A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção de Infecções Risco Biológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção de Infecções Risco Biológico"— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção de Infecções Risco Biológico

2 PI: Objetivos Prevenir infecções pós-operatórias sérias quando provendo métodos anticoncepcionais cirúrgicos Reduzir o risco de transmissão de infecções sérias (p. ex., HBV, HIV/AIDS) de ou para: clientes provedores de serviços outros integrantes da equipe, inclusive pessoal de limpeza e manutenção

3 PI: Princípios Considerar qualquer pessoa (cliente ou equipe) como contagiante. Lavar as mãos – o procedimento mais prático para prevenir a contaminação cruzada (pessoa a pessoa). Vestir luvas antes de tocar em qualquer coisa molhada – pele lesada, membranas mucosas, sangue e outros fluidos corporais (secreções ou excreções), instrumentos sujos ou outros objetos. Usar barreiras físicas (óculos protetores, máscaras e aventais) se há risco de respingos ou derramamentos de quaisquer fluidos corporais (secreções ou excreções).

4 PI: Princípios continuação
Usar práticas de trabalho seguras: Não recobrindo ou entortando agulhas Entregando com segurança instrumentos afiados Descartando-se corretamente do lixo médico Isolar os pacientes só quando for impossível conter secreções (no ar) ou excreções (urina ou fezes). Processar instrumentos e outros itens (descontaminar, limpar, fazer desinfecção de alto nível ou esterilizar) empregando práticas recomendadas de prevenção de infecção (PI). O isolamento físico de um(a) paciente em quarto separado é recomendado se ele(a) tem possibilidade de contaminar o meio ambiente ou está impossibilitado de manter as precauções contra a transmissão de infecções (i. é., crianças e pacientes portadores de doenças mentais). A recomendação estende-se a doenças que se transmitem por secreções que contaminam o ar (p. ex., tuberculose).

5 PI: Risco de Transmissão de Doenças
Como mostrado na tabela acima, o risco de transmissão de HBV é muito maior do que o de HIV. Mesmo com a exposição direta ao sangue mediante uma punção, o risco de HIV é 0,3%; 97,7% dos expostos não irão contrair a doença. De outro lado, 27-37% dos que se expuserem ao HBV irão contrair a doença. Os trabalhadores da saúde devem estar conscientes do risco potencial de HBV e HIV a que se expõem e do papel que tem a prevenção de infecções na prevenção de sua transmissão. Fonte: Gerberding 1995; Seelf 1978.

6 PI: Exposição Acidental a Sangue Infectado pelo HBV
Quantidades tão pequenas quanto 10-8ml ( ml) de sangue infectado pelo HBV podem transmitir este virus a um hospedeiro suscetível.. Fonte: Bond e cols 1982.

7 PI: Práticas para Reduzir o Risco de Transmissão de Doenças
Entre clientes e a equipe: Lavagem de mãos Uso de luvas (prestador de serviços e pessoal de limpeza)

8 PI: Práticas para Reduzir o Risco de Transmissão de Doenças
De objetos contaminados: Processando instrumentos e outros itens Descontaminação (equipe) Limpeza (clientes e equipe) Esterilização (clientes e equipe) Desinfecção de alto nível (clientes e equipe) Descartando apropriadamente os resíduos (equipe e comunidade)

9 PI: Lavagem de Mãos A lavagem de mãos pode ser o procedimento isolado mais importante na prevenção de infecções. Lavar as mãos: Antes e depois de examinar qualquer cliente (contato direto). Depois de remover as luvas porque elas podem estar furadas.. Depois de exposição a sangue ou qualquer fluido corporal (secreções e excreções), mesmo quando forem usadas luvas.

10 PI: Maneiras de Lavar as Mãos
Etapas: Usar sabão simples ou antissético. Esfregar rigorosamente as mãos ensaboadas, uma na outra, durante 10 a 15 segundos. Enxaguar com água corrente limpa de uma torneira ou balde. Secar as mãos com toalha limpa ou expo-las ao ar. Fonte: Larsen 1995.

11 PI: Material para o Escovamento Pré-Cirúrgico das Mãos
Antissético ou Sabão (simples) Se um antissético não estiver disponível, usar sabão simples seguido de uma solução alcoólica; escovar até secar duas vezes. Água corrente Palito ou escova para a limpeza das unhas Escova macia ou esponja para a limpeza da pele Toalhas (toalhas esterilizadas devem ser usadas na sala de operações)

12 PI: Solução Alcoólica para o Escovamento Pré-Cirúrgico das Mãos
Fórmula Adicionar 2ml de glicerina à 100ml de solução alcoólica a 60-90%. Usar 3 a 5ml em cada aplicação e continuar a esfregar a solução sobre as mãos por cerca de 2-5 minutos, durante um total de 6 a 10ml por lavagem.

13 PI: Prepado da Pele Antes de Procedimentos Cirúrgicos
Finalidade: Minimizar o número de microorganismos na pele ou em membrana mucosas mediante: Lavagem com sabão e água Aplicação de antissético

14 PI: Preparo da Pele e Mucosas
Não raspar os pêlos na sala (se necessário, cortar os pêlos rente à superfície imediatamente antes da operação) Informar-se sobre reações alérgicas do cliente antes de selecionar a solução antissética Lavar antes com sabão e água se houver sujeira visível Aplicar antissético começando na área a ser operada e prosseguir de maneira circular por centímetros

15 PI: Preparo da Cérvice e Vagina
Aplicar liberalmente solução antissética de início sobre a cérvice (2 ou 3 vezes) e a seguir, na vagina. É desnecessário preparar a região genital externa se ela parecer limpa. Quando estiver suja, é melhor que a cliente lave a área genital completamente com sabão e água antes de iniciar e procedimento.

16 PI: Barreiras Protetoras
Usar luvas: Quando executando um procedimento na clínica ou sala de operações Quando manejando instrumentos sujos, luvas e outros itens Quando descartando-se de lixo contaminado (algodão, gaze ou vestuário) Usar óculos protetores, máscara facial ou aventais: Se houver a possibilidade de derramamento ou respingos de quaisquer feridas corporais.

17 PI: Eficácia dos Métodos de Processamento de Instrumentos
1 Exige-se prévia descontaminação e limpeza completa.

18 PI: Processamento de Instrumentos Contaminados
Descontaminação Lavar e enxaguar completamente Métodos Aceitáveis Métodos Preferenciais Esterilização Desinfecção de Alto Nível Químico Autoclave Calor seco Fervura Vapor Químico Esfriar

19 PI: Descontaminação Princípios: Práticas: Inativa HBV e HIV
Torna o manuseio do material mais seguro Deve ser feita antes da limpeza Práticas: Mergulhar em solução clorada a 0,5% os instrumentos e luvas reutilizáveis após o uso. Deixar de molho durante 10 minutos e enxaguar imediatamente. Esfregar as superfícies (mesas de exame) com solução clorada.

20 PI: Instruções para Preparar Soluções Diluidas de Cloro
Partes Totais (PT) (H2O) = - 1 Partes Totais (TP) (H2O) = - 1 = 9 Partes Totais (PT) (H2O) Para fazer uma solução de cloro a 0,5% de uma mistura de solução clorada a 5% misturar 1 parte de solução clorada com 9 partes de água.

21 PI: Instruções para Preparar uma Solução de Cloro a Partir de um Pó
X 1000 Gramas/Litro = Gramas/Litro = X 1000 = 14,2 Gramas/Litro Para fazer uma solução de cloro a 0,5% de uma mistura de pó de cloro a 35% misturar 14,2 gramas de pó com 1 litro de água

22 PI: Limpeza Princípios: Remover o material orgânico que:
Protege os microorganismos dos efeitos da esterilização e da desinfecção de alto nível (DAN) Pode inativar os desinfetantes Deve ser feita para que a esterilização e a DAN sejam eficientes Método para reduzir mecanicamente o número de endosporos. Práticas: Lavar com detergente e água. Escovar os instrumentos até que pareçam limpos. Enxaguar completamente com água limpa.

23 PI: Esterilização Princípios:
Destrói todos os microorganismos inclusive os endosporos Usada em instrumentos, luvas e outros itens que entram em contato direto com a corrente sanguínea ou tecido abaixo da pele

24 PI: Esterilização continuação
Práticas: Esterilização a vapor (autoclave): 121ºC (250ºF); 106KPa (15lbs/pol2) de pressão: 20 minutos para itens não empacotados e 30 minutos para itens empacotados Deixar todos os itens secar antes de retirar Calor seco (forno): 170ºC (340ºF) por 1 hora ou 160ºC (320ºF) por 2 horas Esterilização química: Mergulhar todos os itens em glutaraldeido por 8-10 horas ou formaldeido por 24 horas Enxaguar com água esterilizada

25 PI: Desinfecção de Alto Nível
Princípios: Destrói todos os microorganismos, inclusive HBV e HIV; não é confiável sua ação na eliminação de todos os endosporos bacterianos Única alternativa aceitável quando inexiste equipamento para esterilização Fonte: Favero 1985; McIntosh e cols 1994.

26 PI: Desinfecção de Alto Nível Fervura
Práticas: Ferver instrumentos e outros itens por 20 minutos (suficiente até 5500 metros/ pós de altitude). Ferver sempre por 20 minutos em panela com tampa. Começar a contar quando a água começa a ferver. Não adicionar nada à panela depois de começar a contar o tempo. Secar ao ar antes de usar ou guardar. A fervura do instrumental durante 20 minutos exterminará todos os microorganismos exceto os endosporos bacterianos. Na verdade, a maioria dos microorganismos será inativada se aquecida a 80ºC durante 10 minutos. O ponto de fervura da água é 1,1ºC mais baixo para cada 1000 metros de altitude; mesmo em altitudes até metros ( pés) a temperatura será adequada para a DAN. Nota: A temperatura mais alta atingida pela água fervente é a 100ºC (212ºF) ao nível do mar.

27 PI: Desinfecção de Alto Nível Vapor
Práticas: Usar vapor em instrumentos, luvas e outros. Vaporizar sempre durante 20 minutos. Assegurar-se de que há água suficiente no recipiente inferior para todo o ciclo de vapor. Fazer com que a água ferva. Iniciar a contar o tempo quando o vapor começar a sair por debaixo da tampo. Não adicionar nada à panela depois que começar a contar o tempo. Secar ao ar e guardar nos recipientes usadas para o processo de fervura devidamente cobertos. Fonte: McIntosh 1994.

28 PI: Recipiente Usado para Desinfecção de Alto Nível
Tampa Água fervente

29 PI: Desinfecção de Alto Nível Química
Práticas: Cobrir completamente todos os itens com desinfetante. Deixar mergulhados por 20 minutos. Enxaguar com água fervida. Secar ao ar antes de usar e guardar.

30 PI: Preparando um Recipiente para Material Submetido a Desinfecção de Alto Nível
Ferver (se pequeno) ou Encher um recipiente limpo com solução de cloro a 0,5%. Esperar 20 minutos. Despejar a solução (a solução de cloro pode ser transferida para um recipiente de plástico e usada posteriormente) Enxaguar completamente com água fervida. Secar ao ar e usar para guardar todo o material de DAN.

31 PI: Descarte de Resíduos
Princípios: Previne a difusão da infecção ao pessoal clínico que manuseia os resíduos Previne a difusão da infecção à comunidade local Protege contra ferimentos acidentais as pessoas que manuseiam resíduos Práticas: Usar luvas de serviço, colocar itens contaminados (gaze ou algodão) em recipiente a prova de vazamentos (com tampa) ou bolsa plástica. Descartar por incineração ou enterrar.

32 PI: Fluxo do Tráfico e Normaturas das Atividades
Objetivo: Eliminar a contaminação microbiana nas áreas onde tem lugar “atividades limpas”: salas de procedimentos áreas cirúrgicas áreas para processamento final e armazenagem do instrumental O número de microorganismos em determinado local depende do número de pessoas presentes e sua atividade.


Carregar ppt "Prevenção de Infecções Risco Biológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google