A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Ricardo Rodrigues Mendes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Ricardo Rodrigues Mendes"— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Ricardo Rodrigues Mendes
ENERGIA PARA A ATIVIDADE FÍSICA Aula elaborada pelo professor: Ricardo Rodrigues Mendes GRADUADO – Licenciatura e Bacharelado em Educação Física / UNIMONTES 2000 PÓS-GRADUADO – Ed. Física Escolar / UNIMONTES 2001 MESTRADO – Avaliação nas Atividades Físicas e Desportivas / UTAD Portugal 2005/2007

2 ENERGIA – CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO.
As atividades físicas e desportivas demandam energia e esta por sua vez originam-se de diferentes formas e estados. A energia só se manifesta quando apresenta um estado de mudança Neste contexto, quando se realiza um trabalho ou aumento do mesmo, aumenta-se a demanda e a produção de energia.

3 ENERGIA – CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO.
1ª. Lei da Termodinâmica: estabelece que a energia não pode ser criada nem destruída mas, pelo contrário, transformada de uma forma para outra sem ser depletada – Princípio da CONSERVAÇÃO DA ENERGIA.

4 ENERGIA POTENCIAL E CINÉTICA
Energia potencial e Cinética constituem a energia total de um sistema.

5 PROCESSOS PARA LIBERAÇÃO E A CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
O termo Exergônico descreve qualquer processo físico ou químico que resulte na liberação de energia para o meio ambiente. Ex: contração muscular

6 Os processos químicos que armazenam ou absorvem energia são denominados ENDERGÔNICOS, essas reações apresentam processos “ascendentes” e prosseguem com o aumento na energia livre para o trabalho biológico. Ex: formação de ATP’s

7 ENERGIA – CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO.
2ª. Lei da Termodinâmica: a ENTROPIA, a tendência da energia potencial degradar-se para energia cinética do movimento com uma menor capacidade de realizar um trabalho. Ex: pilhas, luz solar e alimentos.

8 INTERCONVERSÕES DA ENERGIA

9 TRABALHO BIOLÓGICO NOS SERES HUMANOS
TRABALHO MECÂNICO: a contração muscular representa o exemplo mais óbvio de transformação da energia. Os motores moleculares nos filamentos protéicos de uma fibra muscular transformam energia QUÍMICA em MECÂNICA.

10 TRABALHO BIOLÓGICO NOS SERES HUMANOS
TRABALHO QUÍMICO: a síntese contínua dos componentes celulares ocorre à medida que outros componentes são integrados. A enorme síntese de tecido muscular que ocorre em resposta a uma exigência esportiva ilustra magistralmente o trabalho químico.

11 TRABALHO BIOLÓGICO NOS SERES HUMANOS
TRABALHO DE TRANSPORTE: Todo o trabalho biológico de transporte das substâncias necessárias para continuidade de trabalhos celulares são um exemplo prático.

12 TRABALHO 02 – CÁLCULO CALÓRICO DE ALIMENTAÇÃO
PRATO: Arroz: 150 g Feijão: 100 g Carne de Boi: 80 g Ovo Cozido: 60 g Tomate: 60 g Alface: 20 g Copo de Guaraná (refri): 200 g

13 MENSURAÇÃO DE TRABALHO EM DIFERENTES MODALIDADES
STEP BENCH: ESTEIRA ROLANTE:

14 MENSURAÇÃO DE TRABALHO NA ESTEIRA ROLANTE

15 MENSURAÇÃO DE TRABALHO NO STEP BENCH

16 QUESTÕES DISCURSIVAS Com base na 1ª. Lei da termodiâmica, por que é impreciso referir-s à “produção”de energia no corpo?


Carregar ppt "FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Ricardo Rodrigues Mendes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google