A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA EM PSICOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA EM PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA EM PSICOLOGIA
Universidade Luterana do Brasil SEMINÁRIO ENADE Profa. Mary Sandra Carlotto Profa. Sheila Gonçalves Câmara OUTUBRO, 2006

2 Estatística descritiva
►Ramo da estatística que aplica várias das muitas técnicas usadas para sumarizar um conjunto de dados. Seu objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas. Estatística onde são calculadas medidas de tendência central, variabilidade, assimetria e curtose. Estes dados podem servir para diversas funções: - realizar análise descritiva dos dados Identificar sujeitos com pontuações extremas ou situados fora do intervalo da variável (outliers). -Identificar erros de codificação de variáveis e digitação.

3 Estatística descritiva

4 Caracterização amostra
A amostra constituiu-se de 36 sujeitos. A maioria é do sexo feminino (91,7%), casada (55,6%) e possui em média 41 anos (DP=11,36). Com relação as características laborais, verifica-se que a maior parte do grupo trabalha somente na instituição (58,3%). Da amostra, 46,2% dos professores trabalham nos turnos tarde/noite, 25% realizam seu trabalho no turno da manhã, 16,7% no turno da tarde e somente 2,8% nos turnos da manhã/noite. Quanto a alocação de trabalho, evidencia-se que 30,6% exercem suas atribuições docente por currículo, 27,8% por área, 19,4% conciliam as duas situações e 22,2 % trabalham em setores de apoio. O grupo apresenta uma média de experiência profissional de 14 anos e 6 meses (DP=3,67).

5 Caracterização amostra
A amostra, do tipo acidental, constituiu-se de 79 sujeitos, 56% da população de trabalhadores que desenvolvem suas atividades em um órgão de saúde pública municipal no setor de emergência móvel, distribuídos em 8 postos regionais de uma cidade de grande porte. Para participar do estudo os sujeitos deveriam estar em atividade profissional há mais de seis meses e não ter estado em licença ou afastados do trabalho há menos de três meses da coleta de dados. A maioria pertence ao sexo masculino (67,1%), é casada (59,5%), possui filhos (78,5%) e tem idade média de 40 anos (dp=7,91). Quanto à escolaridade, 31% possui curso superior, 36,7% ensino médio e 19% ensino fundamental. Mais da metade do grupo (53,2%) trabalha somente na instituição. Trabalham diariamente, em média 10,37 hs (dp=2,83), atendendo uma média 11 pacientes por dia (dp=4,41). Possuem uma média de 16 anos de experiência profissional (dp=7,91) e 6 anos e 6 meses de trabalho no local (dp=6,97).

6 Estatística inferencial
Fundamentada na teoria das probabilidades, se preocupa com a análise dos dados e sua interpretação. È o nome dado ao conjunto de técnicas analíticas utilizado para se identificar e caracterizar relações entre variáveis. Baseia-se em testes de hipóteses. Teste de Hipóteses: Conjunto de procedimentos para se calcular a probabilidade da diferença entre duas médias (ou dois percentuais) ser devida ao acaso. * significativo ao nível de 0,01% ** significativo ao nível de 0,05%

7 Curva de gauss

8 Provas estatísticas

9 Teste T de Student Teste t de Student: se utiliza para comparar duas médias Ex: amostras independentes

10 Exemplo amostras relacionadas

11 ANOVA A análise da variância se utiliza para comparar as médias de mais de dois grupos simultaneamente. É uma generalização do teste t de student.

12 Qui-Quadrado É utilizado para comprovar se existem diferenças estatisticamente significativas entre duas distribuições de dados. Se utiliza com variáveis categóricas.

13 Qui-Quadrado

14 Correlação de Pearson Mede a força e direção de uma associação linear entre duas variáveis O valor de está sempre entre -1 e 1 , com 0 correspondendo à não associação. A existência de uma correlação significativa entre 2 variáveis não significa uma relação de causa/efeito entre elas

15 Correlação de Pearson Para poder aplicar-se a Correlação de Pearson, devem cumprir-se ainda alguns supostos paramétricos: ● As variáveis devem ser quantitativas contínuas, medidas de escalas de intervalo ou de razão; ● As amostras devem proceder de populações que se ajustem a lei normal; ● As variáveis devem apresentar homocedasticidade; ● A relação entre as variáveis deve ser linear; ● As amostras devem ser grandes (n>30).

16 Exemplo

17 Exercício

18 Exercício


Carregar ppt "PESQUISA EM PSICOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google