A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes do Sistema Nervoso Central CÉREBRO TRONCO ENCEFÁLICO (BULBO, MESENCÉFALO E PONTE) MEDULA ESPINHAL CEREBELO MENINGES (PIA-MÁTER, DURA-MÁTER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes do Sistema Nervoso Central CÉREBRO TRONCO ENCEFÁLICO (BULBO, MESENCÉFALO E PONTE) MEDULA ESPINHAL CEREBELO MENINGES (PIA-MÁTER, DURA-MÁTER."— Transcrição da apresentação:

1

2 Componentes do Sistema Nervoso Central CÉREBRO TRONCO ENCEFÁLICO (BULBO, MESENCÉFALO E PONTE) MEDULA ESPINHAL CEREBELO MENINGES (PIA-MÁTER, DURA-MÁTER E ARACNÓIDE) LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO (CEREBROSPINAL)

3 MENINGES

4

5 TÁLAMO E HIPOTÁLAMO (LOCALIZAM-SE ABAIXO DO CÉREBRO) TÁLAMO – Constituído de duas massas ovóides de substância cinzenta encaixadas na base do cérebro. Responsável pelo direcionamento das mensagens sensoriais, com exceção das sensações olfativas, direcionando-as para áreas apropriadas do córtex cerebral. Regula o estado de consciência, alerta e atenção. HIPOTÁLAMO – Tamanho de um grão de ervilha, localiza-se sob o tálamo. Atua na homeostase corporal. Atua na temperatura corporal, apetite, equilíbrio hídrico e comportamento sexual. E também ativa glândulas produtoras de hormônios.

6

7 MESENCÉFALO, PONTE, CEREBELO e BULBO MESENCÉFALO Localizado após o tálamo e o hipotálamo. Atua na recepção e coordenação de informações sobre o grau de contração muscular e postura corporal. PONTE Constituída de fibras nervosas que ligam o córtex ao cerebelo. CEREBELO Atual no equilíbrio corporal. BULBO (MEDULA OBLONGA OU BULBO RAQUIDIANO) Constitui a parte dilatada localizada na base do tronco encefálico. Responsável pelos ritmos cardíaco e respiratório.

8 OS LOBOS CEREBRAIS FRONTAL porção anterior – controla músculos esqueléticos do lado oposto do corpo, pensamento, fala e olfato. PARIETAIS Localizados nas laterais – Sensações provenientes da pele, dos músculos, juntas e dos tendões. TEMPORAIS Regiões laterais inferiores da cabeça – Audição. OCCIPITAL Parte posterior da cabeça – Visão.

9 MEDULA ESPINHAL Cordão cilíndrico de 41 cm de comprimento e de 1,0 a 1,7 cm de diâmetro ligado ao bulbo raquidiano e alojado na coluna vertebral; Revestida por três meninges, com fino canal interno preenchido por líquido cefalorraquidiano, que também preenche o espaço entre as duas meninges mais internas; Retransmite informações nervosas ao encéfalo; Atua no ato reflexo;

10 Sistema Nervoso Periférico (SNP) Conecta o sistema nervoso central às diversas partes do corpo Constituído basicamente por nervos e por gânglios nervosos SOMÁTICO – Nervos raquidianos e cranianos AUTÔNOMO – Simpático e parassimpático

11

12

13 O SNP Autônomo Simpático estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. Já o SNP Autônomo Parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial.

14

15 O hormônio secretado pelos neurônios do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão pela qual esses neurônios são chamados colinérgicos. Os neurônios do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina, razão por que a maioria deles é chamada neurônios adrenérgicos. As fibras adrenérgicas ligam o sistema nervoso central à glândula supra-renal, promovendo aumento da secreção de adrenalina, hormônio que produz a resposta de "luta ou fuga" em situações de stress. A acetilcolina e a noradrenalina têm a capacidade de excitar alguns órgãos e inibir outros, de maneira antagônica.


Carregar ppt "Componentes do Sistema Nervoso Central CÉREBRO TRONCO ENCEFÁLICO (BULBO, MESENCÉFALO E PONTE) MEDULA ESPINHAL CEREBELO MENINGES (PIA-MÁTER, DURA-MÁTER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google