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Programa de Educação Continuada do
Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS Ligia Motta Fonoaudiologia- HSLPUCRS
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Acidentes Vasculares Encefálicos
Unidade de Fonoaudiologia da PUCRS Centro de Reabilitação da PUCRS Reabilitação Fonoaudiológica Fga.MS.Ligia Motta
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Acidentes Vasculares Encefálicos
Distúrbios de linguagem Fala Deglutição
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Linguagem É uma das bases do intelecto humano e tem papel importantíssimo na formulação do pensamento e na forma como imprimos significado ao mundo que nos rodeia (Mac-Kay,2005).
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Linguagem Constitui parte dos mecanismos de raciocínio, solução de problemas e estruturação de crenças, além de possibilitar uma das maneiras mais eficazes de comunicação entre os homens (Mac-kay, 2005).
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Linguagem Processadores de linguagem ativam as representações lingüísticas para as modalidades oral e escrita Palavras selecionadas de acordo com o tema e interlocutor
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Linguagem Organização em seqüência gramatical aplicada a uma curva melódica Movimentos de laringe e órgãos fonoarticulatórios Três palavras por segundo
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Linguagem O sistema cerebral da linguagem trabalha relacionado com outros sistemas cognitivos e motores Áreas específicas no cérebro relacionadas a linguagem (Caplan,2003).
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Lesão Cerebral Focal Distúrbios de linguagem > Afasia
Distúrbios motores da fala> Dispraxia e Disartria
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Acidentes Vasculares Encefálicos
Afasia- Disfasia Distúrbio que afeta todos os aspectos da linguagem (compreensão e expressão) Sintoma complexo relacionado a uma desordem neurofisiológica que envolve os mecanismos cerebrais (Mac-Kay, 2005).
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Distúrbio de Linguagem
Modificações no comportamento esferas intelectuais Atitudes e personalidade
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Afasia Os distúrbios afásicos não são relativos somente à localização, extensão e severidade da lesão (hábitos, experiências, educação e inteligência).
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Afasia Perda total da linguagem
Redução da fala intencional/fala automática (“tudo bem”, ai meu Deus”) Dificuldade de iniciar a fonação/diálogo
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Afasia Jargonofasia Disprosódia/comprometimento da mensagem
Substituições fonêmicas/alteração articulatória e fonológica Anomia Parafasia
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Afasia Estereotipias/ fala sem conteúdo comunicativo
Linguagem perseverativa Redução sintática Dificuldade de compreender significado, interpretar e perceber reversibilidade Distúrbios pragmáticos e discursivos/situações dialógicas/narração
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Produção e compreensão de linguagem
Estado emocional Fadiga dificuldades de memória Medicação Qualidade dos desvios de atenção Presença de estados de agitação/ depressão e saúde geral (Woods,2003).
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Avaliação da Afasias Anamnese/entrevista Avaliação
Diagnóstico diferencial Linguagem e fala Planejamento terapêutico
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Avaliação das Afasias Testes e protocolos de avaliação
Teste de afasia de Schuell Teste de Boston Protocolo de avaliação motora oral Protocolo de avaliação motora da fala
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Testes e protocolos de avaliação
Teste de repetição Nomeação Leitura Relato de estória ou texto descritivo de figura Conversa espontânea
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Terapia fonoaudiológica
Observações profissionais e os dados de comunicação do paciente Dados do interesse da vida do paciente
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Rotina e hábitos Preferências de lazer Tipo de trabalho Qualidade de comunicação
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Tratamento Fonoaudiológico
Interesses, áreas de motivação e estratégias – comunicativas e lingüisticas Delineamento e estratégias terapêuticas direcionadas a englobar aspectos do universo do paciente
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Distúrbios motores da Fala
As desordens motoras da fala afetam o componente motor da linguagem oral- Fala
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Distúrbios Motores da Fala
Disartrias Dispraxias-Apraxia
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Disartrias Dispraxias
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Apraxia (Dispraxias) .Ausência de organização da sequência dos movimentos/ origem neurogênica .Desorganzação da sequência desses movimentos . Redução do inventário dos sons da fala . Disprosódia (diminuição da velocidadeda fala/prolongamentos e pausa)
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Tratamento Fonoaudiológico
Depende da gravidade inicial do quadro Compensação: recursos de fala Atividades Planejadas: articulações mais simplesmais complexas monitoramento intervenção precoce motivação (Darley et al_2002)
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Apraxia x Dispraxias Tratamento Fonoaudiológico:
Estratégias repetitivas e intensivas Planejamento das tarefas seguido grau de complexidade Monitorar a própria fala Terapia mais concentrada nas palavras usadas no dia-a-dia
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Apraxia Verbal -sequência dos movimentos musculares para a fala
Apraxia Orofacial *Exercícios seqüencializado envolvendo as estruturas dos órgãos fonoarticulatórios
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Disartria Desordem da fala
Distúrbio no controle muscular dos mecanismos da fala Lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico Paralisia, incoordenação ou fraqueza da musculatura da fala
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Disartria Características observadas:
Imprecisão na articulação das consoantes Monoaltura Monointensidade Velocidade lenta da fala
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Disartria x Disartrofonia
Articulação Respiração Fonação Ressonância Prosódia
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Tratamento Fonoaudiológico
Etiologia da Disartria
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DISARTRIA O que pode influenciar no tratamento
Estado neurológico e história Idade Presença e ajustes automáticos Tratamento multidisciplinar Personalidade do Sujeito Sistema de “suporte” – familiares, amigos
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Tratatamento Fonoaudiológico (Netsell, R.; Daniel,B.-2004)
Músculos e estruturas da respiração Laringe/Fonação Véu Palatino/Ressonância Base de língua Ponta de língua Lábios Mandíbula/Articulação
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Tratatamento Fonoaudiológico
Respiração Fonação Ressonância – hipo e hipernasalidade Articulação (Percepção auditiva) Prosódia (Ativa e Intensidade)
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ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
Distúrbios de Deglutição Disfagia
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Avaliação Clínica da Deglutição
Exame Nasofibrolaringoscopia Exame de Videofluoroscopia
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DISFAGIA Fase Oral Fase Faríngea Fase Esofágica
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DISFAGIA Leve Moderada Intensa Tratamento Fonoaudiológico
Terapia Indireta da Deglutição Terapia Direta da Deglutição
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“Estimar a voz e linguagem significa buscar o equilíbrio com a natureza humana, ao mesmo ponto em que a descoberta de um padrão mais adequado de comunicação reintegra o indivíduo ao seu auto-conceito e à sua auto-estima". (Ligia Motta, 2000)
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Obrigada pela atenção! Profa. Lígia Motta www.cfligiamotta.com.br
Fone: (51) (51)
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