A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas"— Transcrição da apresentação:

1 II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
Jovem Pesquisador de Mestrado Salvador – BA, 2009

2 II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública Miriam Lopes¹ Orientador (a) – Profa. Dra. Edilaine C. Silva² ¹ Mestranda do Programa Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. ² Docente do Depto de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

3 Resultados preliminares Conclusões Referências
Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública Sumário Introdução Objetivos Metodologia Resultados preliminares Conclusões Referências

4 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
INTRODUÇÃO O álcool é considerado a substância de abuso mais comum, tanto para a saúde pública como para a do trabalhador (NORMAN et al, 1994). Estimativas da Associação dos Estudos do Álcool e Outras Drogas evidenciaram que o alcoolismo era o terceiro motivo de absenteísmo no trabalho e a causa mais frequente de aposentadorias precoces (VAISSMAN, 2004).

5 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
INTRODUÇÃO Estudos brasileiros sobre o consumo de bebidas alcoólicas constatou que 45% dos adultos que bebem tiveram algum problema relacionado à este consumo, tais como físico, social, laboral, violência, familiar e legal (LARANJEIRA et al, 2007). Entre os possíveis riscos para o uso de drogas identificou-se o estresse no trabalho, a rivalidade com os colegas e a insatisfação com o trabalho, destacado por pesquisa com trabalhadores de empresas no Rio de Janeiro sobre o uso e abuso de álcool (CARRILLO et al, 2003).

6 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
INTRODUÇÃO Esta relação entre estresse e ambiente de trabalho é observada em estudos na América do Norte, onde a incidência do estresse mental no trabalho apresenta níveis preocupantes, 11% das reclamações por doenças entre norte-americanos (JAQUECS, 2002). Diante da alta prevalência de uso de álcool em populações de trabalhadores, estudos sobre o estresse no ambiente laboral e relação do estresse com o uso de substâncias psicoativas, propõe-se desenvolver estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas e a relação deste com o estresse no trabalho entre trabalhadores de uma Universidade Pública.

7 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
OBJETIVOS Identificar a relação entre o padrão de uso de bebida alcoólica e os níveis de estresse no trabalho entre servidores de um Campus Universitário.

8 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
METODOLOGIA Estudo quantitativo, descritivo e exploratório, de corte transversal; Realizado em oito unidades e Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto (população composta por servidores da categoria não-docente); Funcionários recebem o convite e participam da pesquisa acordando em responder aos questionários; Coleta de dados utiliza-se: Questionário de Dados Sócio-Demográficos, Questionário sobre o Padrão de Consumo de Bebida Alcoólica (AUDIT) para rastreamento de problemas com o uso de álcool e Escala de Estresse no Trabalho (JSS) que avalia o estresse no ambiente de trabalho;

9 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
METODOLOGIA Início: março de 2008 em uma das unidades, havendo resposta de 149 servidores, compondo os resultados preliminares apresentados; Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP; As informações coletadas têm sido digitadas para análise no programa estatístico Statistical Package Social Science (SPSS versão 16.0 de 2007), sendo realizada estatística descritiva e teste de correlação.

10 RESULTADOS PRELIMINARES Dentre os participantes (n=149),
Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública RESULTADOS PRELIMINARES Dentre os participantes (n=149), Questionário Sócio-Demográfico: 74,3% eram mulheres; 63,8% casados; 52,6% possuíam ensino superior completo, 48,7% ocupavam funções de nível médio. Média de idade – 44,3 anos (dp=8,54; min=23, max=61), Média da renda familiar – R$ (dp=2.231; min-800, max=12.000).

11 RESULTADOS PRELIMINARES Escala de Estresse no Trabalho:
Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública RESULTADOS PRELIMINARES Escala de Estresse no Trabalho: item Demanda – média de 12,8 (dp=3,68; min=0, max=19); item Controle – média de 17,7 (dp=4,09; min=0, max=24); item Apoio Social – média de 19,8 (dp=4,78; min=0, max=24). Escala de Estresse no Trabalho: evidenciaram uma média de 12,8 para o item Demanda (dp=3,68; min=0, max=19); média de 17,7 para o item Controle (dp=4,09; min=0, max=24); média de 19,8 para o item Apoio Social (dp=4,78; min=0, max=24).

12 RESULTADOS PRELIMINARES
Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública RESULTADOS PRELIMINARES

13 RESULTADOS PRELIMINARES
Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública RESULTADOS PRELIMINARES Somatória do AUDIT: 89,5% dos sujeitos classificam-se de baixo risco; 9,1% se enquadram no consumo de risco, 0,7%, no uso nocivo e provável dependência. Nesta amostra, encontramos uma relação entre o uso de álcool e o controle exercido pelo sujeito no ambiente de trabalho, de modo que quanto maior a falta de controle do sujeito, e conseqüentemente maior estresse, maior a pontuação encontrada para o uso de álcool (Spearman; r=0,28; p<0,001). Porém, essa relação não foi identificada nos itens Demanda e Apoio Social. Na somatória do AUDIT, 89,5% dos sujeitos classificam-se de baixo risco. Contudo, 9,1% se enquadram no consumo de risco e 0,7%, no uso nocivo e provável dependência.

14 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
CONCLUSÕES O ambiente de trabalho deve ser considerado um espaço privilegiado para realização de ações de prevenção ao uso problemático de álcool e aplicação de medidas de redução de riscos, além de estratégias que auxiliem no manejo do estresse, seja no ambiente de trabalho ou em outros contextos sociais desses trabalhadores.

15 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
REFERÊNCIAS CARRILLO, L.; PIEDAD, L.; MAURO, M.Y.C. Uso e abuso de álcool e outras drogas: ações de promoção e prevenção no trabalho. Rev. Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro; 11(1):25-33, 2003. JAQUECS M.G.; CODO, W. Saúde mental e trabalho. Petrópolis (Rio de Janeiro): Vozes; 2002. LARANJEIRA, R.; PINSKY, I.; ZALESKI, M.; CAETANO, R. I Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira. SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas), 2007. NORMAN, J.; LEMPERD, R.; O’BRIEN, C. Under the Influence? Drugs and the American Work Force. National Academy press, Washington dc, 1994. VAISSMAN, M. Alcoolismo no Trabalho. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

16 Uso de álcool e estresse no trabalho entre servidores de uma universidade pública
OBRIGADA!


Carregar ppt "II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google