A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é globalização ?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é globalização ?."— Transcrição da apresentação:

1 O que é globalização ?

2

3

4

5

6 O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Termo de origem inglesa, repleto de ideologia, carregado de valor e significado que não traduz, com precisão, o conjunto de fenômenos a que se quer referir, ou se o faz é de forma imprecisa. OBSERVAÇÃO: - O termo globalização é uma criação dos americanos, a expressão mundialização é dos franceses, enquanto alguns pesquisadores usam a expressão internacionalização para definir tudo o que ocorre além das fronteiras nacionais.

7 O que dizer “Globalização” ?
Se “globalização” quer dizer a internacionalização de mercados? Então estamos dizendo que este não é um movimento recente. Ele surgiu há vários séculos atrás. Na China, no ano 1000 ac, as novas tecnologias da época, com o papel, a prensa gráfica, as pontes elevadiças de ferro, a bússola magnética, a pólvora, revolucionavam o ordem do mundo. Para o político, o jornalista e o empresário, “globalização” significa o aumento do fluxo de comércio e investimentos entre regiões e com outros países.

8 O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Existem conceitos variados sobre o fenômeno da globalização. Vamos focar algumas das visões mais recorrentes, devendo-se reconhecer que se usam termos quase correlatos para explicar a atual fase, senão vejamos: a) Globalização – processo econômico e social que estabelece relações de integração entre regiões, países, pessoas, empresas, com o fito de expandir ideais, negócios, atividades diversas. Fenômeno associado à noção de Aldeia Global, Sociedade de Consumo de Massas.

9 Globalização visão histórica
Setorialmente ocorreram várias globalizações. Se “globalização” quer dizer a internacionalização de mercados, então surgiu na China, no ano 1000 a. C. A globalização cultural pela hegemonia da cultura helenística do século V a.C até o século II d.C.

10 Globalização visão histórica
No começo do milênio anterior ocorreu a maior de todas as globalizações históricas, a formação do império romano. O latim se tornou a língua franca de todo o mundo de então, o denarium, foi uma espécie de moeda única, o direito romano moldou as instituições e os engenheiros romanos desenvolveram e exportaram a tecnologia de infra-estrutura ... aquedutos, portos, estradas,... A difusão do cristianismo no mundo ocidental e nas novas terras também foi uma espécie de globalização religiosa...

11 Globalização visão histórica (início da atual)
Muitos historiadores e economistas voltados para a economia política, afirmam que o processo de globalização atual teve sua origem nos séculos XV e XVI com o advento do descobrimento das novas terras e do nascimento do novo mundo. As descobertas marítimas teriam sido o primeiro impulso externo significativo do mundo europeu, devido à saturação dos mercados internos, diante da necessidade de comercializar mercadorias excedentes, de buscar novas e mais baratas matérias primas.

12 Globalização visão histórica
Outros estudiosos preferem tratar da globalização como algo mais recente, que ganhou impulso nas décadas de 70/80 do século 20, quando a Revolução Tecnológica e Científica se acentuou com a integração da tecnologia da informática a tecnologia da informação, ao uso da energia atômica, aos primeiros estudos sobre engenharia genética, uso da microeletrônica, robótica, etc.…

13 GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos na navegação. 2a Fase: Revolução Industrial, século XVIII. Advento da indústria, urbanização, aumento da produção. 3a fase: Fase atual, empresas multinacionais, produtos extremamente modernos e tecnologicamente avançados.

14 GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo
“A globalização não é apenas palavra da moda, mas a síntese das transformações radicais pelas quais vem passando a economia mundial desde o início dos anos 80. Suas dimensões básicas, que estão revolucionando a atividade produtiva e o modo de vida neste fim de milênio, são a aceleração do tempo e a integração do espaço. O paradoxo é que embora façamos as coisas que desejamos em cada vez menos tempo, falte também cada vez mais tempo para fazer aquilo que desejamos. Quanto mais economizamos tempo, mais carecemos dele.” GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo “Globalização, Transição Econômica e Infra-estrutura no Brasil” em “Competitividade na Infra-estrutura para o Século XXI” Pág. 52


Carregar ppt "O que é globalização ?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google