A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FALHAS NA COMUNICAÇÃO Adriana Salgado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FALHAS NA COMUNICAÇÃO Adriana Salgado."— Transcrição da apresentação:

1 FALHAS NA COMUNICAÇÃO Adriana Salgado

2 COMUNICAR: ENTENDIMENTO COMPREENSÃO

3 Falta de atenção; Mensagens mal- entendidas; Confusões de conteúdo; Público não atingido.

4 Falhas de comunicação acontecem em diversos setores da economia.
“ As falhas de comunicação acarretam grandes prejuízos às empresas, causam perda de tempo e esforço, afetam motivação e deterioram as relações humanas, num clima de acusação mútua pelas falhas ocorridas.”

5 Principais falhas no processo de comunicação operativa
Interpretação errada da mensagem sem contra-argumentação Utilização de fraseologia incorreta Congestionamento de ligações Não identificação dos interlocutores Realização de manobras indevidas Não repetição da mensagem Interrupção da comunicação

6 Riscos na comunicação operativa
O transmissor por já estar familiarizado com a mensagem e supor que o receptor também esteja, comete inconscientemente o erro de acreditar que o receptor entendeu sua mensagem com clareza.

7 Maior risco de falha na comunicação
O transmissor não exige que o receptor confirme mensagem e, portanto, conclui que sua mensagem foi entendida finalizando com um simples OK !

8 Para obter qualidade na COMUNICAÇÃO
O fato de uma pessoa transmitir a mensagem não garante que a mensagem foi completamente entendida.

9 “ Comunicar é colocar-se
no lugar do outro.”

10 O que é um bom texto? ERUDITO? SOFISTICADO? EFICIENTE! BREVE CLARO CONVINCENTE

11 Escrever bem= comunicar da melhor maneira
Você leria o seu texto com interesse se o recebesse de outra pessoa?

12 “ Lê-se aquilo que interessa
“ Lê-se aquilo que interessa. Uma carta de apenas uma página é longa demais se for desinteressante. Já outra, de quatro páginas, habilmente composta, pode reter o leitor até o fim.” (Bob Stone)

13 Texto: claro conciso objetivo com conteúdo com informação relevante palavras de fácil entendimento construções simples frases e parágrafos curtos linguagem próxima à coloquial ( sem ser vulgar)

14 “Não há nada escrito que não possa
ser escrito ainda melhor.” ( Shirley Povich) Evitar redundâncias; Evitar excessos; Cortar palavras desnecessárias; Identificar problemas; Revisar, reescrever.

15 Pérolas de jornais: “O acidente fez um total de um morto e três desaparecidos. Teme-se que não haja vítimas.” “Este ano, as festas do 4 de Setembro coincidem exatamente com a data de 4 de Setembro, que é a data exata, pois o 4 de Setembro é um domingo.”

16 “O tribunal, após breve deliberação, foi condenado a um mês de prisão
“O velho reformado, antes de apertar o pescoço da sua mulher até a morte, suicidou-se.” “A conferência sobre a prisão de ventre foi seguida de um farto almoço.”

17 “O acidente provocou uma forte comoção em toda a região, onde o veículo era bem conhecido.”
“O cabrito montês ficou morto na estrada durante alguns instantes.” “As circunstâncias da morte do chefe de iluminação permanecem claramente obscuras.”

18 “ O roubo do cemitério só teve testemunhas
mortas.” “ A vítima morreu atropelada ao cair na piscina.” “ O culpado do crime foi preso, mas os suspeitos continuam à solta.” “Segundo o testemunho dos moradores do local, o disco voador era completamente redondo e em formato de charuto.”

19 “A polícia encontrou no esgoto um tronco que provém, seguramente, de um corpo cortado em pedaços. E tudo indica que este tronco faça parte das pernas encontradas na semana passada.” “Há muitos redatores que, para quem veio do nada, são muito fiéis a suas origens.”


Carregar ppt "FALHAS NA COMUNICAÇÃO Adriana Salgado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google