A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós, Granulados e Comprimidos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós, Granulados e Comprimidos"— Transcrição da apresentação:

1 Pós, Granulados e Comprimidos
Prof. Fernando Antonio A. Oliveira SENAC - Campinas

2 Formas farmacêuticas sólidas
Pós: Mistura de fármacos ou substâncias finamente divididas na forma seca. A partir dos pós Comprimidos, cápsulas, suspensões e outros. Vantagens Rápida preparação; Mascaramento de gosto e odor; Ausência de água; Maior estabilidade do pa; Facilidade na embalagem (principalmente os comprimidos) e absorção; Baixo custo de acondicionamento e transporte.

3 Pós Pós Classificação Preparação
Simples e compostos. Onde o primeiro possui uma única droga, e o segundo mistura de drogas, como os sais de reidratação oral (cloreto de sódio, cloreto de potássio e glicose). Preparação Dessecação (para alguns casos) Pulverização Tamisação (Classificação e número dos tamises)

4 Incompatibilidades Misturas que se liquefazem a temperatura ambiente (mentol e cânfora); AAS e Fenol; Antipirina e mentol; Goma arábica e tanino (ficam vermelho ao se misturarem).

5 Acondicionamento Pode ser feito em potes de plástico ou vidro, bem cheios e fechados. O paciente deverá medir a quantidade a ser tomada em colheres ou outro tipo utensílio semelhante.

6 Fórmulas Sulfato de sódio seco..........................20g
Fosfato de sódio seco g Bicarbonato de sódio g Talco Mentolado Mentol g Álcool q.s Talco q.s.p g

7 Granulados São aglomerados de partículas menores, podem ser administrados diretamente ou utilizados na produção de comprimidos; Mais estéticos que os pós; Mais fáceis de se manipular; Não aderem entre si; Podem ser revestidos; Mais susceptíveis ao calor e à umidade, quando comparado a comprimidos.

8

9 Preparação de granulados
Via seca Usadas para pós passiveis de hidrólise, ou que se alteram com o calor. Agente aglutinante seco, como a goma-arábica. Via úmida Os pós são umedecidos com a ajuda de uma solução aglutinante; em seguida, passa-se essa massa por tamises e o granulado é recolhido em bandejas, que são levadas para estufas para secagem. Pellets são um tipo de granulado

10 Acondicionamento Vidros ou plásticos hermeticamente fechados. Papeis dentro dos vidros ou plásticos secos. Dentro de cápsulas Um granulado pode ser usado para preparar cápsulas e sempre é usado para a preparação de comprimidos.

11 Fórmula granulado Dipirona ....................................0,500g
Amido (cozimento) ,020g Amido (seco) ,074g F.S.A. Comprimido de AAS Ácido acetilsalicilico ,5g Amido (pó) ,05g

12 Comprimidos São preparações farmacêuticas sólidas de formato variado, obtidas pela compressão de substâncias medicamentosas secas. Vantagens Boa estabilidade físico-química; Facilidade de preparação; Boa apresentação; Precisão de dosagem; Facilidade de administração. Desvantagens Dificuldade de ajuste da dose; Dificuldade de obtenção de pequenas quantidades.

13 Classificação Uso interno: Mastigáveis ou com desagregação no estomago ou intestino Uso externo: Aplicação local (comprimidos vaginais); Para obtenção de assepsia e esterilização (comprimidos de formol).

14 Tipos de comprimidos Comprimido de uso externo; Comprimido sublingual;
Comprimido de dissolução na boca (pastilha); Comprimido efervescente; Comprimido revestido.

15 Preparação de comprimidos
Para formar um comprimido ou pó deve ter: Fluidez, para conseguir fluir pela máquina de compressão; Facilidade de compressão (formar grânulos e após formar comprimidos); Facilidade de ejeção da máquina.

16 Adjuvantes para comprimidos
Absorventes: Não faz parte do comprimido, mas esta presente na embalagem; Aglutinantes: Para formar granulados que serão transformados em comprimidos, agem como adesivos. Corantes Desagregantes ou desintegrantes: Absorvem bastante água.

17 Adjuvantes para comprimidos
Diluentes: Conferem peso e volume adequado para o comprimido; Edulcorante e aromatizante: Sabor e odor; Lubrificantes: Facilita a compressão dos pós evitando que se fixem no equipamento. Molhantes: Agem diminuindo a tensão superficial do comprimido, facilitando a desintegração do comprimido e a maior absorção de água.

18 Testes Físico - Químicos
Dureza: Resistência para que o comprimido não quebre; Friabilidade: Resistência ao choque e ao atrito sem que o comprimido perca massa; Desintegração: Simulação dos padrões de desintegração do comprimido para que ele desintegre no lugar e no tempo certo; Dissolução: Fase final da desintegração; Uniformidade e peso: Pesando o comprimido e medindo o comprimido; Químico Quantidade de P.A no medicamento.

19 Aparelhos Dissolutor Desintegrador

20 Aparelhos Durômetro Friabilômetro

21 Exercício Ácido acetilsalicílico ........................100g
Manitol g Sacarina g Goma-arábica ,5g Amido g Talco ,5g Vanilina g Descrever cada componente da formulação. Sabendo que cada comprimido tem 100mg, quantos podem ser feitos com essa fórmula? Qual o peso final de cada comprimido?


Carregar ppt "Pós, Granulados e Comprimidos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google