Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouElza Sousa Antunes Alterado mais de 8 anos atrás
1
Fatores Humanos de Qualidade Gestão da Qualidade de Software Ago/2014
2
Agenda 1.Qual a sua opinião ? 2.A vida como ela é 3.Empresas de Software 4.Maturidade das Organizações 5.Boas Práticas de Empresas Maduras 6.Sistema Kaizen
3
Qual sua opinião ? Modo de trabalhar das pessoas impactam os resultados obtidos. Trabalho é repetitivo. Administrar isso é trivial.
4
A vida como ela é 1.O desenvolvedor que precisa pedir para ir embora. 2.O desenvolvedor sem saída. 3.As previsões do desenvolvedor. 4.Vocês conhecem o Dilbert ?
5
Empresas de Software (1) Stresse e problemas de relacionamento ? Se você fosse o consultor o que aconselharia que fosse feito ? E quando a empresa está na fogueira ? É possível montar “linha de produção de software” ? (linhas de montagem)
6
Empresas de Software (2) Organizar o trabalho Sintonia Se um membro do time falha o trabalho do grupo é comprometido (trabalho em grupo) Time partilhar a responsabilidade de definir os objetivos reduz as zonas de sombra (risco) Aplicação disso não é óbvia Aplicar uma metodologia Comunicar a todos porque usar a metodologia
7
Empresas de Software (3) Comunicação O mesmo problema pode ter (in)finitas soluções O time deve estar na mesma “página” Ajuda a revelar posturas e atitudes prejudiciais ao trabalho. “Eu avisei que não funcionaria”
8
Empresas de Software (4) Gerência de Manufatura Bibliografia vasta Empresas de software funcionam da mesma forma. hã!!! Critérios que não podem ser adotados: 4 máquinas transportam 4x mais, logo 4 programadores juntos programam 4x mais, certo ?
9
Empresas de Software (5) Conflito Marketing x Desenvolvimento Marketing é pressionado por resultados: VENDER Vendedores prometem o que não podem cumprir. MITO ? Desenvolvimento tem seus próprios “abacaxis” Prazos, mudanças de escopo, bugs, mudança no time Tendência simplificar tudo Como resolver esse conflito ?
10
Maturidade das Organizações (1) O que é uma empresa de software madura ? É possível medir maturidade ? Como você faria isso ?
11
Maturidade das Organizações (2) Revela o funcionamento da empresa Empresas imaturas podem ser bem sucedidas. Será ???? Avançar em níveis de maturidade significa melhorar em: Traçar objetivos Aumentar precisão das estimativas de prazo e custos (escopo ?) Planejar (monitorar:?)
12
Maturidade das Organizações (2) Estilos de Gerência (Crosby, livro Quality is Free) Incerteza Despertar Esclarecimento Sabedoria Certeza Níveis de Maturidade: CMM/CMMi, Mps.Br
13
Maturidade de Processo (W. Humphrey) Nível 0 Programador “severino”, não existe metodologia Nível 1 (caótico) Superprogramador, agentes reativos, improvisos, planejamento 0 Nível 2 (Repetível) Rotinas, uso de aprendizado anterior, ferramentas existem, receitas prontas, capacidade de repetir o que funcionou Nível 3 (Definido) Entendimento de que é preciso aplicar processos, as pessoas compreendem o porquê, execução de tarefas aplicando padrões, possível escolher os processos corretos Nível 4 (Gerenciado) Antecipação de problemas, detecção de tendências, busca otimização de processos Nível 5 (Otimizado) Qualidade como filosofia da empresa, reflete nos produtos e no modo de funcionar, otimização constante do processo, utiliza métricas históricas, coleta métricas em cada passo,
14
Práticas das Organizações Maduras Interação com cliente Gerenciamento de Projeto Métricas: Coleta e Análise Treinamento e Coaching Revisões por pares
15
Práticas das Organizações Maduras (1) Interação com o cliente A única constante são as mudanças Mudanças são inevitáveis e devem ser aceitas O cliente é um parceiro Cliente se comunica com os devs Diálogo constante entre as partes interessadas FATO OU MITO ?
16
Práticas das Organizações Maduras (2) Gerenciamento de Projeto Analisar e gerenciar riscos Planejar e monitorar O aprendizado anterior diminui a possibilidade de fracasso Métricas mais precisas ajudam a estimar prazo e custo FATO OU MITO ?
17
Práticas das Organizações Maduras (3) Métricas Alimentam a base histórica Auxiliam na definição de tarefas e alocação de recursos Conhecer desempenho individual e coletivo Devs ficam receosos com isso Não punir erros, aprimorar estimativas FATO OU MITO ?
18
Práticas das Organizações Maduras (4) Treinamento & Coaching Treinamento formal para novos devs Programas de reciclagem Coaching (o que é isso ? ) FATO OU MITO ?
19
Práticas das Organizações Maduras (5) Revisão por Pares Dev sempre encontra seu próprio erro Outra pessoa pode revisar, isso ajuda. Será ? Todo arefato produzido deve passar pela revisão de alguém que não o produziu É preciso evitar atritos FATO OU MITO ?
20
Sistema Kaizen Pesquisar sobre o sistema kaizen e trazer material sobre o assunto na próxima aula. Atividade em grupo (vale nota) sobre sistema kaizen.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.