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FORMULÁRIOS Conceito: Importância:

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1 FORMULÁRIOS Conceito: Importância:
É um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações. Importância: Propicia a padronização nas comunicações internas, visto que é considerado um elemento fundamental para a eficiência comunicacional das organizações; Permite o armazenamento de dados e informações e sua posterior recuperação e uso; Fornece condições de controle aos processos e fluxos organizacionais; Auxilia na execução de atividades e tarefas, principalmente quando há novos funcionários.

2 FORMULÁRIOS Definição
Formulário é um instrumento do processo administrativo constituído de: Palavras e números Dados fixos – impressos no próprio formulário Dados variáveis – preenchidos posteriormente Espaços ou campos Linhas Colunas Formato

3 Técnica de Elaboração de Formulário
O formulário é o veículo de transmissão, recebimento e preservação das informações necessárias para cobrir um fluxo de trabalho, desde o inicio até a conclusão..

4 CONTÍNUO PLANO TIPOS DE FORMULÁRIOS

5 FORMULÁRIOS Tipos de Formulários:
Formulários Planos/Jatos: são confeccionados em papel, de acordo com os padrões internacionais da International Organization for Standartization (ISO) ou de acordo com os padrões nacionais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). São destinados, principalmente, ao registro de dados analíticos e, geralmente, são produzidos pelo sistema off-set ou tipográfico. A diferença básica entre ambos é a forma de apresentação, ou seja, o seu aspecto físico: Planos: normalmente são apresentados em folhas soltas e/ou em blocos (Requisição de Material); Jatos: são apresentados em jogos individuais, presos e devidamente carbonados (passagem aérea).

6 FORMULÁRIOS Tipos de Formulários:
Formulários Contínuos: são confeccionados em papel, e obedecem aos padrões internacionais estabelecidos para a utilização em equipamentos de impressão computadorizados. Formulários Eletrônicos: são aqueles que guardam os padrões dos formulários anteriormente apresentados em ambiente eletrônico, digital. Fichas: são confeccionadas em papel de maior gramatura (cartão ou cartolina), obedecem aos mesmos padrões dos formulários e são, geralmente, destinadas ao registro de dados sintéticos.

7 FORMULÁRIOS Requisitos para Elaborar Formulários: Layout/Desenho
Prover espaços suficientes; Manter distâncias convenientes para o preenchimento (seja manual ou automatizado); Seqüência racional/lógica de preenchimento; Dispor de títulos legíveis e claros, referente ao conteúdo que deve ser preenchido; Realçar os elementos principais, obrigatórios, opcionais etc.; Aparência ‘clean’; Fonte, tamanho da fonte, nitidez da fonte, cor da fonte etc.

8 FORMULÁRIOS Requisitos para Elaborar Formulários: Controle Lógico
Elaborar em uma seqüência lógica, relacionado ao desenvolvimento dos fluxos que compõem determinado processo (do geral para o específico); Elaborar o formulário a partir das questões essenciais, propiciando equilíbrio ao conteúdo do que deverá ser preenchido, nem mais, nem menos; Evitar repetição de preenchimento; Elaborar o formulário de forma que seja identificado, posteriormente, quem preencheu, quando preencheu, qual é o setor responsável etc. Elaborar o formulário de forma que seja usado por todos os funcionários da organização, quando àquela determinada atividade/tarefa for desenvolvida.

9 FORMULÁRIOS Etapas para Elaborar Formulários:
Levantamento de análise das necessidades do setor, do funcionário, da atividade/tarefa; Pensar no nome do formulário (real, caso exista algo similar e qual é o melhor nome para identificá-lo posteriormente; Analisar e definir qual(is) é(são) o(s) objetivo(s) do formulário; Analisar se será um único formulário ou se será uma seqüência de formulários; Analisar o nível dos funcionários que irão utilizar o formulário; Analisar o consumo do formulário: diário, mensal, anual, sazonal; Analisar o controle e avaliação: quem controla, quem avalia;

10 FORMULÁRIOS Etapas para Elaborar Formulários:
Elaboração do formulário (layout/desenho e do conteúdo de forma lógica); Formato, tipo do papel, vias, carbonagem, arquivamento etc. Analisar o custo/benefício do formulário; Analisar o resultado final e aperfeiçoar quantas vezes forem necessárias; Submeter o formulário em uma aplicação piloto para detectar possíveis falhas no preenchimento e controle; Reelaborar o formulário a partir da detecção de falhas e submetê-lo novamente a nova aplicação piloto até que não haja mais detecção de falha.

11 FORMULÁRIOS Etapas para Elaborar o Conteúdo dos Formulários:
Inclusão de todos os tópicos necessários; Exclusão de todos os tópicos desnecessários; Uso de termos coerentes com o jargão da organização; Restringir o uso de abreviações e siglas; Uso de títulos lógicos que reflitam claramente o que se pretende; Observar a questão da numeração, paginação etc. que deve ser padrão em todos os formulários da organização; Informações de identificação: data, nome, assinatura etc.

12 FORMULÁRIOS Fonte:

13 FORMULÁRIOS Fonte:

14 FORMULÁRIOS Fonte:

15 FORMULÁRIOS Fonte:

16 Como elaborar ? 1º Levantamento das Necessidades Consiste em estudar a finalidade do formulário, analisar a justificativa de sua criação, identificando as suas características básicas (formato, nº de vias, etc..); 2º Análise do Formulário É importante elaborar o fluxograma do formulário desde a sua emissão até o arquivamento, com vistas a criticar o levantamento efetuado;

17 Como elaborar ? 3º Planejamento da Solução Desenvolvimento do novo formulário, dando atenção ao lay-out. Convém preparar um novo fluxograma, instrução de preenchimento e especificação para impressão (principalmente se vai haver mudança de rotina); Combinação Padronização Eliminação Simplificação Crítica a Solução

18 Como elaborar ? 4º Teste de Avaliação Para novos impressos, deve ser efetuado um teste de validação, com um prazo determinado, com vistas a verificar se a solução adotada é de fato a melhor ou se ainda é necessária alguma alteração; 5º Implantação Definitiva Encaminhamento do formulário para a gráfica elaborar a sua impressão.

19 Características Básicas.
Tipo de Papel Forma de Preenchimento; Destino do Formulário; Número de vias; Forma de Arquivamento; Cor do papel; Redação do Texto. Características físicas do papel (formato, grama-tura, cor e tipo); Texto; Disposição gráfica.

20 Redação do Texto Inclusão de todos os tópicos;
Exclusão dos tópicos desnecessários; Definição clara dos termos; Eliminação do uso de abreviações; Adoção de título curto; Margem de Arquivamento; Numeração do formulário; Numeração individual de controle.

21 A0 841 x A1 594 x 841 A2 420 x 594 A3 297 x 420 A4 210 x 297 A5 148 x 210 A6 105 x 148 A7 74 x 105 A8 52 x 74 A9 37 x 52 D O P A E L A 6 F O R M A T A5 A 3 A 4 A 1 A 2 FORMULÁRIO PLANO

22 Formato do Papel FORMULÁRIO CONTÍNUO
Crimpagem Furos de tração Serrilha Remalina

23 Uso do Logotipo Todos os documentos devem ter o logotipo
Se uso interno - só é necessário a marca; Se uso externo - é necessário o logotipo completo deve-se analisar a necessidade da colocação de endereço, telefone, nº do CGC. Ex. Nota Fiscal.

24 Recomendações Deixar margem para arquivamento.
Destacar as informações mais usadas. Utilizar sempre o logotipo da empresa. Testar o formulário. Redigir de forma clara preocupando-de com quem responde; Analisar a rotina do formulário. Avaliar os custos antecipada-mente. Usar cores adequadamente. Evitar linhas pontilhadas ou tracejadas. Usar campos definidos para respostas. Avaliar o tipo de papel a ser usado.

25 REFERÊNCIAS OLIVEIRA, D. de P. R. Sistemas, organização e métodos. 18. ed. São Paulo: Atlas, p. .


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