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Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo

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Apresentação em tema: "Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo
E.E.M. Francisco Holanda Montenegro Disciplina: Biologia Aula 1- Poluição Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo

2 Poluição Para onde vai o lixo que produzimos?
Qual o destino do esgoto que sai de nossas casas? Quais as consequências da poluição para a saúde e o ambiente? O que pode ser feito para diminuir esse problema?

3 Questão 1: Enem

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7 O que é poluição?

8 Poluição Introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde, nos seres vivos e no ecossistema ali presente;

9 Poluição Poluição atmosférica; Poluição sonora; Poluição hídrica;
Poluição do solo; Poluição visual; Poluição térmica; Poluição radioativa; Poluição luminosa.

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20 O ser humano e o ambiente
Após a Segunda Guerra Mundial, a população do planeta teve um grande crescimento. Atualmente está na marca de 7 bilhões de habitantes e poderá chegar a 9 bilhões em 2050; A densidade populacional humana e o consumo exagerado de bens e produtos são fatores que exercem pressão sobre o meio ambiente, uma vez que utilizamos recursos naturais e geramos resíduos;

21 Questão 2: Enem

22 O ser humano e o ambiente
Revolução industrial; Indústrias e automóveis; Queima de combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e seus derivados; Monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre;

23 Questão 4- Enem

24 Poluição do ar Queima de combustíveis fósseis em fábricas, usinas e veículos lança uma série de produtos tóxicos no ar, além do dióxido de carbono, principal gás causador do aquecimento global; Monóxido de carbono (CO): é um gás incolor e inodoro muito presente nas grandes cidades devido ao intenso fluxo de veículos. Liga-se facilmente à molécula de hemoglobina, presente nas hemácias, e compete com o transporte do gás oxigênio no sangue. Se essa função for comprometida, as pessoas podem ficar debilitadas ou até morrer por asfixia se a concentração de CO for muito alta;

25 Poluição do ar Óxidos de nitrogênio: seus principais derivados são o monóxido e o dióxido de nitrogênio (NO e NO2, respectivamente). As indústrias de fertilizantes são as principais fontes de emissão desses gases, que podem causar doenças como enfisema pulmonar; Dióxido de enxofre (SO3): é um gás produzido pela queima de gasolina e óleo diesel. Pode reagir com oxigênio, produzindo ácido sulfúrico, o que gera chuvas ácidas; Gás ozônio (O3): forma na estratosfera uma camada protetora contra uma parte dos raios ultravioleta solares que incidem sobre a Terra. Uma parte da radiação ultravioleta que é prejudicial aos organismos pode danificar o DNA, os pigmentos das plantas e as bactérias fotossintetizantes, comprometer a resposta imunitária e provocar tumores;

26 Questão 3- Enem

27 Questão 5- Enem

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31 Inversão térmica Comum nos centros urbanos industrializados;
O ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando um alteração na temperatura; A camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes; A dispersão desses poluentes fica prejudicada, formando uma camada cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc;

32 Inversão térmica Esse fenômeno se intensifica durante o inverno, pois nessa época do ano, em virtude da perda de calor, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada superior, influenciando diretamente na sua movimentação; O índice pluviométrico (chuvas) também é menor durante o inverno, fato que dificulta a dispersão dos gases poluentes.

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34 Inversão térmica É um fenômeno natural, sendo registrada em áreas rurais e com baixo grau de industrialização. No entanto, sua intensificação e seus efeitos nocivos se devem ao lançamento de poluentes na atmosfera, o que é muito comum nas grandes cidades. Doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações são algumas das consequências da concentração de poluentes na camada de ar próxima ao solo; Entre as possíveis medidas para minimizar os danos gerados pela inversão térmica estão a utilização de biocombustíveis, fiscalização de indústrias, redução das queimadas e políticas ambientais mais eficientes;

35 Questão 6- Enem

36 Poluição da água Lançamento de substâncias não biodegradáveis, como metais pesados e poluentes persistentes, que tendem a se concentrar ao longo das cadeias alimentares e a intoxicar os seres dos últimos níveis tróficos; Além de provocar o aquecimento global, parte do excesso de gás carbônico se dissolve na água e transforma-se em ácido carbônico, aumentando o nível de acidez da água e causando problemas a vários animais marinhos e ao plâncton. A acidez também provoca a morte dos corais que formam os recifes;

37 Questão 1- Enem Atividade 2

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39 Questão 2- Enem Atividade 2

40 Poluição da água: por petróleo
Exploração, refino, transporte e distribuição, podem acontecer vazamentos e danos ao ecossistema aquático; Quando os tanques são cheios e lavados a água suja é jogada no mar; essa água adere às brânquias dos peixes, impedindo sua respiração; se prende as penas de aves e aos pelos dos mamíferos; Uma parte do petróleo espalha-se pela superfície da água e forma uma fina película que diminui a passagem de luz e impede a troca de gases necessária à respiração dos seres aquáticos; com isso, o plâncton é destruído e muitos animais morrem.

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45 Questão 3- Enem Atividade 2

46 Poluição da água: Eutrofização
Esgotos domésticos, fertilizantes e adubos são lançados nas águas de rios e mares, o excesso de minerais provoca a proliferação excessiva de algas; As algas formam uma camada densa sobre a superfície da água, diminuindo a luminosidade que chega até as algas abaixo da superfície, reduzindo a fotossíntese e provocando a morte dessas algas; Isso acarreta um acúmulo de substâncias orgânicas na água, o que favorece a multiplicação das bactérias decompositoras, aumentando o consumo de oxigênio para a decomposição;

47 Eutrofização Começa, então, a faltar oxigênio na água, e os peixes e outros organismos aeróbios morrem; Com a falta de oxigênio, a decomposição da matéria orgânica, antes aeróbia, passa a ser anaeróbica, o que leva à produção de gases tóxicos, como o gás sulfídrico; Eutrofização (eu= bem; trophé= desenvolvimento): um ecossistema aquático adquire alta taxa de nutrientes; Pode ser causada pela atividade humana ou por processo natural;

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51 Questão 4- Enem Atividade 2

52 Poluição térmica Ocorre quando a água utilizada na refrigeração de usinas que geram eletricidade é lançada em um ecossistema aquático; Pode prejudicar os animais que não suportam grandes variações de temperatura; A quantidade de oxigênio dissolvido na água diminui com o aumento da temperatura, o que pode causar a morte dos seres aeróbios; Para evitar essa poluição, é preciso que o calor da água seja dissipado em poços artificiais;

53 Questão 5- Enem Atividade 2

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55 Possíveis soluções Ainda que, com a evolução dos processos técnicos, seja possível a limpeza dos rios poluídos, esse processo pode ser demorado e caro; por isso, o melhor é não poluir; Algumas medidas que podem ser adotados: Construção de biodigestores; Proibição do lançamento de produtos químicos na água, multando industrias poluidoras; Controle da poluição nos garimpos; Fiscalização da exploração, do transporte e da distribuição do petróleo;

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58 Possíveis soluções Melhoria do saneamento básico, aumentando a rede de esgoto; Uso correto de fertilizantes e adubos para diminuir a eutrofização da água; Desenvolvimento de energias alternativas para diminuir o consumo de petróleo;

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60 Questão 6- Enem Atividade 2

61 Tratamento de água A água de lagos, rios e represas ou de lençóis subterrâneos- os chamados mananciais, cujo entorno, por lei, não pode ser desmatado nem poluído- é levado para estações de tratamento; Depois de percorrer todas as etapas do processo, a água, agora potável, é levada para a população; Na estação de tratamento, inicialmente, a água é colocada em grandes tangues de cimento, onde recebe determinados produtos químicos, como o sulfato de alumínio;

62 Tratamento de água Essas substâncias fazem com que as partículas finas de areia e argila, presentes na água, se juntem e formem partículas maiores, os flocos; Por isso, essa etapa do tratamento é chamada de floculação; Nesses tangues também se adiciona hidróxido de cálcio (cal), que reduz a acidez da água; A água é então transferida para tangues de decantação, nos quais os flocos vão, aos poucos, depositando-se no fundo; desse modo, as impurezas sólidas maiores são retiradas da água;

63 Tratamento de água Após algumas horas no tanque de decantação, a água passa por um filtro formado por várias camadas de areia e cascalho; No filtro são retiradas as partículas de areia ou argila que não se depositaram no fundo do tanque anterior; Parte dos microrganismos que existem na água também é eliminada nessa etapa, denominada filtração; Na etapa final do tratamento, a água recebe substâncias que contêm cloro (cloração), que mata microrganismos que podem causar doenças, e substâncias que contêm flúor (fluoração), que fortalece os dentes da população que beber essa água;

64 Tratamento de água A água é então levada por encanamentos subterrâneos para grandes reservatórios nos pontos mais elevados da cidade, de onde é distribuída para as casas e outros edifícios; Nos locais em que não há estações de tratamento, a água é obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poços; O tipo mais comum de poço é o raso, em que a água é encontrada a, no máximo, 20 m de profundidade; O poço deve ser construído longe das fontes de poluição e contaminação- a pelo menos 25 m de distância da fossa séptica; Deve ter uma tampa impermeável, colocada cerca de 20 cm acima do solo, para impedir a entrada de águas que escorrem pela superfície do solo;

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68 Tratamento de água É preciso também que os primeiros três metros do poço sejam revestidos internamente para que fiquem impermeáveis; A água que se infiltra no solo a mais de três metros de profundidade e que entra no poço não representa problema, pois já sofreu um processo de filtração ao atravessar o solo; A água do poço deve passar por uma análise laboratorial para verificar seu estado de pureza; Qualquer que seja a fonte da água usada na casa, é importante que toda água consumida (beber, lavar frutas e verduras, lavar pratos e talheres, tomar banho, etc.) seja filtrada.

69 Tratamento de água Em certas situações, além da filtragem, a água para beber ou para lavar alimentos, louças e talheres também precisa ser fervida ou tratada com produtos à base de cloro; Esse tratamento é obrigatório quando a água não vem de uma estação de tratamento, não foi analisada por um laboratório ou quando, na região, houver muitos casos de doenças transmitidas por água contaminada.

70 Questão Enem- (2011) Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio. O Liberal. 8 jul Disponível em: O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a

71 Questão (Enem- 2011) Filtração. b. Cloração. c. Coagulação.
d. Fluoretação. e. Decantação.

72 Questão (Enem-2009) (Enem/2009 – Prova anulada) Na atual estrutura social, o abastecimento de água tratada desempenha um papel fundamental para a prevenção de doenças. Entretanto, a população mais carente é a que mais sofre com a falta de água tratada, em geral, pela falta de estações de tratamento capazes de fornecer o volume de água necessário para o abastecimento ou pela falta de distribuição dessa água. 

73 Questão (Enem- 2009)

74 Questão (Enem- 2009) No sistema de tratamento de água apresentado na figura, a remoção do odor e a desinfecção da água coletada ocorrem, respectivamente, nas etapas: a. 1 e 3; b. 1 e 5; c. 2 e 4; d. 2 e 5; e. 3 e 4.

75 Questão (Enem) (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

76 Questão- Enem a. Desenvolver processos de reutilização da água.
b. Explorar leitos de água subterrânea. c. ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios. d. captar águas pluviais. e. importar água doce de outros estados.

77 Questão (Enem) (Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água: I. Contaminação de lençóis freáticos. II. Diminuição da umidade do solo. III. Enchentes e inundações. Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

78 Questão (Enem) a. Uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios. b. Lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários. c. Uso de fertilizantes e aterros sanitários /desmatamento/impermeabilização do solo urbano. d. Lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários. e. Construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

79 Questão (Enem) (Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

80 Questão (Enem) a. A quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta. b. A qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações. c. A qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre. d. Apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos. e. O regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

81 Questão (Enem-2010) O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio. Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

82 Questão (Enem-2010) a. Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos. b. Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios. c. Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem oxigênio. d. Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes. e. Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.

83 Questão (Enem-2009) Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução CONAMA no 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste. Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria

84 Questão (Enem- 2009) a. Deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia. b. Usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes. c. Devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores. d. Criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores. e. Exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.

85 Questão (Enem) Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1 % corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornarse-á um bem extremamente raro e caro. Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria

86 Questão (Enem) Fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios. Desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação. Promover a adaptação das populações humanas ao consumo da água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce. Reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, otimizar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva. Realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.

87 Questão (Enem) Na região semiárida do Nordeste brasileiro, mesmo nos anos mais secos, chove pelo menos 200 milímetros por ano. Durante a seca, muitas pessoas, em geral as mães de família, têm de caminhar várias horas em busca de água, utilizando açudes compartilhados com animais e frequentemente contaminados. Sem tratamento, essa água é fonte de diarreias, parasitas intestinais e uma das responsáveis pela elevada mortalidade infantil da região. Os açudes secam com frequência, tornando necessário o abastecimento das populações por carros-pipa, uma alternativa cara e que não traz solução definitiva ao abastecimento de água. Considerando o texto, a proposta mais eficaz para reduzir os impactos da falta de água na região seria

88 Questão (Enem) Subsidiar a venda de água mineral nos estabelecimentos comerciais. Distribuir gratuitamente remédios contra parasitas e outras moléstias intestinais. Desenvolver carros-pipa maiores e mais econômicos, de forma a baratear o custo da água transportada. Captar água da chuva em cisternas, permitindo seu adequado tratamento e armazenamento para consumo. Promover a migração das famílias mais necessitadas para as regiões Sudeste e Sul, onde as chuvas são abundantes.


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