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Prefeitura Municipal de Ipatinga - MG Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Encontro com professores – 31 de Maio e 01 de junho.

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1 Prefeitura Municipal de Ipatinga - MG Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Encontro com professores – 31 de Maio e 01 de junho

2 Pauta  7h30 às 7h35 - Boas Vindas  7h35 às 8h35- Elaboração das Metas e Ações para junho  8h35 às 9h30 - Elaboração dos diagnósticos  9h30 às 9h45 - Intervalo  9h45 às 10h15- Agenda do professor  10h15 às 11h15 - Análise e estudo do livro: Consciência Fonêmica  Encerramento

3 Pauta  13h às 13h15 - Boas Vindas  13h15 às 14h15- Elaboração das Metas e Ações para junho  14h15 às 15h15 - Elaboração dos diagnósticos  15h15 às 15h30 - Intervalo  15h30 às 16h- Agenda do professor  16h às 17h - Análise e estudo do livro: Consciência Fonêmica  Encerramento

4 Cronograma de atividades – Livros Alfa e Beto MêsSemana LiçãoFonema Manual Consciência Fonêmica Aprender a ler – Manual do professor Aprender a ler – Livro do aluno Minilivros Junho 2ª e 3ª 6 Sons nasais Páginas: 69 a 77 Páginas: 28 a 32 Páginas: 64 a 76 21 a 25 4ª e 5ª 8/z/ Páginas: 89 a 96 Páginas: 37 a 41 Páginas: 89 a 99 31 a 35 Julho1ª APLICAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS

5 Professora Efigênia Pedra

6 Consciência Fonológica  É a capacidade de perceber, identificar e discriminar diferentes sons.  Vozes – ( pai, mãe, vizinho íntimo, colegas, animais...)  Ritmo / barulho - ( alto, baixo, agudo, grave, próximo, distante, suaves, estridentes ( diferentes instrumentos, máquinas e objetos).  Rimas – (pares de palavras / quadrinhas / cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas...)  Sons – (identificar palavras com sons iguais no início, meio e fim).

7 A Consciência Fonológica: Antecede a consciência fonêmica; Prepara o aluno para a alfabetização; Deve ser desenvolvida de forma prazerosa.

8 Toda pergunta direcionada ao aluno deve-se obter uma resposta. Encoraje-o a responder a sentença completa: -Que som você ouviu? -Eu ouvi o som de uma gaita. Obs.: Trabalha-se muito usando a terminologia sons iniciais, sons finais.

9 Consciência Fonêmica  É a capacidade de identificar, utilizar, pensar e brincar com os sons das palavras.  Antes de aprender a ler as crianças precisam ter consciência de como os sons funcionam nas palavras. Ex.: mala / bala  Precisam compreender que as palavras são feitas de sons, representados pelos fonemas.  Análise / Síntese Ex.: U / A / I - UAI ( primeiro oral) (Essencial para o desenvolvimento da escrita)

10  Trabalhar o reverso da síntese ( análise);  O código alfabético é reversível ( transforma letras em sons e sons em letras);  É importante apresentar os sons e as letras que os representam ao mesmo tempo (análise);  Podemos apresentar por parte. Ex.: ele-fante  Por sons. Ex.: uai – u/a/i  Por sílabas. Ex.: da-do, me-la-do ( duas, três ou mais sílabas)  Todo preparo para ler e escrever é trabalhado antes oralmente (análise e síntese).

11 Atividades Preparatórias Consciência Fonológica MCF – Páginas 13 a 27 Livro ABC – Páginas 65 e 66 / 80 a 87 Coletânea (IAB) – Páginas 103 a 128 Consciência Fonêmica MCF – A partir da página 28 Livro ABC – Páginas 91 a 114 Coletânea (IAB) – Páginas 119 a 128

12 “ A concha do mar pode esconder uma pérola preciosa, mas, mesmo a dureza do mundo e as preocupações do dia a dia não podem esconder a ternura e o amor de um educador por seus educandos.” Que Deus abençoe e proteja você.


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