A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANIHAR Compreensão e Produção de Texto … Professora Leila Pryjma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANIHAR Compreensão e Produção de Texto … Professora Leila Pryjma."— Transcrição da apresentação:

1 MANIHAR Compreensão e Produção de Texto … Professora Leila Pryjma

2 MANIHAR Escrever é próprio do ser humano Você é um sujeito pensante e criador.Você é um sujeito pensante e criador. Você possui algo a dizer a alguém.Você possui algo a dizer a alguém. É o produto do pensar humano que se materializa na folha de papel.É o produto do pensar humano que se materializa na folha de papel. REDIGIR É ARGUMENTAR A produção de um texto é o espelho do conteúdo da alma.A produção de um texto é o espelho do conteúdo da alma. Ninguém escreve sobre o que não sabe.Ninguém escreve sobre o que não sabe. REDAÇÃO É A PALAVRA TRABALHADA Lutar com palavras.Lutar com palavras. Ler, reler, não gostar, melhorar, admirar.Ler, reler, não gostar, melhorar, admirar.

3 MANIHAR Não se impressione com os diz que... da redação Na verdade, ela é bem mais simples do que parece. Só se aprende a escrever escrevendo Erramos, acertamos, aprendemos... Mudamos de idéia, amadurecemos... Crio o meu próprio conceito de mundo. Não se impressione com os diz que... da redação Na verdade, ela é bem mais simples do que parece. Só se aprende a escrever escrevendo Erramos, acertamos, aprendemos... Mudamos de idéia, amadurecemos... Crio o meu próprio conceito de mundo.

4 MANIHAR TEMA ASSUNTO Sobre o que o texto trata? Sobre o que o texto trata? Qual a idéia central deste texto?Qual a idéia central deste texto? Qual o posicionamento apresentado neste texto?Qual o posicionamento apresentado neste texto? Múltiplo.Múltiplo. Rico.Rico. Vasto.Vasto. Pertence ao âmbito do conhecimento.Pertence ao âmbito do conhecimento.

5 MANIHAR VIVER E APRENDER

6 MANIHAR CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

7 MANIHAR DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO NACIONAL?

8 MANIHAR DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: COMO CONCILIAR OS INTERESSES EM CONFLITO?

9 MANIHAR O DIREITO DE VOTAR – COMO FAZER DESSA CONQUISTA UM MEIO PARA PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DE QUE O BRASIL NECESSITA?

10 MANIHAR A VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: COMO MUDAR AS REGRAS DESSE JOGO?

11 MANIHAR COMO GARANTIR A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO E EVITAR ABUSOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?

12 MANIHAR O TRABALHO INFANTIL NA REALIDADE BRASILEIRA

13 MANIHAR O PODER DA TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA

14 MANIHAR O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA

15 MANIHAR O que é título? Nome do texto. Nome do texto. Pessoal. Pessoal. Último item a ser feito. Último item a ser feito. Possui relação direta com o conteúdo e com o posicionamento assumido pelo produtor do texto. Possui relação direta com o conteúdo e com o posicionamento assumido pelo produtor do texto.

16 MANIHAR Como devemos escrever o título? Com verbo: Assume a função de oração. Inicia-se com letra maiúscula e termina com pontuação. Assume a função de oração. Inicia-se com letra maiúscula e termina com pontuação. O que devemos saber sobre a clonagem. Sem verbo: Palavras soltas exercendo a função de substantivo próprio. Palavras soltas exercendo a função de substantivo próprio. A Clonagem Humana

17 MANIHAR Pequenas dicas antes de começar... O parágrafo mede aproximadamente 2,5 cm. O parágrafo mede aproximadamente 2,5 cm. Isso mesmo, +- 2 dedos. Isso mesmo, +- 2 dedos. Não pule linha entre os parágrafos. Não pule linha entre os parágrafos. Comece da linha número 01. Comece da linha número 01. Gírias não pertencem ao texto. Gírias não pertencem ao texto. Letra legível é diferente de letra bonita. Letra legível é diferente de letra bonita. Não é necessário avisar que terminou. Não é necessário avisar que terminou. Não avise que vai concluir ( Concluindo então...) Não avise que vai concluir ( Concluindo então...) Não deixe recado no final da redação nem para a professora e muito menos para o corretor do seu vestibular. Não deixe recado no final da redação nem para a professora e muito menos para o corretor do seu vestibular. Use o padrão culto da Língua Portuguesa. Use o padrão culto da Língua Portuguesa.

18 MANIHAR Pequenas dicas antes de começar... Numerais devem estar por extenso. Numerais devem estar por extenso. Evite dados exatos lidos em determinadas reportagens. Evite dados exatos lidos em determinadas reportagens. Não use frases prontas, provérbios e ditos populares. Não use frases prontas, provérbios e ditos populares. Não se esqueça que a letra maiúscula continua existindo. Não se esqueça que a letra maiúscula continua existindo. Não use chavão(...nos dias de hoje, o homem de hoje em dia...). Não use chavão(...nos dias de hoje, o homem de hoje em dia...). Evite absurdos do tipo: No mundo em que vivemos, há anos atrás, encarar de frente, leitura digital do dedo, ciclo vital de vida. Evite absurdos do tipo: No mundo em que vivemos, há anos atrás, encarar de frente, leitura digital do dedo, ciclo vital de vida.

19 MANIHAR Pequenas dicas antes de começar... Pense antes de escrever, o texto depõe a seu favor ou contra você. Pense antes de escrever, o texto depõe a seu favor ou contra você. Seja firme em seu posicionamento (Seja frio ou quente, os mornos eu vomitarei). Seja firme em seu posicionamento (Seja frio ou quente, os mornos eu vomitarei). A redação é conseqüência de um ser humano que pensa.. A redação é conseqüência de um ser humano que pensa.. Ela se tornou obrigatória para que as novas gerações se habituem a pensar. Ela se tornou obrigatória para que as novas gerações se habituem a pensar. A redação do vestibular serve para mostrar tudo que o aluno não fez durante a sua vida escolar. A redação do vestibular serve para mostrar tudo que o aluno não fez durante a sua vida escolar.

20 MANIHAR Agora, vamos começar... Pense em tópicos que podem se relacionar ao tema. Pense em tópicos que podem se relacionar ao tema. Escreva-os. Escreva-os. Coloque no papel assim que o pensar. Coloque no papel assim que o pensar. Leia-os Leia-os Escolha os três melhores. Escolha os três melhores. Pense no motivo pelo qual o seu tópico foi escolhido Pense no motivo pelo qual o seu tópico foi escolhido

21 MANIHAR Assim a introdução estará pronta sem erros. Assim a introdução estará pronta sem erros. Não iniciou com chavão. Não iniciou com chavão. Não iniciou com o tema. Não iniciou com o tema. Não desenvolveu nenhum argumento ou idéia. Não desenvolveu nenhum argumento ou idéia. Foi claro. Foi claro. Apresentou os tópicos frasais. Apresentou os tópicos frasais. Está posicionado. Está posicionado.

22 MANIHAR ESTRUTURA BÁSICA... 1º PARÁGRAFO: (__________),(__________)e(___________) + reafirmação do tema e do seu posicionamento. 1º PARÁGRAFO: (__________),(__________)e(___________) + reafirmação do tema e do seu posicionamento. 2º PARÁGRAFO: 2º PARÁGRAFO: EXPLICAÇÃO DO PRIMEIRO TÓPICO FRASAL. EXPLICAÇÃO DO PRIMEIRO TÓPICO FRASAL. 3º PARÁGRAFO: 3º PARÁGRAFO: EXPLICAÇÃO DO SEGUNDO TÓPICO FRASAL. EXPLICAÇÃO DO SEGUNDO TÓPICO FRASAL. 4º PARÁGRAFO: 4º PARÁGRAFO: EXPLICAÇÃO DO TERCEIRO TÓPICO FRASAL. EXPLICAÇÃO DO TERCEIRO TÓPICO FRASAL. 5º PARÁGRAFO: 5º PARÁGRAFO: CONCLUSÃO DO TEXTO CONCLUSÃO DO TEXTO

23 MANIHAR TESTES DO CÉREBRO

24 MANIHAR 1º TESTE: Foi descoberto que o nosso cérebro tem um bug. Aqui vai um pequeno exercício de cálculo mental!!! Este cálculo deve ser feito mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora, nem papel e caneta!!!

25 MANIHAR Seja honesto. Faça apenas cálculos mentais...

26 MANIHAR Pegue 1000, acrescente 40. Acrescente mais 1000.

27 MANIHAR Acrescente mais 30 novamente mais Acrescente 20. Acrescente 1000 e ainda 10.

28 MANIHAR Qual é o total? Responda rápido em voz alta.

29 MANIHAR O teu resultado é: 5000? Errado!!!

30 MANIHAR A resposta certa é: 4100! O que acontece é que a seqüência decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas).

31 MANIHAR Pegue 1000, acrescente 40. Acrescente mais Acrescente mais 30 novamente mais Acrescente 20. Acrescente 1000 e ainda 10.

32 MANIHAR 2º TESTE: Teste rápido e impressionante: Conte quantas letras "F" tem no texto escrito no próximo slide.

33 MANIHAR FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF- IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS.

34 MANIHAR Contou? OK?

35 MANIHAR Quantos??? 3??? Talvez 4??? Ou 5??? Danuza Leão.

36 MANIHAR Errado, são 6 (seis) - não é piada!

37 MANIHAR O cérebro não consegue processar a palavra "OF". Loucura, não?

38 MANIHAR FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF- IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS.

39 MANIHAR Quem conta todos os 6 "F" na primeira vez é um "gênio", 3 é normal, 4 é mais raro, 5 mais ainda, e 6 quase ninguém.

40 MANIHAR 3º TESTE: Leiam o que está escrito no próximo slide...

41 MANIHAR este gato, é gato, o gato, melhor gato, meio gato, de gato, esconder gato, um gato, texto de gato, um distraído gato, gato leitor, sem gato, ele gato, ver gato.

42 MANIHAR este gato, é gato, o gato, melhor gato, meio gato, de gato, esconder gato, um gato, texto de gato, um distraído gato, gato leitor, sem gato, ele gato, ver gato.

43 MANIHAR Diga sinceramente: você percebeu que existia um texto oculto na mensagem? Esta é uma técnica utilizada para divulgar as chamadas mensagens ocultas e poucos conseguem perceber...

44 MANIHAR 4º Teste: Será que sou diferente? Confira fazendo o próximo teste. Alguma vez já se perguntaram se somos mesmo diferentes ou se pensamos a mesma coisa? Façam este exercício de reflexão e encontrem a resposta!!!

45 MANIHAR Siga as instruções e responda as perguntas uma de cada vez e tão rápido quanto possível.

46 MANIHAR Agora, responda uma de cada vez: Quanto é:

47 MANIHAR

48 MANIHAR

49 MANIHAR Sim, os cálculos mentais são difíceis mas, agora vem o verdadeiro teste. Seja persistente e siga adiante

50 MANIHAR RÁPIDO! PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR!

51 MANIHAR Pensou em um martelo vermelho, não é verdade??? Se não, você é parte de 2 % da população que é suficientemente diferente para pensar em outra coisa. 98% da população responde martelo vermelho quando resolve este exercício.

52 MANIHAR Gostou da experiência?


Carregar ppt "MANIHAR Compreensão e Produção de Texto … Professora Leila Pryjma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google