A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Problema da demarcação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Problema da demarcação"— Transcrição da apresentação:

1 O Problema da demarcação
aula 1 de filosofia da ciência

2 panorama da disciplina
A filosofia da ciência envolve Questões epistemológicas e questões metafísicas: As questões epistemológicas são questões sobre a natureza, justificação e limites do conhecimento científico. Por exemplo: que procedimentos de justificação aceitáveis nas ciências, como se dá o desenvolvimento do conhecimento científico, se os dados empíricos sobre o qual se baseiam as provas na ciência são contaminados por teorias, se o conhecimento científico é relativo, se a ciência é uma descrição verdadeira do mundo observável e não-observável. As questões metafísicas dizem respeito a como seria o mundo descrito pela ciência. Tratam-se de questões gerais sobre a causalidade, a explicação científica, o caráter de de necessidade das leis científicas, e o reducionismo.

3 demarcação Problema da demarcação é a busca por um critério que permita estabelecer as fronteiras entre a ciência, não ciência, e pseudo-ciência. Existem razões práticas para colocarmos o problema O critério de demarcação tem consequências para o sistema de saúde, a política ambiental, e a educação pública. O ganho teórica também é grande. Quando se faz filosofia da ciência, e não só epistemologia, tem-se de poder dizer sobre o que versa a disciplina, e o que difere a ciência de outras formas da cognição humana.

4 Pseudociência É bem difícil dizer o que é pseudociência. Algumas atividades, como andar de bicicleta e pintar, não são científicas, mas não são pseudocientíficas. Do mesmo modo, filosofia e crítica literária não são ciências, mas não são por isso pseudocientíficas. O que caracteriza a pseudociência? Uma proposta seria: Pseudocência é uma atividade ou uma doutrina que: a) não é científica b1) os seus proponentes procuram dar a impressão de que fazem e estudam ciência b2) contrasta com a ciência canônica

5 Pseudociência (b1) e (b2) algumas vez funcionam juntos, outras nos dão resultados diferentes. Campare: Um livro criacionista que descreve a estrutura do DNA Um livro de bioquímica que descreve erroneamente a estrutura do DNA Um livro criacionista que nega a tese que temos um ancestral comum com chimpanzés Um pastor que prega contra a tese do ancestral comum entre humanos e chimpanzés.

6 o critério Laudan propõe:
O critério de demarcação entre ciência e pseudociência não pode ser simplesmente estipulativo, devendo considerar o que normalmente encaramos como ciência e como pseudociência. Ele tem de ser informativo, dizendo o que há de especial nas reivindicações da ciência de saber e na investigaçaõ científica. Ele tem de oferecer condições necessárias e suficientes para demarcar ciência da pseudociência As implicações do critério, principalmente em termos valorativos, devem ser consideradas.


Carregar ppt "O Problema da demarcação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google