitina Celulose

31 Exercício páginas : 48 , 49 e 50. Questões : 1 até 7

32 Fontes: file:///C:/Users/AnaKarina/Pictures/envoltrioscelulares phpapp01.pdf instant&rlz=1C1CAFA_enBR633BR633&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=slides+sobre+parede+celular


Carregar ppt "ENVOLTÓRIOS CELULARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google