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Comportamento do Consumidor Digital

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Apresentação em tema: "Comportamento do Consumidor Digital"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento do Consumidor Digital
Desenvolvimento da comunicação de um produto destinado a jovens masculinos da Classe C Rainer Gazarini

2 Briefing: Produto Nome: Status Descrição: Perfume Masculino
Descrição: Perfume Masculino    Preço: Lançamento: R$ 100 Concorrentes: Boticário: Malbec Diferencial: Produto com maior custo beneficio do mercado e direcionado ao publico jovem

3 Briefing: Mercado Canal(is) de venda da categoria: Diretamente: Lojas especializadas, lojas populares, informal e on-line Tamanho do mercado: Brasil é o maior mercado de perfumes do mundo desde Cerca de 15 Bilhões de Reais Mercado: Classe C é responsável por 55% das compras de perfumes importados no mercado nacional

4 Briefing: Consumidores
Atuais, da Concorrência e Potenciais: Jovens, de 18 a 30 anos, masculinos da classe C Ocupação, profissão: Assistentes, auxiliares ou trabalham com telemarketing em sua maioria Decisores de compra: Estilo do perfume, se ele está difundido no meio social, se ele traz algum tipo de status e o seu preço. Influenciadores da compra: Valor, marca do perfume, necessidade, etc.    Atitudes racionais e emocionais com relação a preço, qualidade, utilidade, conveniência: Racionais em precisar do produto ocasionalmente. Emocionais em utilizar o produto para impressionar, ou agregar algum valor a sua pessoa.

5 Briefing: Objetivos Objetivos estratégicos da empresa: Crescer dentro do público alvo, (jovens da classe C) Aumentar o número de vendas e difusão da marca. Objetivos de marketing: Aumentar as vendas e difundir a marca e, principalmente, o produto. Objetivos de comunicação: Comunicar aos consumidores que irão se destacar e ser mais facilmente notados com o produto. Poderão ser o “cara”.

6 Briefing: Estratégia Básica
Ferramentas de comunicação sugeridas: Redes sociais (FB principalmente) Propagandas em TV aberta e paga Cartazes em transportes públicos (metro e ônibus) Peças sugeridas: Imagens e montagens para serem compartilhadas nas redes sociais Cartazes em estações de metro e em ônibus Outdoors em centros comerciais Conteúdo exaltando o perfume e demonstrando certo nível social mais alto Posicionamento: Produto deve ser percebido como algo que traz algo de diferente ao consumidor, que o ajuda a se tornar distinto, o realçar na multidão. Trazer uma ideia de uma “ascensão social” pelo uso do produto Approach criativo: Exaltar que se o consumidor adquirir o produto ele será distinto e se destacará acima de outros homens Período de veiculação desejado inicialmente: Em redes sociais: Um ano Outras comunicações: de três a seis meses

7 TV Aberta e Paga Segundo a Anatel, quase 17 milhões de lares no Brasil tinham TV por assinatura em 08/2013. Isso traduz em um público de aproximadamente 54 milhões de pessoas. Segundo a Globosat, 27 milhões dos 54 milhões de espectadores da TV paga no Brasil são das classes C e D. Propagandas com celebridades Propagandas em programas musicais e humorísticos Difusão da marca como um sinal de status mais elevado

8 Anúncios em transporte
Diariamente 7,4 milhões de pessoas utilizam o sistema de transporte público sobre trilhos apenas em São Paulo (Metro e CPTM). A maioria deles são de classe média. Como atingir: Cartazes em estações e nos vagões Materiais mostrando que a pessoa pode se destacar na multidão Mensagens de que a pessoa pode ser mais do que ela pensa que é Anúncios na TV Minuto do Metrô (no caso do Metrô de São Paulo)

9 Anúncios em transporte

10 Anúncios em transporte

11 Fanpage O intuito da Fanpage é para que ela além de divulgar o produto, aproxime os consumidores e fãs do produto e da marca como um todo, por meio de: Postagens diárias Linguagem mais informal Postagens com temas atuais e cotidianos Respostas rápidas a dúvidas ou reclamações de usuários Utilizar esporadicamente ideias, conteúdos e sugestões enviados pelos usuários Utilizar influenciadores (criadores de conteúdo) para divulgação e propagação do produto e da marca Maioria das postagens serão diretas e simples Postagens com fotos e links leves para serem melhores visualizados nos celulares

12 Fanpage Exemplos de postagens:

13 Fanpage Exemplos de postagens:

14 Considerações finais Com isso concluimos que, para melhor atingir o público alvo, que fazem parte de um mercado abrangente e em crescimento, as seguintes ações, resumidamente, são sugeridas: Televisão: Dar ênfase no “status” que o perfume traz ao consumidor Propagandas com famosos e sendo exibidas em programas musicais e humorísticos de maior audiência Transportes públicos: Mensagem simples e direta Dando ao consumidor a informação que ele irá se destacar dentre as outras pessoas Redes sociais: Mensagens diretas Linguagem mais informal Envolvimento com o público trazendo proximidade da marca e o produto ao consumidor


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