A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL

2 Questões a serem levantadas:
Como é possível gerar energia nuclear? Pelo calor produzido no processo de fisão nuclear. E também com o uso de materiais radioativos, como o urânio, tório e plutônio. Quais as vantagens em utilizar a energia nuclear? 1. Não emite gases de efeito estufa; 2. Tem estoque suficiente para produzir usinas pelo mundo todo em um número maior do que o que existe. 3. Não dependem de fatores geográficos.

3 Questões a serem levantadas:
E quais seriam as desvantagens? 1. Custo elevado para implantação. 2. Elevado risco de acidente nuclear. 3. Produção de lixo nuclear. Com a necessidade de procurar novas fontes de energia, vocês acreditam que muitos governos e empresas considerem a possibilidade de construírem novas usinas nucleares? Por quê?

4 ACIDENTES NUCLEARES Chernobyl
O maior desastre nuclear da história ocorreu em Chernobyl, na região da Ucrânia, em 26 de abril de 1986, quando um reator da usina apresentou problemas técnicos, liberando uma nuvem radioativa, com 70 toneladas de urânio e 900 de grafite, na atmosfera. O acidente é responsável pela morte de mais de 2,4 milhões de pessoas nas proximidades e atingiu o nível 7, o mais grave da Escala Internacional de Acidentes Nucleares (INES).

5 ACIDENTES NUCLEARES Three Mile Island (1979)
A central nuclear de Three Mile Island foi cenário de um acidente que atingiu o nível 5 na Escala Internacional de Eventos Nucleares, em 28 de março de Localizada próxima a Harrisburg, capital da Pensilvânia, a usina sofreu superaquecimento devido a um problema mecânico, mas não chegou a explodir, pois os técnicos optaram pela liberação de vapor e gases.  Apesar de não haver casos de mortes em razão da radiação, cerca de 25 mil pessoas entraram em contato com os gases, que foram liberados para evitar a explosão.

6 ACIDENTES NUCLEARES Césio 137
O acidente radioativo de nível 5 segundo a INES aconteceu em Goiânia, em 1987, quando dois catadores de papel encontraram um aparelho de radioterapia e o levaram para um ferro-velho. Após desmontarem o aparelho, os homens encontraram uma cápsula de chumbo, com cloreto de césio em seu interior. A coloração brilhante do cloreto de césio no escuro impressionou Devair Ferreira, o dono do ferro-velho, que levou o “pó branco” consigo e distribuiu o material para familiares e vizinhos. Após o contato com o césio, náuseas, vômitos e diarréia atacaram (a sobrinha de Devair foi a primeira a falecer, seis dias após ingerir o material). Ao todo, onze pessoas morreram e mais de 600 foram contaminadas. A exposição à radiação atingiu 100 mil pessoas.

7 ACIDENTES NUCLEARES Fukushima (2011)
Localizada a cerca de 250 km ao norte de Tóquio, a usina nuclear Daiichi, em Fukushima, sofreu danos em três de seus seis reatores, em 11 de março de 2011, depois de um terremoto de 9 graus na escala Richter ter atingido o país. Autoridades japonesas afirmaram que os níveis de radiação liberada foram altos, quase preocupantes. O desastre foi classificado com grau 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (INES). Após o ocorrido, cientistas japoneses pretendem realizar uma mini- fusão nuclear, a fim de entender melhor o acidente de 2011 e se preparar de forma adequada em caso de novas catástrofes.

8 EXERCÍCIOS 1. Observe com atenção o seguinte mapa.
Assinale a alternativa que identifica corretamente o recurso mineral destacado no mapa e a explicação a ele relacionada. carvão: na primeira revolução industrial, a localização das indústrias era determinada pela presença das reservas carboníferas. Urânio: a maior desvantagem da energia obtida a partir dele é o risco de vazamento do material radioativo das usinas. Estanho: ainda hoje contribui positivamente na balança comercial da Rússia. Urânio: a nova tecnologia, que elimina os resíduos nucleares, evitou um grave acidente em Tokaimura (Japão) Carvão: mesmo sendo um recurso natural não renovável, suas reservas ainda suprem as usinas termelétricas dos países assinalados.

9 EXERCÍCIOS A questão a seguir refere-se ao mapa da indústria nuclear no mundo. Analisando- se esse mapa, afirma-se: O Japão reduziu seu parque nuclear, favorecendo a expansão do consumo de combustíveis fósseis. A França investiu em energia nuclear para compensar a limitação de seus potencial hidráulico. Os EUA diversificaram sua matriz energética, aplicando recursos nessa fonte. A Rússia destaca-se nesse setor industrial devido ao privilégio em possuir grandes reservas de urânio. São corretas apenas as afirmativas: I, II e III II, III e IV I, III e IV I, II e IV I e IV

10 http://causasperdidas. literatortura
0/09/o-maior-acidente-radiologico-da-historia- cesio-137-o-acidente-nuclear-de-goiania/


Carregar ppt "ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google