A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos e Técnicas de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos e Técnicas de Pesquisa
Prof.ª Verônica Toste Faculdades Integradas Hélio Alonso

2 O texto acadêmico Não consiste em texto acadêmico um trabalho em que não haja reelaboração dos textos consultados ou uma reelaboração apenas parcial (falsa paráfrase). A ausência da indicação das fontes de informação utilizadas no próprio corpo do texto constitui plágio. Isso ocorre mesmo que elas estejam indicadas no final.

3 O texto acadêmico A ausência de aspas quando há reprodução de trechos de textos de outras pessoas constitui erro grave, configurando plágio. No entanto, mesmo que haja reelaboração do texto original, a fonte da informação deve ser sempre indicada no corpo do texto.

4 O texto acadêmico

5 O texto acadêmico Excertos retirados do artigo “A educomunicação como recurso para a educação para os meios”, de Priscila Kalinke.

6 O texto acadêmico é redigido de modo que toda e qualquer informação deve ter sua fonte original indicada no próprio corpo do texto, seguida da referência completa na nota de rodapé ou ao final. Não basta, portanto, inserir a referência no final do texto se ela não é indicada ao lado de cada informação incluída. O texto acadêmico é composto, entre outros elementos, a partir da articulação, reelaboração de outros textos.

7 O sistema autor-data Os exemplos até agora mencionados utilizam-se do sistema autor-data (atual sistema de referências utilizado pelo TCC da Facha). Esse sistema consiste em indicar no próprio corpo do texto, ao lado da informação, entre parênteses, o autor e a data de publicação da obra. A referência completa aparece apenas no final do texto.

8 Nota de rodapé Uma outra forma de inserir a referência consiste na inclusão de notas de rodapé. Elas servem também para incluir dados comple-mentares – mas não essenciais – ao texto. O excerto foi extraído do artigo de Chantal Mouffe, “Democracia, cidadania e a questão do pluralismo

9 Explicitação das etapas
Um dado científico é desprovido de valor se não pudermos saber como ele foi produzido. Uma das principais características da pesquisa científica “está no fato de as operações obedecerem a certas regras de verificação” (Berger, 1997). O pesquisador deve expor em detalhe todas as etapas que o levaram a chegar a um resultado de modo que outras pessoas possam, se quiserem, reconstituí-las e discuti-las.

10 Regras de verificação O pesquisador deve apresentar todas as fontes de informação de que se utilizou para compor o trabalho, segundo regras pré-definidas que serão ensinadas nesse curso. As regras de verificação exigem do autor de uma pesquisa que revele aos seus leitores de onde provêm todos os dados utilizados e como se deram as etapas de pesquisa que conduziram aos resultados apresentados.

11 Redação acadêmica As regras de verificação aplicam-se, entre outras coisas, à redação do texto acadêmico. Exemplo de formulação incorreta do texto: “A Folha de S Paulo é o jornal impresso mais lido no Brasil”. Da maneira como está redigido, o texto sugere que a informação trata-se de pura opinião e, portanto, carece de valor. A redação correta seria: “Segundo dados da própria publicação, a Folha de S Paulo é hoje o jornal brasileiro de maior tiragem e circulação entre os diários nacionais de interesse geral, com uma circulação paga de exemplares nos dias úteis e de nos domingos, segundo registro do Instituto Verificador de Circulação em outubro de 2012”. Fonte:

12 Evitar generalizações
“A sociedade ignora e aceita passivamente...” “As populações das favelas não recebem nenhum apoio do Estado...” “Este é um preconceito vendido pela mídia...” “As mulheres são mais sentimen- tais que os homens” “A juventude brasileira está com- pletamente alienada em relação à política...”

13 Como redigir e argumentar
É preciso embasar seus argumentos recorrendo a dados e fontes específicas. Evite generalizar, a menos que as fontes citadas permitam. Em vez de escrever que “A sociedade ignora e aceita passivamente...” recorra a pesquisas que demonstrem esse desinteresse. “Segundo pesquisa realizada pelo Iuperj (2003), apenas 15% das pessoas das classes A e B brasileiras participam de movimentos sociais, tais como ONGs, associações de bairro etc”.

14 Como redigir e argumentar
No lugar de dizer “Esse é um preconceito vendido pela mídia...” prefira: “Este é um preconceito presente em 75% dos anúncios veiculados na televisão, segundo levantamento feito em 1995 por Goldenberg (1998)”. Em nota de rodapé ou ao final: indicar referências completas das fontes.

15 Como redigir e argumentar
Evite a voz passiva, isto é, a omissão do sujeito das suas frases. Em vez de escrever de forma vaga, por exemplo, que “Os negros são marginalizados”, tire a oração da voz passiva e procure identificar o sujeito e a instância dessa marginalização. “O judiciário norte-americano marginaliza a população negra, pois a chance de um negro ser condenado é 40% maior do que a de um branco que cometeu o mesmo crime (Lemgruber, 2002).”

16 Como redigir e argumentar
Qual é o problema da frase abaixo? “Pouco estudo e renda salarial baixa é o que leva alguém a praticar crimes e atos violentos.” Sempre apresentar como hipótese argumentos sem comprovação consagrada, de preferência citando as fontes que corroboram seu ponto de vista. “Segundo Velho (1991), baixas taxas de escolaridade e renda podem ser uma das causas da alta de criminalidade e violência no Brasil nos últimos 10 anos”.

17 Modalidades de texto acadêmico
Fichamento: é um método de leitura e armazenamento de informações de interesse, segundo um padrão de elaboração e disposição de conteúdo de modo a facilitar a localização das informações posteriormente. Resumo: é uma síntese do conteúdo de um livro ou documen-to, abordando suas ideias principais. Resenha crítica: é um resumo de viés crítico e avaliativo. Diferente-mente do resumo, tem caráter opinativo. Relatório: é um texto de caráter técnico, normalmente para discussão entre um grupo restrito de pessoas. Artigo: é um texto de divulgação acadêmica, que normalmente apresenta resultados de pesquisa, publicado em periódicos especializados.

18 Modalidades de texto acadêmico
Monografia (TCC): Trata-se de um trabalho de pesquisa redigido por alunos de graduação ou pós-graduação lato sensu que consiste em pré-requisito para obtenção de título de bacharel ou pós-graduado. Deve possuir os elementos de uma pesquisa acadêmica. Dissertação: É um trabalho de pesquisa requerido para obtenção de título de mestre. Possui como pré-requisitos ser baseado em uma pesquisa, com fontes, hipóteses e conclusões, que adicione saber a uma área de conhecimento. Tese: Trata-se de um trabalho desenvolvido ao longo do processo de doutoramento, cujos pré-requisitos são os mesmos da dissertação de mestrado. Livro: É uma obra de divulgação que frequentemente provem de uma dissertação ou tese ou pesquisa acadêmica desenvolvida em outro âmbito.

19 Monografia Um trabalho monográfico deve:
Possuir tema definido, do qual o estudante deve evitar fugir. Ter uma abordagem, uma técnica de investigação explícita, que deve ser exposta ao leitor. Ser antecedido por uma pesquisa bibliográfica que permita que se conheça o “estado das artes” do tema pesquisado, isto é, o que de mais importante foi produzido acerca do assunto escolhido como tema da pesquisa. Seguir uma estrutura mais ou menos rígida, típica dos trabalhos científicos (capa, folha de rosto, agradecimentos, sumário, resumo ou sinopse, introdução, metodologia, desenvolvimento e conclusão). Apresentar toda informação obtida de terceiros conforme regras de citação e de referência bibliográfica. A inobservância desse requisito pode fazer com que o autor do trabalho monográfico seja acusado de plágio.


Carregar ppt "Métodos e Técnicas de Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google