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Metodologia da Pesquisa

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia Metodologia da Pesquisa

2 Introdução Por que estudar Metodologia? O que é metodologia? Etimologia: o estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer pesquisa científica, os quais respondem o como fazê-la de forma eficiente. A Metodologia é uma disciplina normativa definida como o estudo sistemático e lógico dos princípios que dirigem a pesquisa científica Ao relatar seus resultados, o cientista deve também contar como chegou a eles, qual caminho seguiu para alcançá-los. É uma forma não dogmática de produzir conhecimento.

3 Introdução É uma forma DEMOCRÁTICA de produzir e compartilhar o conhecimento. Então o que vamos aprender aqui é a produzir um conhecimento seguindo os modos padronizados da comunidade científica. É diferente de emitir uma opinião (p. ex: ensaio). Escrever uma monografia é dialogar com quem já pesquisou aquilo (daí a importância da revisão bibliográfica). É tipo uma receita a ser seguida no modo de pesquisar e de publicar para se obter o status de científico.

4 A ciência e seu significado
A mudança da compreensão de mundo com o advento da ciência Razão contemplativa é substituída pela Razão Instrumental , razão empírica Mera observação é substituída pelo EXPERIMENTO Busca-se uma verdade objetiva Subordinação do conhecimento à utilidade Na Idade Média: O conhecimento era algo sagrado, para poucos

5 A ciência e seu significado
Cenas de “O nome da rosa” (Der Name Der Rose ) Alemanha, 1986 Dir. Jean-Jacques Annaud

6 A ciência e seu significado
A partir da Modernidade, crença na ciência O real submetido ao controle e previsão OBJETO DA CIÊNCIA: aspectos da realidade que podem ser reconhecidos pela razão; o que é objetivo, o que permanece e se reproduz regularmente.

7 A ciência e seu significado
DESCARTES: grande representante do pensamento científico Obra “Discurso do Método”: até um idiota pode fazer ciência se seguir o método correto O método de raciocínio proposto por Descartes no Discurso compõe-se de quatro partes distintas:

8 A ciência e seu significado
1 - Receber escrupulosamente as informações, examinando sua racionalidade e sua justificação. Verificar a verdade, a boa procedência daquilo que se investiga – aceitar o que seja indubitável, apenas. 2 - Análise, ou divisão do assunto em tantas partes quanto possível e necessário. 3 - Síntese, ou elaboração progressiva de conclusões abrangentes e ordenadas a partir de objetos mais simples até os mais complexos. 4 - Enumerar e revisar minuciosamente as conclusões, garantindo que nada seja omitido e que a coerência geral exista.

9 A ciência e seu significado
Estas operações reconstituiriam as três operações elementares da mente humana, a indução (que consiste em captar realidades mínimas), a dedução (agrupar observações e inferir resultados) e a enumeração (acompanhada da revisão e reelaboração de conceitos).

10 A ciência e seu significado
Descartes – RACIONALISTA – a vivência perceptiva e a experiência sensorial podem ser perigosas. Disciplina do Método: cientista é quem se submete à disciplina do método. Então o cuidado é com quem faz o método! Que é de quem pode vir o erro. BACON: uma atitude cautelosa e suspeitosa do homem para consigo mesmo. O auto-controle e auto-conhecimento apresentam-se como preliminares indispensáveis. O primeiro obstáculo a ser vencido na ciência é a percepção ingênua

11 A ciência e seu significado
Os paradigmas científicos Raízes da Disciplinaridade no paradigma científico: Descartes: a Razão orientada pelo método seria suficiente para o acesso à verdade. Conhecimento é democrático. Conhecer implicava uma etapa de fragmentação: análise. Essa análise leva à noção de ESPECIALIDADE: disciplinas científicas, novas profissões.

12 A ciência e seu significado
Raízes da Disciplinaridade no paradigma científico Conclusão: Essa estratégia de organização da ciência é chamada de DISCIPLINARIDADE. É o paradigma da simplicidade (Paradigma S) Os especialistas MONOTEMÁTICOS já não dão conta de campos complexos de visão dentro da ciência (e que precisam ser estudados).

13 A ciência e seu significado
O modelo da ciência Para BOCK (199?) a ciência é um conhecimento sobre fatos ou aspectos da realidade obtidos de maneira programada, sistemática, controlada. De modo que esse conhecimento pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido. MARX e HILLIX (1991) a ciência tem a finalidade geral em proporcionar uma explicação objetiva, factual e empírica do mundo.

14 A ciência e seu significado
O modelo da ciência característica fundamental: objetividade Ou seja, suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isenta de emoção (NEUTRALIDADE) objetivos da ciência são: Descrição: reunião de fatos acerca do objeto em estudo Explicação: estabelecimento de uma rede de relações de causa e efeito Predição e Controle: controle de variáveis Parcimônia

15 A ciência e seu significado
O modelo da ciência Assim... Conhecimento que visa, portanto, dar conta de regularidades e aspira tecer generalizações.

16 A ciência e seu significado
O paradigma da complexidade Critica o reducionismo do paradigma S Proposta: respeitar a complexidade inerente aos processos concretos da natureza da sociedade e da história. Formação de conhecimento visando a não fragmentação, mas a construção de composição. Objetos complexos: necessidade de ENTENDER e não apenas explicar Assuntos complexos: Loucura, violência, ecologia, precisam de paradigma complexo.

17 A ciência e seu significado
O paradigma da complexidade Jantsch (1972) proposta de alternativas de interação ou integração de distintos campos disciplinares (alguns deles são): Multidisciplinaridade: conjunto de disciplinas que simultaneamente tratam de uma dada questão, sem que os profissionais implicados estabeleçam entre si efetivas relações no campo técnico ou científico. Pluridisciplinaridade: várias disciplinas tratando a mesma temática com um objetivo em comum (responder à mesma questão), podendo existir um grau de cooperação.

18 A ciência e seu significado
O paradigma da complexidade Interdisciplinaridade: axiomática comum a várias disciplinas conexas, cujo uma delas ocupa um nível hierárquico superior. Transdisciplinaridade: integração das disciplinas. Implica a criação de um campo novo que idealmente desenvolverá uma autonomia teórica e metodológica perante as disciplinas que o compõem. A temática de uma certa forma conforma esse novo campo. O TEMA É QUE ORIENTA. Paradoxo: para que uma comunicação interdisciplinar ocorra é preciso um compartilhamento de linguagem e isso, por si só, ameaça as fronteiras das disciplinas.

19 A ciência e seu significado
Tipos de conhecimento Senso comum Artístico Religoso Filosófico Científico

20 A ciência e seu significado
Tipos de conhecimento Conhecimento popular / senso comum como todo conhecimento, produz informações sobre a realidade. No entanto, tais informações normalmente se prendem aos seus objetivos mais imediatos. EX: assar um bolo. Conhecimento científico Toda ciência é assim crítica da ideologia e experiência quotidiana, do dado imediato. Se caracteriza também como uma procura das possíveis causas de um acontecimento. Ex: Por que o bolo cresce?

21 A ciência e seu significado
A formação do espaço psicológico Psicologia como ciência: 1º Quais as condições sociais que possibilitaram a emergência e a necessidade de um tipo de produção de conhecimento que a psicologia produz? 2º Que indivíduo é esse?

22 A ciência e seu significado
FIGUEREDO (1991): Século XIX - experiência muito acentuada da subjetividade privatizada. A organização do trabalho: sujeito dono de sua mão de obra. Aumento da diferenciação do público e o privado. Ideologia Liberal Iluminismo

23 A ciência e seu significado
A evolução do homem

24 A ciência e seu significado
A evolução do homem

25 A ciência e seu significado
Para uma ciência surgir deve existir um problema a ser resolvido CRISE DA SUBJETIVIDADE: Experiência da liberdade em crise O individualismo simultaneamente constitui, valoriza e enfraquece o indivíduo, dá-lhe mais status e responsabilidade e lhe traz mais ameaças e desamparo. Desejo do Estado em prever e controlar esses sujeitos numa sociedade cada vez mais complexa e demandante de ordem.

26 A ciência e seu significado
A peculiaridade das ciências sociais Qual o objeto de estudo da Psicologia? Dificuldades: Juízos de valor, cultura, resistências, singularidades Social X biológico, indivíduo X grupo, cultural X inato

27 A ciência e seu significado
Definição de teorias Uma teoria sugere um modo de ordenar, sistematizar ou integrar várias descobertas e sugerir como podemos descobrir o que ainda é desconhecido. SISTEMA: conjunto de enunciados muito gerais. organiza e oferece uma interpretação coerente dos fatos e teorias.

28 A ciência e seu significado
Definição de teorias Psicologia (ou Psicologias) diversas áreas de estudo diversas teorias – de acordo com cada posicionamento diante dos “impasses”


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