A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB - 102.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB - 102."— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019)
Documento da CNBB

2 Urgência 3 Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral

3 Trata-se do item 3.3 do Documento 102 da CNBB - DGAE n. 47 ao 54
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2 Tm3,16) E as Perspectivas de ação: DGAE n. 93 ao 101 (DGAE 47-54)

4 47. Iniciação à vida cristã e Palavra de Deus estão intimamente ligadas. Uma não pode acontecer sem a outra Deus se dá a conhecer no diálogo que estabelece conosco. “Quem conhece a Palavra divina conhece plenamente também o significado de cada criatura” (...) conclui-se como é importante que o Povo de Deus seja educado e formado claramente para se abeirar das sagradas Escrituras...

5 49. O discípulo Missionário é convidado a redescobrir o contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo. Ainda no n. 49: A Igreja hoje tem consciência de que “particularmente as novas gerações têm necessidade e ser introduzidas da Palavra de Deus através do encontro e do testemunho autêntico dos adultos (...) 50. Contexto atual: Exige formação ADEQUADA. Escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. Necessidade da Bíblia ser compreendida como luz para a vida.

6 51. A Palavra de Deus dirige-se a todos, indistintamente: crianças, adultos, idosos, e em todas as situações e contextos em que se encontrem. Ouvida e celebrada na comunhão com os irmãos (...). Reconhecer e testemunhar que a Palavra de Deus, e como tal deve ser acolhida e praticada.(...) 52. A Palavra é saboreada sobretudo em espírito eclesial. Acolhe-se e vive-se a Palavra de Deus em Comunhão com a Igreja Riquezas: Círculos Bíblicos, Grupos de Reflexão e outros Formar Santos, não necessariamente doutores.

7 Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.
Perspectivas de Ação Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. (DGAE )

8 93. Incrementar a animação bíblica da vida e da pastoral, com envolvimento de toda a comunidade, pessoas, pastorais, movimentos, associações e serviço. (...) Igreja seja uma “Escola de interpretação ou conhecimento da Palavra, escola de comunhão, e oração com a Palavra e escola de evangelização e proclamação da Palavra”.

9 94. Valorizar a liturgia como âmbito privilegiado onde Deus fala à comunidade. Nela Deus fala e o povo escuta e RESPONDE.

10 95. Homilia: Atenção Especial
Atualiza a mensagem da Bíblia de tal modo que os fiéis sejam levados a descobrir a presença de Deus, no momento atual de sua vida.

11 96. Criadas e fortalecidas as Equipes de animação bíblica da pastoral.
Grupos de família, círculos bíblicos e pequenas comunidades em torno da palavra e meditação e vivência da Palavra, em estreita relação com seu contexto social, cursos e escolas bíblicas, sobretudo, para os leigos e leigas

12 Necessidade de possuir a Bíblia.
97. Necessidade de possuir a Bíblia. Estimular as iniciativas que permitam colocá-la nas mãos de todos, especialmente dos mais pobres. Não basta possui-la, é necessário ajudar a ler e interpretar corretamente a Escritura.

13 Destaque para a leitura orante.
98. Destaque para a leitura orante.

14 99. Necessidade de levar a Palavra de Deus nos ambientes secularizados, favorecer o conhecimento “entre os agentes culturais”

15 “O encontro pessoal permanece insubstituível .
100. Utilizar “os novos espaços de comunicação social” especialmente a internet com inúmeras redes sociais. “O encontro pessoal permanece insubstituível .

16 Formação continuada de ministros e ministras da Palavra
101. Formação continuada de ministros e ministras da Palavra

17 As contribuições do processo de consulta:
a) Valorizar grupos de leitura orante da Palavra de Deus. b) Vivência e prática da Palavra de Deus. c) Cuidado com a pregação. d) Valorizar a liturgia. e) Pensar a questão da evangelização dos ambientes virtuais nos quais a juventude se faz muito presente.

18


Carregar ppt "Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB - 102."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google