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Saída de campo Explorando o “nosso” cordão dunar. Autores: Otília Bola; Rui Machado; Zélia Carvalho 5.º ano de escolaridade Escola Básica Dr. João Rocha-Pai.

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1 Saída de campo Explorando o “nosso” cordão dunar. Autores: Otília Bola; Rui Machado; Zélia Carvalho 5.º ano de escolaridade Escola Básica Dr. João Rocha-Pai PARAGEM N.º 1 - Arenito de Eirol Esporão da meia laranja (junto ao Farol da Barra) construído com blocos de Arenito de Eirol, retirados da Muralha de Aveiro - Figura 2 : Conceitos: Arenito, arenito ferruginoso, muralha de Aveiro. : Atividades a desenvolver: Observar e fotografar o arenito de Eirol para posterior comparação com as características de outros arenitos, na sala de aula, para análise da constituição dos cimentos que os agregam e que lhes dão a coerência e a cor própria. : Enquadramento curricular: Unidade de estudo “As rochas, o solo e os seres vivos”. Materiais necessários: Máquina fotográfica e lupa. Questões orientadoras: -Qual é a cor predominante do arenito que estás a observar? -Consideras que o arenito é uma rocha coerente? Zona a visitar : Frações do cordão dunar desde o farol da Barra até à praia do Areão, numa extensão aproximada de 14 km, localizado entre a Ria de Aveiro e o Oceano Atlântico. Junto ao seu limite a norte encontra-se o farol mais alto de Portugal e um dos mais altos da Europa, sendo toda a extensão situada a sul do mesmo, até à praia do Areão, ocupada por dunas com uma fauna e uma flora típicas. É uma zona que possibilita estudos geológicos, biológicos e histórico-geográficos variados, revestindo-se de particular interesse o estudo da ação do Homem que se tem sobreposto à ação da Natureza. Para os alunos do 5º ano é importante a observação da linha da costa e da erosão que, atualmente, se tem vindo a intensificar ao longo de toda a zona em estudo. É também pertinente o estudo da flora autóctone e invasora e da sua importância como barreira à erosão. Enquadramento Didático e curricular: Disciplinas intervenientes: - Ciências Naturais; - História e Geografia de Portugal. Objetivos gerais: - Conhecer a fauna e flora das zonas dunares e da zona intertidal. - Alertar e sensibilizar para a problemática da erosão costeira. - Compreender a importância da preservação e da conservação das zonas dunares e da zona intertidal no desenvolvimento sustentável. Objetivos específicos: - Observar os blocos de arenito de Eirol utilizados na construção do esporão da meia laranja; - Observar fósseis; - Observar e identificar diferentes espécies de fauna e flora característica das dunas e da zona intertidal; - Reconhecer a água do mar como agente erosivo; - Reconhecer o chorão como uma planta exótica invasora; - Reconhecer o estorno como planta autóctone pioneira na fixação das dunas. Atividades prévias: Articulação com entidades externas: - Articulação com o departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Vagos para identificação dos locais de recolha do chorão e plantação do estorno e cedência de luvas e alfeias agrícolas, bem como para transporte do chorão recolhido; - Articulação com os Bombeiros Voluntários de Vagos para procederem à rega do estorno plantado; Articulação disciplinar: - Articulação entre os docentes de Ciências Naturais e os de HGP, no sentido de planificarem a exploração dos conteúdos necessários à visita. HGP: - Abordagem histórica da abertura da Barra de Aveiro e utilização dos blocos da muralha de Aveiro na construção do esporão da meia laranja. Ciências Naturais: - Reconhecimento prévio, por parte dos professores dinamizadores, do percurso a visitar; - Elaboração de um guião da visita; - Organizar os alunos em grupos de trabalho e fazer uma abordagem aos locais a visitar, com observação de fotografias desses locais e referência aos cuidados a ter durante a visita; - Consulta do Boletim Meteorológico (www.ipma.pt/pt/) e das tabelas das marés (www.hidrografico.pt/previsao-mares.php); - Apanha de estorno para posterior plantação; - Planificação/ preparação da aula de exploração da visita após a sua realização. Previsão de calendarização: 2º Período. Comportamentos a adoptar pelos alunos: - Levar roupa e calçado confortável e um chapéu; - Levar uma garrafa de água, lanche e almoço; - Deslocar-se pelos passadiços de madeira; - Não recolher plantas nem animais sem autorização dos professores; - Evitar pisotear a vegetação aquando da recolha do chorão e da plantação do estorno; - Respeitar as orientações dos professores relativas às normas de segurança dos locais a visitar; - Seguir o guião da visita, em grupo, realizando as tarefas nele propostas. Duração da saída de campo: A visita deverá realizar-se durante todo o dia, sendo que durante a manhã se efetuará a visita às paragens localizadas na praia da Barra, seguida de almoço na Costa Nova. Na parte da tarde proceder-se-á à recolha do chorão e à plantação de estorno na praia do Areão. Produtos a apresentar para a avaliação: - Guiões preenchidos (entregues ao professor no final da visita); - Elaboração de um artigo para a Newsletter do Agrupamento (após a aula de exploração da visita). Avaliação: - Comportamento e empenho dos alunos durante a visita; - Participação/ intervenções durante a visita e na aula de exploração da mesma; - Empenho na recolha do chorão e na plantação do estorno. Tarefa para alunos que não vão à visita: Os alunos que não participarem na visita devem fazer um trabalho de pesquisa sobre a importância da plantação do estorno. Fontes usadas: FONSECA, Marta et al (2010) - Guia de Campo Dia B, 22 de maio de 2010. LOPES, L. & PINHO, R. Flora dunar, Conhecer para preservar, UA. MARTINS, Cátia A. F. B. (2012) - Barra da Laguna de Aveiro no Século XIX: Impactos da Ação Antrópica na Dinâmica Lagunar; FLUP. SALES, Anabela et al (2010) - Clube da Terra, Ciências da Natureza, Texto Editora. Fig.1 – Cordão dunar da Praia da Barra até à Praia do Areão Fig 2 – Arenito de Eirol (ferruginoso) PARAGEM N.º 2 - Areia da praia da meia laranja Praia do farol com areias de granulometrias diferentes -Figura 3 Conceitos: Areia, granulometria. : Atividades a desenvolver: Recolher diferentes amostras de areia em zonas diferentes da praia (mais afastado da água e mais próximo da água), para posterior observação à lupa em sala de aula. : Enquadramento curricular: Unidade de estudo “As rochas, o solo e os seres vivos”. Materiais necessários: Sacos de plástico pequenos, caneta de acetato, etiquetas. Questões orientadoras: -Que diferenças encontras entre as diferentes amostras recolhidas? -Consideras que a areia é uma rocha coerente? Fig 3 – Areia da praia PARAGEM N.º 3 - Fósseis Placa de calcário com fósseis, localizada no largo do farol - Figura 4 : Conceitos: Fósseis, corais, moluscos. : Atividades a desenvolver: Observar e fotografar os diferentes tipos de fósseis. : Enquadramento curricular: Unidades de estudo “Unidade na Diversidade dos Seres Vivos” e “As rochas, o solo e os seres vivos”. Materiais necessários: Garrafa com água, vassoura, lupa e máquina fotográfica. Questões orientadoras: -Parecem-te fósseis do mesmo animal ou de animais diferentes? -Consegues identificar algum animal? Fig 4 – Fósseis PARAGEM N.º 4 - Flora dunar Dunas da Praia da Barra - Figura 5 : Conceitos: Flora, duna, salinidade, nomes científicos de espécies da flora dunar (autóctones, invasoras e exóticas). : Atividades a desenvolver: Observar e fotografar as diferentes espécies de flora dunar. Identificar algumas plantas com recurso ao guião fornecido ou a guias de campo e folhetos informativos. : Enquadramento curricular: Unidade de estudo “Diversidade nas plantas”. Materiais necessários: Máquina fotográfica, guias de campo e folhetos informativos. Questões orientadoras: -Qual é planta que te parece ser mais abundante na duna? (utiliza o guião ou o guia de campo/ folheto para a identificares). -Reconheces alguma espécie invasora nesta duna? Fig 5 – Flora dunar PARAGEM N.º 5 - Fauna/ flora aquáticas Rochas e praia adjacente ao esporão do molhe sul, a sul do Farol da Barra - Figura 6 : Conceitos: Esporão, fauna fixa (ex: mexilhão) e fauna móvel (ex: gaivota), flora aquática (ex: algas castanhas e algas verdes), marés, desidratação e abundância. : Atividades a desenvolver: Observar, fotografar e re- colher amostras de seres vivos. : Enquadramento curricular: Unidade de estudo “Diversidade de Seres Vivos e suas interações com o meio”. Materiais necessários: Máquina fotográfica, lupa, sacos de plástico pequenos, caneta de acetato e etiquetas. Questões orientadoras: -Quantas espécies diferentes de animais consegues observar? -Quantas espécies diferentes de plantas consegues observar? -Consideras que o mexilhão é uma espécie muito abundante neste habitat? Fig 6 –Molhe sul PARAGEM N.º 6 - Erosão da costa Praias adjacentes a norte/sul do molhe sul - Figura 7 : Conceitos: Esporão, erosão. : Atividades a desenvolver: Observar e fotografar a linha de costa para comparar os estádios de erosão. : Enquadramento curricular: Unidade de estudo “As rochas, o solo e os seres vivos”. : Materiais necessários: Máquina fotográfica. Questões orientadoras: - Qual foi o agente erosivo que tornou diferente a extensão de areia até ao mar, ao longo da costa que estás a observar? Fig 7 – Praia PARAGEM N.º 7 - Apanha de chorão Praia do Areão – Figura 8 : Conceitos: Flora dunar (autóctones, exóticas e invasoras), chorão (Carpobrotus edulis), acácia (Acacia longifolia). : Atividades a desenvolver: Apanhar o chorão nas manchas em que predomina. : Enquadramento curricular: Unidade de estudo “Diversi- dade nas plantas”. Materiais necessários: Ancinhos grandes e pequenos, enxada, sacos plásticos, pás pequenas e luvas. Questões orientadoras: - Qual é o objetivo de se retirar o chorão? Fig 8 –Chorão PARAGEM N.º 8 - Plantação de estorno Praia do Areão – Figura 9 : Conceitos: Flora dunar (autóctones, exóticas e invasoras), estorno (Ammophila arenaria), fixação das dunas. : Atividades a desenvolver: Plantar estorno. : Enquadramento curricular: Unidade de estudo “Diversi- dade nas plantas”. Materiais necessários: Pás pequenas, luvas e estorno. Questões orientadoras: - Qual é o objetivo de se plantar o estorno? Fig 9 – Plantação de estorno (Ammophila arenaria)


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