A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICAS PARA PARÁGRAFOS I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICAS PARA PARÁGRAFOS I"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS PARA PARÁGRAFOS I
(Estruturação do tópico frasal) REDAÇÃO – Prof.ª Sarah Araujo

2 1. DECLARAÇÃO INICIAL “É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda existe sobre as drogas psicotrópicas e as instituições brasileiras de recuperação de viciados não terão estruturas suficientes para atender à demanda.” (Alberto Corazza, Isto É, )

3 2. CONCEITUAÇÃO “A linguagem pode ser, segundo sua acepção moderna, definida como o conhecimento do mundo ao redor da pessoa. Não se pode, porém, afirmar de onde vem a linguagem, e isso é tema de discussões epistemológicas (relativas à epistemologia, área da filosofia que estuda o conhecimento em si) entre defensores de dois grandes conjuntos de ideias acerca o surgimento do conhecimento e da linguagem, portanto. São elas as correntes filosóficas Racionalistas e as correntes filosóficas Empiristas.” (Tomás Freitas)

4 3. DEFINIÇÃO “A literatura é uma arte – a arte da palavra. Na sua natureza, ela tem origem na imaginação criadora, e não em outra faculdade do espírito. Não é sua finalidade ensinar nem divulgar mensagens religiosas ou políticas, ou moralizar. Isso não compete à Literatura.” (Afrânio Coutinho. Crítica e poética. Rio de Janeiro, Acadêmica, 1968, p.78)

5 4. DIVISÃO DO ASSUNTO “De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de DVD. É este o paradoxo que vive hoje a educação do Brasil.” (Excerto extraído da web)

6 5. ALUSÃO HISTÓRICA “Em setembro de 1992, estudantes, vestidos e pintados com as cores da bandeira, foram às ruas protestar e pedir o impeachment de Collor. O movimento dos "caras pintadas" foi um marco na luta contra a corrupção na política brasileira. No entanto, o que se vê, hoje, é uma acomodação da sociedade diante dos problemas. É fundamental o engajamento político para que se possa combater esse entrave para o progresso.” (Excerto extraído da web)

7 6. CITAÇÃO DE AUTORIDADE “O problema da sociedade é que ela parou de se questionar”, diagnostica o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu livro Modernidade Líquida. Pode-se, a partir do diagnóstico, fazer uma analogia com a situação da questão política no mundo: dado o nível de acomodação das pessoas, elas raramente questionam o modo como a política é feita, a menos que este lhes seja danoso. Porém, sendo o homem um ser político – criou a política quase que naturalmente – cabe a ele a responsabilidade pela mesma: é indispensável sua participação nela. (Redação acima da média Fuvest 2012)

8 7. CITAÇÃO DE PROVÉRBIO “Dize-me com quem andas e te direis que és.” Essa máxima determinística atribuída a Jesus Cristo, não pode ser entendida fora de seu contexto, nem pode ser levada ao contexto social. Diante da complexidade do mundo, o humano tende a simplificar a realidade atribuindo aos componentes dela símbolos que categorizam todo ser, privando-os - segundo uma lógica torpe extraída pela frase de Jesus - de suas características individuais e a eles associando a imagem de seu grupo. (Tomás Freitas)

9 8. ENUMERAÇÃO “Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto. A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos.” (Samuel P. Netto)

10 9. ADJETIVAÇÃO “Injusta. Assim se caracteriza a distribuição de renda no Brasil. Embora a renda per capita brasileira seja estimada em U$$2.000 anuais, a maioria do povo ganha menos, enquanto uma minoria ganha dezenas ou centenas de vezes mais. A maioria dos trabalhadores ganha o salário mínimo, que vale U$$112 mensais; muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo.” (Trecho adaptado da web)


Carregar ppt "TÉCNICAS PARA PARÁGRAFOS I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google