A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise das hipóteses de escrita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise das hipóteses de escrita"— Transcrição da apresentação:

1 Análise das hipóteses de escrita

2 1ª Sondagem Nesta produção, a aluna demonstra saber que a escrita não é um desenho, preocupando-se em alinhar as letras. Acredita que para escrever é preciso colocar muitas letras, utilizando toda a largura da página como critério de quantidade, ou seja, supõe que a quantidade de letras é determinada pelo espaço da largura do papel. Esse critério não está pautado na representação entre fala e escrita, caracterizando uma escrita pré-silábica.

3 2ª Sondagem A aluna ainda escreve segundo uma hipótese pré-silábica e ainda utiliza a largura da página como critério para definir o número de letras. No entanto, há um notável avanço em relação à sondagem anterior, pois ela se preocupa em variar as letras utilizadas. Mostra-se mais próxima da escrita convencional, na qual não existem palavras em que uma única letra se repete; também revela conhecimento da forma gráfica das letras e domínio do traçado de várias delas .

4 3ª Sondagem A aluna realizou um salto conceitual em relação a suas produções anteriores. Já não se preocupa com critérios exteriores à escrita, como a largura da folha: sabe que o número de letras é determinado pela relação entre a fala e a escrita e a cada parte do que fala faz corresponder uma letra, caracterizando uma hipótese de escrita silábica com valor sonoro. Além desse critério quantitativo, não escolhe as letras aleatoriamente: seleciona-as de acordo com o som que percebe em cada parte falada.


Carregar ppt "Análise das hipóteses de escrita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google