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Caminhos para Exportar: o passo a passo da exportação do agronegócio

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Apresentação em tema: "Caminhos para Exportar: o passo a passo da exportação do agronegócio"— Transcrição da apresentação:

1 Caminhos para Exportar: o passo a passo da exportação do agronegócio
Adilson Oliveira Farias Analista de Comércio Exterior Núcleo de Integração para Exportação/DPIA/SRI

2 Por que exportar? Geração de riqueza Defesa da renda

3 Onde encontrar um comprador?
SECOM’S (Setores de Promoção Comercial/ DPC/MRE) Capta e divulga informações sobre oportunidades comerciais Apóia potenciais exportadores em busca de novos mercados Apóia a participação em feiras, rodadas de negócios, missões comerciais. BRAZIL TRADE NET – banco de dados com informações sobre potenciais compradores no exterior. Telefone: (61) Fax: (61) / Mais informações APEX-BRASIL – Agencia Brasileira de Promoção às exportações e investimentos Realiza estudos de mercados Coordena eventos no exterior para divulgação dos produtos brasileiros Desenvolve projetos de estimulo á exportação com as entidades representativas Telefone: (61) Fax: (61) Mais informações: Secons (Setores de Promoção Comercial/ DPC/MRE) - São responsáveis pela captação e divulgação de informações sobre oportunidades comerciais e de investimento. Apóiam empresas brasileiras em busca de novos mercados e negócios, bem como a participação de empresários em feiras, missões e outros eventos. Produzem pesquisas de mercado e de outros produtos, além de análises de competitividade e concorrência. BRAZIL TRADE NET – banco de dados com informações de importadores, feiras e eventos no exterior. Anexo I – Sala 534 Telefone: Fax: / Mais informações APEX – Agencia Brasileira de Promoção às exportações e investimentos – É uma agencia ligada ao MDIC cuja função é estimular as exportações. A Apex oferece estudos de prospecção de mercado, coordena eventos internacionais (feiras, rodadas de negócios com importadores, missões comerciais, promove a imagem do Brasil no exterior. A Apex realiza projetos de internacionalização com as entidades representativas dos senhores. Mais informações em: APEX - Brasil Setor Bancário Norte - SDN Quadra 2 - Lote 11 Ed. Apex-Brasil Brasília - DF / Brasil Fone: Fax: MDIC –. Oferece uma série de políticas voltadas para a exportação de produtos brasileiros. aprendendo a exportar, encontros de comércio exterior, primeira exportação, rede de agentes em comércio exterior, potencial exportador, bem como ferramentas de comércio exterior como aliceweb, radar comercial MAPA – por meio do DPI realiza missões (rodadas de negócios, participa de feiras e eventos internacionais, bem como realiza estudos de mercado visando encontrar potenciais importadores dos produtos do agronegócio. Os senhores receberam uma publicação chamada Intercâmbio Internacional do Agronegócio que apresenta as informações de comércio do Brasil com os 30 principais mercados de destino das nossas exportações.

4 Onde encontrar um comprador?
MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior- Aprendendo a exportar Primeira exportação Rede agentes Aliceweb Radar comercial Tel: (61) mais informações: Câmaras de Comércio – são entidades privadas que representam os interesses comerciais entre os países. Mais informações:

5 Onde encontrar um comprador?
Departamento de Promoção Comercial do Agronegócio/SRI/MAPA- Promove estudos sobre mercados potenciais Organiza e acompanha os potenciais exportadores a missões comerciais, rodadas de negócios, feiras, eventos. Organiza as cadeias do agronegócio para exportação Tel: Emirados Àrabes (EA) (2006) produto import (EA) US$ mil export BRA US$ mil part. BRA uvas frescas 25.038 32 0,13% limões e limas 14.148 170 1,20% maçãs frescas 64.561 - goiabas e mangas 36.140 Melancias 11.850 tomates secos e refrigerados 42.441 Total 202 0,10%

6 Adequando o produto Certificações
Certificação sanitária e fitossanitária Internacional – são requisitos exigidos pelos países importadores para impedir a entrada de doenças, pragas e quaisquer agentes patogênicos. SAPI (Sistema de Produção Integrada) - é um conjunto de práticas agrícolas que garante um alimento mais seguro para alimentação, o respeito ao trabalhador, aos animais e ao meio ambiente. O objetivo dessa certificação é proteger a saúde humana, animal e vegetal no país importador. È uma certificação pública e gratuita. Informações sobre certificação sanitária e fitossanitária – podem ser encontradas nos consulados e embaixadas dos países importadores, câmaras de comércio, ministério da agricultura. Ex: sem a certificação sanitária ou fitossanitária, o exportador pode até conseguir exportar, mas o importador não consegue retirar a mercadoria. A mercadoria é devolvida ou queimada no porto de destino.

7 Adequando o produto Certificações
Quem certifica tel: mais info: Tel: Info: Tel: Info: Quanto custa? Por volta de R$ 6.800,00/ano Pode cair para R$ 4.600,00 Se não houver pré-auditoria – 1.200 Se não for constatada nenhuma irregularidade – 1.000

8 Adequando o produto Certificações
preço U$/ (t) U$ prêmio banana desidratada 2.600 650 açucar comum 480 açucar orgânico 120 café arábico convencional 2.755,75 220,46 café arábico orgânico 3.196,67 mangas 700 140 mel 1.800 150 soja 355 35 soja orgânica 510 50 suco de goiaba 580 60 suco de lima 670 70 suco de laranja concentrado 1.700 100 suco de laranja concentrado orgânico 2.500 165 suco de maracujá concentrado 2.800 280 Fair Trade Quem certifica FLO-CERT GMBH Escritório no Brasil Beat Gruninger: Tel: Alguns critérios para certificação fair-trade: O trabalho do produtor e da sua família constitui a maior parte do trabalho empregado na propriedade A maior parte do tempo de trabalho do agricultor é empregada em sua propriedade A renda obtida com atividades agrícolas constitui a maior parte da renda total do agricultor A certificação só é dada a produtores que só conseguem realizar comércio por meio de associações. Para cada produto vendido pela associação, mais de 50% do volume deve ser produzido por pequenos produtores. A organização de produtores deve assegurar que seus membros protegem o meio-ambiente. Os produtores deve fazer uso cuidadoso de fertilizantes e pesticidas, rotação de culturas, uso de cultivo direto, minimizar o uso de energia não renovável, fertilizantes sintéticos, etc... Os produtores devem adotar práticas para melhorar a fertilidade e a estrutura do solo. A agua deve ser gerenciada de modo que não haja contaminação, salinização ou desertificação do solo. Os produtores não devem cultivar OGMs na produção ou processamento. Trabalhadores locais, migrantes, sazonais devem receber benefícios e condições equivalentes para o mesmo trabalho desempenhado. Não deve haver trabalho infantil ou escravo. A organização deve ter uma estrutura mínima que permita a comunicação com o mercado externo: linha telefonica, acesso a internet. Dois pontos: o preço fair trade é aquele que garante ao produtor cobrir os custos de uma produção sustentável, ou seja, cobre os custos de produção e garante um lucro mínimo para se continuar produzindo. E o prêmio fair trade é uma quantia em dinheiro acima do preço FOB ou na porteira que deve ser investida na melhora social das comunidades (educação, saúde, meio-ambiente e economia). Varia entre 5 e 30%.

9 A estrutura do mercado comprador
QUEM COMPRA Poucos compradores Grandes volumes negociados O que desejam? GRANDES FORNECEDORES Menor custo de negociação dos contratos – a medida que as vendas, transações comerciais vão se intensificando, ocorrendo por mais tempo, os custos de negociação e formulação dos contratos diminuem pois se estabelece uma relação de confiança. Economiza-se tempo e dinheiro. Gasta-se muito tempo e dinheiro quando se tem que negociar com muitos fornecedores. A construção de confiança é fundamental para quem quer exportar. Os nossos compradores querem relações de negócios duradouras com parceiros confiáveis. Ex: O que custa menos, negociar com um fornecedor ou com muitos fornecedores? Se só houver um, alguém pode dizer que ele cobrará mais caro, mas esse preço pago a mais será compensado por uma perspectiva de lucro sustentável daquele que compra na medida em que pode planejar sua expansão no mercado internacional. Pra planejar uma estratégia de crescimento é preciso de fornecedores confiáveis, do contrário a instabilidade não permite o planejamento. O casamento entre um fornecedor confiável e a estratégia de expansão da organização permitirá aos dois usufruir de lucros maiores e por prazo maior ou no caso de turbulências, sofrer menos, pois, não deixarão de continuar fazendo comércio. Clientes satisfeitos com a relação comercial aumentam suas vendas Clientes satisfeitos recomendam o seu fornecedor a outros compradores potenciais. Clientes de longo prazo são menos sensíveis a preço, se os aumentos praticados pelo fornecedor forem razoáveis.

10 A estrutura de mercado do vendedor
Quem vende São muitos vendedores Em poucos volumes O mercado vendedor é caracterizado pela grande quantidade de produtores. São muitos produtores, cada um vendendo em poucas quantidades. A estratégia para sair dessa posição desfavorável passa pelo estabelecimento da confiança entre os vários produtores. Essa confiança entre os produtores vai possibilitar a formação de uma aliança estratégica, ou seja, de um grupo. Esse grupo vai permitir o aumento do volume de negócios (escala). Escala senhores é tamanho. Essa escala vai possibilitar que os senhores tenham maior poder de barganha, pois o comprador precisa conforme nós vimos de um fornecedor que lhe garanta volume, então ele vai pagar mais pelo seu produto porque ele não quer perder um fornecedor que atenda ao que ele quer. Isso concede aos senhores maior poder de barganha. Isso significa mais lucro, pois, os senhores estarão vendendo mais e por mais tempo já que conforme nós vimos os compradores querem relações de longo prazo. Esse lucro maior permitirá aos senhores fazer investimentos na melhoria do processo produtivo e gerencial das propriedades dos senhores.

11 Recebendo os pagamentos das exportações
Pagamento antecipado Cobrança documentária Carta de crédito Pagamento antecipado - o importador vai ao seu banco e solicita o crédito no nome do exportador. Este antes do embarque da mercadoria, prazo máximo de 360 dias para o embarque, vai ao seu banco e retira o pagamento. O documento utilizado pelo exportador para comprovar em seu banco que é credor do pagamento é a fatura pró-forma. O exportador após o embarque da mercadoria envia os documentos para o importador para que este efetue o desembaraço aduaneiro da mercadoria. Após isso deve ir ao seu banco novamente e comprovar que embarcou a mercadoria. É a FORMA MAIS SEGURA PARA O EXPORTADOR. CONSTITUI UMA FORMA DE FINANCIAMENTO TAMBÉM SE RECEBIDO COM BASTANTE PRAZO. A GARANTIA QUE O EXPORTADOR TEM É NÃO ENVIAR OS DOCUMENTOS REFERENTES AO EMBARQUE DA MERCADORIA AO IMPORTADOR, POIS SEM ISSO ESTE NÃO PODE RETIRAR A MERCADORIA NO PORTO DE DESTINO. Cobrança documentária – o exportador vai ao seu banco (banco remetente) e dá as instruções sobre o aspecto financeiro da operação e entre os documentos ao seu banco. Este envia os documentos ao banco do importador (banco avisador). Este banco SOMENTE entregará os documentos ao importador se este cumprir o estabelecido nas instruções referentes ao pagamento, ou seja, se pagar à vista também chamado de pagamento contra documentos (o importador paga ao seu banco e este lhe entrega a documentação) ou o importador dá um aceite em uma letra de câmbio, no caso do pagamento a prazo. O problema da cobrança documentária é o importador mudar de idéia e desistir por alguma razão da compra da mercadoria. Aí o exportador já terá enviado a mercadoria. O que fazer? Carta de Crédito -


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