A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA"— Transcrição da apresentação:

1 PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Professora Lina Sue PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA Profª Lina Sue Site: linasue.uuuq.com

2 CONSTRUTIVISMO

3 PSICOTERAPIA COGNITIVA uma psicopatologia narrativa
Gonçalves, O. Psicoterapia Cognitiva Narrativa: Manual de Terapia Breve. Campinas:Editorial Psy. 1998 Professora Lina Sue Capítulo 2 : Os fundamentos de uma psicopatologia narrativa

4 PSICOTERAPIA COGNITIVA TERAPIA COGNITIVA NARRATIVA
Professora Lina Sue Os pressupostos da PSICOLOGIA NARRATIVA põe em questão: 1) A crença na existência de elementos de uma realidade interna essencial. 2) A existência de um ser humano completamente individualizado e autônomo. Essências cognitivas  organização da matriz existencial. Hermenêutica absolutista e apriorística  por uma hermenêutica facilitativa da multicompreensão. A abstração lógica cederá lugar à discursividade narrativa. Finalmente, o indivíduo isolado transformar-se-á num espaço relacional de interlinguagem.

5 PSICOTERAPIA COGNITIVA TERAPIA COGNITIVA NARRATIVA
Professora Lina Sue Decorrem implicações clínicas em 2 níveis: 1º) Uma nova concepção de psicopatologia, equacionando a fenomenologia da perturbação, não como o reflexo de uma disfunção interna, seja ela “mental” ou “neurobiológica”, mas como um disfuncionamento do próprio discurso narrativo. 2º) Uma psicoterapia que deixará de metaforizar o terapeuta como doutor da interioridade e da individualidade, e que procurará criar condições, no contexto da realidade conversacional que é a terapia, para um desenvolvimento da coerência, complexidade e multiplicidade do cliente.

6 Psicopatologia Narrativa
PSICOTERAPIA COGNITIVA TERAPIA COGNITIVA NARRATIVA Professora Lina Sue Psicopatologia Narrativa Construtivistas contemporâneos = Psicopatologia = ciência de significação = psiquiatria fenomenológica. As classificações nosológicas em psicopatologia deverão ser entendidas como metáforas – isto é – formas condensadas de organização de significados. A psicopatologia é, nesse contexto, uma ciência da significação pessoal, e como tal, inseparável de um discurso narrativo. Assim, falar de agorafobia, depressão ou esquizofrenia é, antes de tudo, falar de configurações prototípicas de organização de significados.

7 Psicopatologia Narrativa
PSICOTERAPIA COGNITIVA TERAPIA COGNITIVA NARRATIVA Professora Lina Sue Psicopatologia Narrativa A psicopatologia, como processo de significação, é o produto da interação entre sistemas de significação de paciente e especialista. Assim, aquilo que caracteriza a psicopatologia é a sua existência, e não a sua essência. A psicopatologia é uma produção discursiva de organização de significados, indissociável de uma contextualização conversacional e sociocultural. Por isso, as psicopatologias mudam, quando mudam os pacientes, os tempos, as culturas e os especialistas.

8 Psicopatologia Narrativa
PSICOTERAPIA COGNITIVA TERAPIA COGNITIVA NARRATIVA Professora Lina Sue Psicopatologia Narrativa A psicoterapia  ouvir as narrativas do cliente como uma forma de compreender os seus sistemas de significação = expandir estas formas de significação. Não há pois psicopatologia sem interlocutor, e outra eventualmente seria a patologia, se outro fosse o interlocutor. As significações do cliente existem numa realidade conversacional com as significações discursivas do próprio terapeuta. Mas... Como as significações se organizam na matriz narrativa do indivíduo?

9 Psicopatologia Narrativa
PSICOTERAPIA COGNITIVA TERAPIA COGNITIVA NARRATIVA Professora Lina Sue Psicopatologia Narrativa Há 3 dimensões centrais da matriz narrativa: (1) coerência, (2) complexidade e (3) multiplicidade. “Viver narrativamente é ser capaz de explorar múltiplas narrativas do passado, presente e futuro (multiplicidade narrativa), enriquecer estas narrativas por uma variedade de processos e atitudes que nos dêem conta da multipotencialidade de cada instante episódico da nossa existência (complexidade narrativa) e construir um sentido de conexão intra e inter-narrativas (coerência narrativa)”

10 PSICOTERAPIA COGNITIVA 1. Estrutura Narrativa (coerência)
Professora Lina Sue Processo por intermédio do qual os diferentes aspectos da narrativa se ligam uns aos outros = proporcionar um sentido coerente de autoria. A significação da experiência está ligada à natureza e ao processo da construção narrativa. Os indivíduos necessitam estabelecer um processo de conexão e coerência, tanto no interior de cada episódio narrativo, quanto através das diferentes narrativas da vida. Viver depende de um sentido intencional de autoria. Os diferentes elementos da narrativa necessitam se ligar de um modo significativo e coerente.

11 PSICOTERAPIA COGNITIVA 1. Estrutura Narrativa (coerência)
Professora Lina Sue Ao longo da vida, as narrativas necessitam obedecer a uma dimensão de conexão e continuidade. Na ausência de uma coerência dentro e através da narrativa, o indivíduo perde o sentido de autoria. A vida transforma-se num composto de experiências dissociadas que não podem ser compreendidas na sua singularidade, nem na sua sequência. Assim, o sentido de autoria é proporcionado por uma dupla procura de coerência da estrutura narrativa: dentro de cada narrativa e através da narrativa. Tendência universal de busca de significado.

12 PSICOTERAPIA COGNITIVA 1. Estrutura Narrativa (coerência)
Professora Lina Sue O paciente surge com: Discurso incoerente e desorganizado; Não se apropria de suas experiências; Mostra-se incapaz de construir um sentido; Queixa-se de descontinuidade existencial. “Dias sem sentido, espaços em branco nas memórias do passado, falta de um sentido de direção para a vida, sentimentos de estranheza e despersonalização, desrealização e sintomas dissociativos variados, são algumas das queixas mais comuns reveladoras de dificuldades na coerência da estrutura narrativa”

13 PSICOTERAPIA COGNITIVA 2. Processo Narrativo (complexidade)
Professora Lina Sue Inclui os aspectos de riqueza, qualidade, variedade e complexidade da produção estilística da narrativa. Os indivíduos podem apresentar narrativas coerentes, mas pouco diferenciadas em termos de complexidade Uma narrativa complexa é o contrário de uma visão empobrecida e dicotômica da experiência. Viver significa construir criativamente narrativas da experiência que dão conta da complexidade e das possibilidades. Viver é, por outras palavras, atualizar diferentes possibilidades, num mundo de complexidade.

14 PSICOTERAPIA COGNITIVA 2. Processo Narrativo (complexidade)
Professora Lina Sue Atitude narrativa  5 processos narrativos: (1) recordação: capacidade para identificar elementos episódicos da experiência; (2) objetivação: exploração da multiplicidade do mundo sensorial; (3) subjetivação: capacidade de identificar a variedade de experiências internas, emocionais e cognitivas; (4) metaforização: diferenciação de significações da experiência; (5) projeção: elaboração de possibilidades alternativas para narrativas de futuro.

15 PSICOTERAPIA COGNITIVA 3. Conteúdo Narrativo (multiplicidade)
Professora Lina Sue Indivíduos que evidenciam um pobre conteúdo narrativo são aqueles cuja expressão discursiva se encontra limitada na diversidade de temas ou tramas, dando a idéia de que o sujeito opera num processo de unicidade discursiva. Ao contrário, uma existência narrativa, é ilustrada pela multiplicidade discursiva, pela sua diversidade temática, pela flexibilidade dos seus conteúdos. As narrativas variam não unicamente em termos de estrutura e processo, mas também em termos do seu próprio conteúdo. A multiplicidade narrativa resulta da diversidade dos seus conteúdos.

16 PSICOTERAPIA COGNITIVA 3. Conteúdo Narrativo (multiplicidade)
Professora Lina Sue Existência narrativa = multiplicidade = diversidade de possibilidades = protagonizam vários temas. Psicopatologia = incapacidade para uma visão multifacetada da experiência  diferentes tipos psicopatologia = diferentes protótipos narrativos. Narrativa protótipo = autoria narrativa inflexível. Existir narrativamente implica evitar estar preso a um tema ou a um protótipo narrativo. Objetivo da psicoterapia  introdução de uma maior flexibilidade, de modo que o indivíduo se abra o mais possível a toda potencialidade da experiência.

17 PSICOTERAPIA COGNITIVA 3. Conteúdo Narrativo (multiplicidade)
Professora Lina Sue “Nós compreendemos o passado mas vivemos o futuro” (Kierkgaard) Discurso narrativo = compreender  viver existência  conhecimento  hermenêutica Ligar o passado e o futuro no processo criativo de existir.

18 PSICOTERAPIA COGNITIVA E-mail : lina.sue@hotmail.com
Site: linasue.uuuq.com Professora Lina Sue Namastê!


Carregar ppt "PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google