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DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Prof. Jailson Almeida

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Prof. Jailson Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Prof. Jailson Almeida

2 CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM
COMO REPRESENTAÇÃO (ESPELHO) DO MUNDO E DO PENSAMENTO; COMO INSTRUMENTO (FERRAMENTA) DE COMUNICAÇÃO; COMO FORMA (LUGAR) DE AÇÃO OU INTERAÇÃO; COMO PRÁTICA SOCIAL; UMA COMUNICAÇÃO EFETIVADA ATRAVÉS DO USO DE UM SISTEMA ARBITRÁRIO DE SIGNOS VERBAIS ENVOLVIDOS NUMA TRÍPLICE ARTICULAÇÃO. É UM DOS ATRIBUTOS DO CÉREBRO HUMANO, TALVEZ O MAIS CARACTERÍSTICOS DE TODOS; CAPACIDADE INERENTE À ESPÉCIE HUMANA DE APREDNER, COMPREENDER, ARMAZENAR, PRODUZIR E TRASMITIR ATRAVÉS DA FALA E ESCRITA A LÍNGUA (CÓDIGO LINGUÍSTICO) QUE CIRCULA NO MEIO SOCIAL A QUE PERTENCE;

3 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
IMITAÇÃO REFORÇO INATISMO COGNITIVISMO SOCIOCOGNITIVISMO

4 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E PSICOLINGUÍSTICA O CONCEITO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PROBLEMAS ESTUDADOS PELA PSICOLINGUÍSTICA: As relações entre o estado psíquico dos interlocutores e a mensagem; As relações entre as particularidades sequenciais das mensagens e os processos psíquicos; As relações entre os grupos sociais e a modificação das menasagens ou entre a evolução de indivíduos e sua língua.

5 ETAPAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Balbucio (entre 3-4 meses) Enunciados de uma palavra (10-12 meses) Enunciados de duas palavras (2 anos de idade) Consciência metalinguística.

6 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO: implicações e contribuições
A abordagem mecanicista da aquisição da linguagem pode levar o professor não familiarizado como assunto a ter uma concepção distorcida do processo; O professor de tendência behaviorista reduzirá seu ensino a exercícios estruturais mecânicos; O professor pode pensar que a criança já possui todo sistema linguístico; Ao atribuir a aquisição da linguagem a forças inatas, o professor será levado a crer na simplicidade desse processo e desconsiderar as variáveis nele envolvidas.

7 Distúrbio de fala e seus reflexos na escrita
O aprendizado da linguagem começa logo após o nascimento da criança; A fala se evidencia na comunicação que transmite a informação; A fala está voltada para o progresso da civilização que repassa para os indivíduos que constituem a humanidade tudo aquilo que se refere a conforto e bem estar criados pelo coletivo; Neurofunção da fala( a voz humana depende da função da laringe e da ressonância que ocorre na cavidade orofaríngea); As cordas vocais são intervadas do ponto de vista motor por fibras provenientes dos núcleos ambíguos situados bilateralmente no bulbo, um à esquerda e outro à direita; Para expressar a fala, o indivíduo depende do programa motor já elaborado na área de Broca; A fala precede a linguagem e ajuda a constituí-la a partir da memorização e auto-conhecimento de seus modelos;

8 O treino permanente permite a efetuação de movimentos que articulam a fala sem nenhum traço de cognição..

9 A criança que nasce com a capacidade genética para falar qualquer língua, sofre uma restrição funcional a fim de aprender apenas uma delas.

10 MECANISMO NEUROFUNCIONAIS DA FALA
. Os órgãos fono-articulatórios - laringe (com glote entre as cordas vocais), faringe, nariz, boca, ve do palato, língua (órgão mais importante para a articulação da fala), lábios, mandíbula, estruturas fixas da boca (palato duro, gengivas, dentes) e seus anexos como caixa torácica que abriga os pulmões que expelem o ar para cima pelas vias respiratórias altas – produzem os sons da fala.

11 TRANSTORNO DA FALA POR DISFUNÇÃO DO NEURÔNIO MOTOR PERIFÉRICO
DISARTRIA: fala monótona, voz flácida e anasalada. É uma articulação inadequada da fala. As consoantes são mal articuladas e as mais afetas são: /p/, /t/, /k/, /f/, /s/. Posteriormente, todas são acometidas e a fala fica ininteligível;

12 APREDNIZAGEM DEFICIENTE
: Filhos de mães que falam muito tendem a falar mais precoce e ampliadamente; Filhos de gagos tendem a serem gagos; Criança que fala pouco, erra muito e não consegue denominar adequadamente as coisas, tem DEL. ( Deficiência específica de linguagem); Doenças encefálicas interferem muito no desenvolvimento da linguagem (nefropatias, hepatopatias, endocrinopatias, gastroenteropatias, osteopatias, neuropatias, infecções crônicas; As lesões cerebrais intensas causam grande deficiência mental, impedindo o aprendizado da fala e da linguagem; Na síndrome de Down há uma dissociação entre o aprendizado do vocabulário e do emprego gramatical. A fala é distensa em decorrência da hipotonia muscular fono-articulatória; A lingaugem não se desenvolve ou se desenvolve mal nas crianças com distúrbios funcionais, histológicos e anatômicos. Autismo: a linguagem é ecolálica, formulaica.naõ tem capacidade do aprender a aprender; Há um grupo de crianças que persiste com a imaturidade dos sons da fala: escola= cola; bonito= monito; gostoso= gotoso; preciso=piciso


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