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Práticas investigativas da escola superior de gestão e tecnologia I

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Apresentação em tema: "Práticas investigativas da escola superior de gestão e tecnologia I"— Transcrição da apresentação:

1 Práticas investigativas da escola superior de gestão e tecnologia I

2 Estrutura dos trabalhos científicos na ESGT
Elementos Pré-textuais Elementos Textuais Ok Elementos Pós-textuais

3 Estrutura dos trabalhos científicos na ESGT
Capa Folha de rosto Agradecimentos Resumo Sumário Elementos Pré-textuais ok

4 Estrutura dos trabalhos científicos na ESGT
Introdução Definição do problema Hipótese Objetivos Justificativa Metodologia Referencial Teórico Resultados Conclusão Elementos Textuais Ok

5 Estrutura dos trabalhos científicos na ESGT
Anexos Referências Contra Capa Elementos Pós-textuais Ok

6 ELEMENTOS PRÉ - TEXTUAIS.

7 Modelo na página 45 do manual.
Capa: Modelo na página 45 do manual. Folha de rosto: Ok Modelo na página 46 do manual.

8 Agradecimentos: Opcional. São colocados na página anterior ao resumo.

9 Resumo: Parágrafo com 250 palavras no máximo, em que são apresentados o problema, o método do estudo, os procedimentos de coleta de dados, o objetivo final, os resultados e as conclusões. ok

10 Sumário: Indica os capítulos, itens, subitens dos elementos pré-textuais e o número da página em que iniciam. (modelo na página 48 do manual) Ok

11 ELEMENTOS TEXTUAIS. .

12 Elementos Textuais Ocupam em torno de 10 páginas distribuídas em: - Introdução - cerca de 2 páginas; - Desenvolvimento – cerca de 7 páginas; - Conclusão - 1página. Ok

13 1.0 Introdução - Contextualização do problema: informações básicas para que o leitor compreenda o problema. - Formulação do problema: em forma de pergunta. 1.1Definição do problema Ver manual

14 1.0 Introdução Definição do problema: Exemplo 1:
A lei 8213, que obriga as empresas a contratarem pessoas com deficiência, está em vigor desde 1991, mas, ainda hoje é elevado o índice de trabalhadores com deficiência fora do mercado de trabalho assim, questiona-se: De que maneira as pessoas com deficiência podem ser inseridas no mercado de trabalho? (Roberta Souto de Oliveira Alves)

15 1.0 Introdução Definição do problema: Exemplo 2:
As transformações que estão ocorrendo nas organizações e na própria sociedade, decorrentes da Era da Informação, estão exigindo uma nova formatação para a Administração de Recursos Humanos e um novo papel para as pessoas nos contextos estratégicos e organizacionais. Frente a esta nova realidade, pergunta-se: Como configura-se a área de Recursos Humanos na atual abordagem da gestão de pessoas? (Leandro Lourenço dos Santos)

16 1.0 Introdução - É uma resposta para o problema, baseada em teorias já existentes. - Indica as possibilidades de soluções para o problema. 1.2 Hipótese

17 1.0 Introdução Hipótese: Exemplo 1: (Roberta Souto de Oliveira Alves)
Segundo Lopes (2005, p 109) As empresas poderiam utilizar formas combinadas de preenchimento de cotas. (...) Desde que se comprometessem a realizar modificações arquitetônicas, aquisição de instrumentos de trabalho adaptados e palestras educativas aos demais empregados, a fim de facilitar a integração dos portadores de deficiência. (...) Em uma fase inicial é indispensável a criação de incentivos fiscais para que as empresas entrem no sistema. De um lado a lei obriga a contratação do portador de deficiência e do outro, tanto esses profissionais quanto as organizações enfrentam uma série de problemas de caráter familiar, educacional, estruturas arquitetônicas e sociais que dificultam essa inclusão. Assim, é necessária, a formação de parcerias para solucionar esse conflito, o que possivelmente resultará num processo de inclusão e desenvolvimento

18 1.0 Introdução Hipótese: Exemplo 2: (Leandro Lourenço dos Santos)
É mister que a área de Recursos Humanos assuma uma nova configuração e desenvolva novas posturas visando dinamizar suas potencialidades, e para adicionar valor à organização, servir aos seus objetivos e criar vantagens competitivas ela precisa desempenhar papéis cada vez mais múltiplos e complexos. Conforme CHIAVENATO (2010, P.56) As mudanças e transformações na área de RH são intensas e predomina a importância do capital humano e intelectual. Os novos papéis da função de RH são definidos em quatro eixos: estratégias de RH, infraestrutura, contribuição dos funcionários e mudança organizacional.

19 1.0 Introdução 1.3.1 Objetivo geral 1.3 Objetivos:
1.3.2 Objetivos específicos

20 1.0 Introdução Objetivo Geral: Objetivo final da pesquisa, é o resultado a alcançar. Se alcançado, responde ao problema. Objetivos Específicos: indicam os objetivos intermediários necessários para atingir o objetivo final. São apresentados em forma de tópicos e com verbo no infinitivo.. Ok

21 1.0 Introdução 1.4 Justificativa:
Tem como objetivo convencer o leitor da relevância do problema e que a hipótese constitui uma contribuição efetiva à ciência.

22 1.0 Introdução Deve ser indicada a importância para:
· A ciência: evidenciando a importância do texto para o acervo cientifico. · A sociedade: destacar a importância do texto para a geração de empregos, aumentar o bem-estar da sociedade etc. · A empresa: evidenciar a importância do texto para orientar e avaliar ações na empresa,que é objeto do estudo de caso.

23 1.0 Introdução Deve ser indicada a importância para: (continuação)
· O crescimento intelectual do autor do artigo: destacar a importância do estudo para o desenvolvimento profissional do autor.

24 1.0 Introdução 1.5 Metodologia: Deve constar: O Método de estudo
Os instrumentos de coleta de dados rever

25 2.0 Referencial Teórico É o capítulo em que são apresentados as teorias utilizadas para fundamentar a hipótese. Os estudos realizados por outros autores a respeito do tema. É uma ordenação de ideias de diversos autores sustentando a hipótese. Sua qualidade está relacionada à qualidade dos textos pesquisados.

26 2.0 Referencial Teórico Mas atenção!!!!!!!!!! NÃO é resumo.
SEMPRE indicar a fonte.

27 Autores mais antigos 2.0 Referencial Teórico
Como organizar os vários autores e teorias utilizadas? · . Teorias Gerais Teorias específicas Autores mais antigos Autores mais atuais

28 3.0 Análise dos Resultados
Resultados da coleta de dados, confrontada com a hipótese, evidenciando se contribuem para confirmar ou para refutar a hipótese.

29 4.0 Conclusão Deve fazer sentido para quem não leu todo o trabalho. Não é um resumo nem deve apresentar dados novos. A conclusão deve conter: - O problema; - A hipótese; - Os principais argumentos utilizados no referencial teórico; Ok

30 4.0 Conclusão - Os principais resultados da coleta de dados - A importância e as implicações do texto para o acervo cientifico e para a sociedade. - As limitações da pesquisa realizada e as pesquisas futuras necessárias para resolver estas limitações. Ok

31 ELEMENTOS PÓS - TEXTUAIS.

32 Anexos São tabelas, quadros, textos, documentos. Se forem colocados anexos, antes deve ser colocada uma folha com a palavra: ´´Anexos`` São opcionais

33 Atenção!!! Utilizar uma informação sem citar a fonte é PLÁGIO.
Referências Indicam os livros e outras fontes utilizadas pelo no trabalho. É obrigatório. Atenção!!! Utilizar uma informação sem citar a fonte é PLÁGIO.

34 Contra capa Folha em branco no final do trabalho. É obrigatório

35 Regras de Formatação Folha tamanho A4 na cor branca;
Fonte Times New Roman, tamanho 12; Espaçamento entre linhas igual a 1,5; Numeração das páginas na margem superior direita; Margens: Superior: 3 cm Inferior: 2 cm Esquerda: 3 cm Direita: 2 cm Ok

36 Regras de Formatação - Títulos das seções
Seção primária (1): caixa alta com negrito Seção secundária (1.1): caixa alta sem negrito Seção terciária (1.1.1): Caixa baixa com negrito. Seção quaternária ( ): Caixa baixa sem negrito. Seção quinária ( ): Caixa baixa com itálico. Ok

37 Citações Diretas Reproduzem fielmente as palavras do autor do texto. É obrigatório indicar o autor, a data de publicação e a página do trecho citado. Exemplo:

38 Citações Diretas Curtas: Menos de 3 linhas, são incluídas no texto entre aspas. Exemplo: Fulano (20xx, p xxx) afirma que “ ”. ok Quando forem omitidas palavras do trecho transcrito, essas são substituídas por [...].

39 Citações Diretas Longas: Com 3 ou mais linhas, são apresentadas em parágrafo próprio, sem aspas, com margem esquerda de 4 cm, fonte 10 ou 11 e com espaço simples entre as linhas. Segundo Fulano (19xx, p. xxx): xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Ok

40 Citações de citações São citações diretas ou indiretas de um texto em que não se teve acesso ao original. Coloca-se o nome do autor da idéia transcrita seguido do termo “apud”, ano e do nome autor da obra consultada. Exemplo: Fulano (20xx apud Beltrano, 20XX, p xxx) afirma que “ ”. Anotar exemplo

41 Citações Indiretas Transcrição de um trecho de uma obra mantendo a ideia do autor mas sem prender-se às palavras originais,. É obrigatório indicar o autor e a data de publicação. Exemplo: Fulano (19xx) afirma que Ok São apresentadas no corpo do texto, de maneira corrente, sem aspas

42 Referências Bibliográficas
É um elemento obrigatório, constituído pela relação de todas as fontes consultadas e apontadas no texto que deverão ser relacionadas em ordem alfabética,  Conforme páginas 35 a 38 do Manual. Exemplos: BIELSCHOWSKY, P. et al. Manual de apoio às práticas profissionais na escola superior de gestão e tecnologia. Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, 2009. VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 12ª ed. Rio de janeiro: Atlas, 2005.

43 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Fica a cargo do professor o conteúdo a ser solicitado em cada estudo de caso, e/ou sob orientação da coordenação da disciplina, assim como a apresentação e banner. Em nenhum momento o aluno (grupo) determina a sequencia do conteúdo; Caso o aluno (grupo) não siga as orientações do professor, tornará o seu trabalho inválido sem alterações nos cronogramas. O modo de entrega para todos os estudos de caso devem ser feito sob forma impressa e em cd com formato do editor de texto da Microsoft Office Word.

44 Bibliografia Recomendada
Livros técnicos, revistas acadêmicas, teses de doutorado e dissertações de mestrado. Ver página 32 do Manual Revista de administração contemporânea ANPAD anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1 Revista de administração de empresas FGV Caderno de pesquisas em administração USP


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