A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBGM – INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO & MARKETING

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBGM – INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO & MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 IBGM – INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO & MARKETING
Curso: Bacharelado em Fisioterapia Aula 2 – Neuroanatomia Tema: Anatomia do Diencéfalo e do Sistema Límbico Profª Luana Sousa

2 CONCEITOS INICIAIS CÉREBRO Porção mais desenvolvida do Encéfalo (80% da cavidade craniana) Formado por dois componentes, o Telencéfalo e o Diencéfalo.

3 DIENCÉFALO O diencéfalo, por sua vez, compreende as seguintes subdivisões: 1. Tálamo; 2. Hipotálamo; 3. Epitálamo; 4. Subtálamo Obs: Em relação com uma estrutura chamada III Ventrículo.

4

5

6 III VENTRÍCULO Definição: É uma cavidade do diencéfalo, que se comunica com o IV ventrículo pelo aqueduto cerebral e com os ventrículos laterais pelos forames interventriculares.

7 TÁLAMO Definição: São duas massas volumosas de substância cinzenta dispostas de cada lado do Diencéfalo.

8 HIPOTÁLAMO Definição: É uma área relativamente pequena do Diencéfalo, situada abaixo do tálamo, relacionado principalmente com o controle visceral. Temos:

9 EPITÁLAMO

10 SUBTÁLAMO Definição: Compreende a zona de transição entre o diencéfalo e o mesencéfalo. Área de difícil visualização.

11 SISTEMA LÍMBICO - DEFINIÇÃO
“É a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais” “Comanda comportamentos para sobrevivência de todos os mamíferos interferindo no funcionamento visceral e regulação metabólica de todo o organismo”

12

13 COMPONENTES DO SISTEMA LÍMBICO
1. Amígdala 2. Hipocampo 3. Tálamo 4. Hipotálamo 5. Giro cingulado 6. Tronco cerebral 7. Área ventral 8. Septo 9. Área pré-frontal

14 1. AMÍGDALA Definição: É o centro identificador do perigo, gerando medo e ansiedade, colocando-nos em situação de alerta e nos aprontando para fugir ou lutar.

15 2. HIPOCAMPO Definição: Área envolvida com fenômenos da memória de longa duração; Podemos comparar áreas de ameaças atuais com experiências passadas similares, nos permitindo escolher melhor a opção a ser tomada.

16 3. TÁLAMO E HIPOTÁLAMO Definição: Atuam no controle da temperatura, atuando diretamente nas emoções como prazer, raiva, aversão, tendências ao riso ou ao desprazer.

17 4. GIRO CINGULADO Definição: Coordenação de odores e regulação do comportamento agressivo.

18 5. TRONCO CEREBRAL Definição: Regulação do ciclo vigília-sono e mecanismos de alerta vitais para sobrevivência.

19 6. ÁREA VENTRAL Definição: Área de secreção de dopamina; Os indivíduos com disfunções nessa área podem apresentar dificuldades em se sentirem “recompensados”, levando- os a buscar por alternativas: alcoolismo, cocaínas, compulsividade, etc.

20 7. SEPTO Definição: Área ligada aos centros do orgasmo, feminino e masculino.

21 8. ÁREA PRÉ-FRONTAL Definição: Área afetiva, ainda sem estudos comprovados cientificamente.


Carregar ppt "IBGM – INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO & MARKETING"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google