A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Este trabalho vai falar sobre a energia nuclear, as consequências do uso dessa energia, propriedades dessa energia que é altamente perigosa e deve ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Este trabalho vai falar sobre a energia nuclear, as consequências do uso dessa energia, propriedades dessa energia que é altamente perigosa e deve ser."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Este trabalho vai falar sobre a energia nuclear, as consequências do uso dessa energia, propriedades dessa energia que é altamente perigosa e deve ser trabalhada com muito cuidado. Irá também abordar assuntos sobre grandes catástrofes atómicas.

4 Energia associada aos núcleos dos átomos. Por exemplo, o urânio é das matérias mais usadas para se obter energia nuclear. Energia nuclear é a energia liberada numa reacção nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reacções nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reacções nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma ficção nuclear depois da irradiação de urânio com neutros.

5 A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reacção em energia eléctrica. Isso pode acontecer controladamente em reactor nuclear ou descontroladamente em bomba atómica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.

6 Servem na utilização de bombas nucleares, pode substituir fontes de energia e também substituir alguns combustíveis. A utilização da energia nuclear tem aumentado. A energia nuclear é uma das alternativas menos poluentes, permite adquirir muita energia em um espaço pequeno e instalações de centrais perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia.

7 A energia nuclear torna-se mais uma opção para atender com eficácia à demanda energética no mundo moderno. A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coreia do Norte, Paquistão Índia, entre outros.

8 Vantagens: - Não contribui para o efeito de estufa (principal) - não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados - não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação - não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos)

9 - pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera - grande disponibilidade de combustível - é a fonte mais concentrada de geração de energia - a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta - a tecnologia do processo é bastante conhecida

10 - o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoeléctricas; - não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias

11 Desvantagens: - Necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos - Necessidade de isolar a central após o seu encerramento - É mais cara quando comparada às demais fontes de energia - Os resíduos produzidos emitem radioactividade durante muitos anos

12 - Dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança - Pode interferir com ecossistemas - Grande risco de acidente na central nuclear

13 Nós aprendemos com este trabalho coisas sobre a energia nuclear.


Carregar ppt "Este trabalho vai falar sobre a energia nuclear, as consequências do uso dessa energia, propriedades dessa energia que é altamente perigosa e deve ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google