A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Prof. Jailson Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Prof. Jailson Almeida."— Transcrição da apresentação:

1

2 DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Prof. Jailson Almeida

3 CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM COMO REPRESENTAÇÃO (ESPELHO) DO MUNDO E DO PENSAMENTO; COMO REPRESENTAÇÃO (ESPELHO) DO MUNDO E DO PENSAMENTO; COMO INSTRUMENTO (FERRAMENTA) DE COMUNICAÇÃO; COMO INSTRUMENTO (FERRAMENTA) DE COMUNICAÇÃO; COMO FORMA (LUGAR) DE AÇÃO OU INTERAÇÃO; COMO FORMA (LUGAR) DE AÇÃO OU INTERAÇÃO; COMO PRÁTICA SOCIAL; COMO PRÁTICA SOCIAL; UMA COMUNICAÇÃO EFETIVADA ATRAVÉS DO USO DE UM SISTEMA ARBITRÁRIO DE SIGNOS VERBAIS ENVOLVIDOS NUMA TRÍPLICE ARTICULAÇÃO. UMA COMUNICAÇÃO EFETIVADA ATRAVÉS DO USO DE UM SISTEMA ARBITRÁRIO DE SIGNOS VERBAIS ENVOLVIDOS NUMA TRÍPLICE ARTICULAÇÃO. É UM DOS ATRIBUTOS DO CÉREBRO HUMANO, TALVEZ O MAIS CARACTERÍSTICOS DE TODOS; É UM DOS ATRIBUTOS DO CÉREBRO HUMANO, TALVEZ O MAIS CARACTERÍSTICOS DE TODOS; CAPACIDADE INERENTE À ESPÉCIE HUMANA DE APREDNER, COMPREENDER, ARMAZENAR, PRODUZIR E TRASMITIR ATRAVÉS DA FALA E ESCRITA A LÍNGUA (CÓDIGO LINGUÍSTICO) QUE CIRCULA NO MEIO SOCIAL A QUE PERTENCE; CAPACIDADE INERENTE À ESPÉCIE HUMANA DE APREDNER, COMPREENDER, ARMAZENAR, PRODUZIR E TRASMITIR ATRAVÉS DA FALA E ESCRITA A LÍNGUA (CÓDIGO LINGUÍSTICO) QUE CIRCULA NO MEIO SOCIAL A QUE PERTENCE;

4 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM IMITAÇÃO IMITAÇÃO REFORÇO REFORÇO INATISMO INATISMO COGNITIVISMO COGNITIVISMO SOCIOCOGNITIVISMO SOCIOCOGNITIVISMO

5 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E PSICOLINGUÍSTICA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E PSICOLINGUÍSTICA O CONCEITO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM O CONCEITO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PROBLEMAS ESTUDADOS PELA PSICOLINGUÍSTICA: PROBLEMAS ESTUDADOS PELA PSICOLINGUÍSTICA: As relações entre o estado psíquico dos interlocutores e a mensagem; As relações entre o estado psíquico dos interlocutores e a mensagem; As relações entre as particularidades sequenciais das mensagens e os processos psíquicos; As relações entre as particularidades sequenciais das mensagens e os processos psíquicos; As relações entre os grupos sociais e a modificação das menasagens ou entre a evolução de indivíduos e sua língua. As relações entre os grupos sociais e a modificação das menasagens ou entre a evolução de indivíduos e sua língua.

6 ETAPAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Balbucio (entre 3-4 meses) Balbucio (entre 3-4 meses) Enunciados de uma palavra (10-12 meses) Enunciados de uma palavra (10-12 meses) Enunciados de duas palavras (2 anos de idade) Enunciados de duas palavras (2 anos de idade) Consciência metalinguística. Consciência metalinguística.

7 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO: implicações e contribuições A abordagem mecanicista da aquisição da linguagem pode levar o professor não familiarizado como assunto a ter uma concepção distorcida do processo; A abordagem mecanicista da aquisição da linguagem pode levar o professor não familiarizado como assunto a ter uma concepção distorcida do processo; O professor de tendência behaviorista reduzirá seu ensino a exercícios estruturais mecânicos; O professor de tendência behaviorista reduzirá seu ensino a exercícios estruturais mecânicos; O professor pode pensar que a criança já possui todo sistema linguístico; O professor pode pensar que a criança já possui todo sistema linguístico; Ao atribuir a aquisição da linguagem a forças inatas, o professor será levado a crer na simplicidade desse processo e desconsiderar as variáveis nele envolvidas. Ao atribuir a aquisição da linguagem a forças inatas, o professor será levado a crer na simplicidade desse processo e desconsiderar as variáveis nele envolvidas.

8 Distúrbio de fala e seus reflexos na escrita O aprendizado da linguagem começa logo após o nascimento da criança; O aprendizado da linguagem começa logo após o nascimento da criança; A fala se evidencia na comunicação que transmite a informação; A fala se evidencia na comunicação que transmite a informação; A fala está voltada para o progresso da civilização que repassa para os indivíduos que constituem a humanidade tudo aquilo que se refere a conforto e bem estar criados pelo coletivo; A fala está voltada para o progresso da civilização que repassa para os indivíduos que constituem a humanidade tudo aquilo que se refere a conforto e bem estar criados pelo coletivo; Neurofunção da fala( a voz humana depende da função da laringe e da ressonância que ocorre na cavidade orofaríngea); Neurofunção da fala( a voz humana depende da função da laringe e da ressonância que ocorre na cavidade orofaríngea); As cordas vocais são intervadas do ponto de vista motor por fibras provenientes dos núcleos ambíguos situados bilateralmente no bulbo, um à esquerda e outro à direita; As cordas vocais são intervadas do ponto de vista motor por fibras provenientes dos núcleos ambíguos situados bilateralmente no bulbo, um à esquerda e outro à direita; Para expressar a fala, o indivíduo depende do programa motor já elaborado na área de Broca; Para expressar a fala, o indivíduo depende do programa motor já elaborado na área de Broca; A fala precede a linguagem e ajuda a constituí-la a partir da memorização e auto-conhecimento de seus modelos; A fala precede a linguagem e ajuda a constituí-la a partir da memorização e auto-conhecimento de seus modelos;

9 O treino permanente permite a efetuação de movimentos que articulam a fala sem nenhum traço de cognição..

10 A criança que nasce com a capacidade genética para falar qualquer língua, sofre uma restrição funcional a fim de aprender apenas uma delas.

11 MECANISMO NEUROFUNCIONAIS DA FALA. Os órgãos fono-articulatórios - laringe (com glote entre as cordas vocais), faringe, nariz, boca, ve do palato, língua (órgão mais importante para a articulação da fala), lábios, mandíbula, estruturas fixas da boca (palato duro, gengivas, dentes) e seus anexos como caixa torácica que abriga os pulmões que expelem o ar para cima pelas vias respiratórias altas – produzem os sons da fala.

12 TRANSTORNO DA FALA POR DISFUNÇÃO DO NEURÔNIO MOTOR PERIFÉRICO DISARTRIA: fala monótona, voz flácida e anasalada. É uma articulação inadequada da fala. As consoantes são mal articuladas e as mais afetas são: /p/, /t/, /k/, /f/, /s/. Posteriormente, todas são acometidas e a fala fica ininteligível; DISARTRIA: fala monótona, voz flácida e anasalada. É uma articulação inadequada da fala. As consoantes são mal articuladas e as mais afetas são: /p/, /t/, /k/, /f/, /s/. Posteriormente, todas são acometidas e a fala fica ininteligível;

13 APREDNIZAGEM DEFICIENTE : Filhos de mães que falam muito tendem a falar mais precoce e ampliadamente; Filhos de mães que falam muito tendem a falar mais precoce e ampliadamente; Filhos de gagos tendem a serem gagos; Filhos de gagos tendem a serem gagos; Criança que fala pouco, erra muito e não consegue denominar adequadamente as coisas, tem DEL. ( Deficiência específica de linguagem); Criança que fala pouco, erra muito e não consegue denominar adequadamente as coisas, tem DEL. ( Deficiência específica de linguagem); Doenças encefálicas interferem muito no desenvolvimento da linguagem (nefropatias, hepatopatias, endocrinopatias, gastroenteropatias, osteopatias, neuropatias, infecções crônicas; Doenças encefálicas interferem muito no desenvolvimento da linguagem (nefropatias, hepatopatias, endocrinopatias, gastroenteropatias, osteopatias, neuropatias, infecções crônicas; As lesões cerebrais intensas causam grande deficiência mental, impedindo o aprendizado da fala e da linguagem; As lesões cerebrais intensas causam grande deficiência mental, impedindo o aprendizado da fala e da linguagem; Na síndrome de Down há uma dissociação entre o aprendizado do vocabulário e do emprego gramatical. A fala é distensa em decorrência da hipotonia muscular fono-articulatória; Na síndrome de Down há uma dissociação entre o aprendizado do vocabulário e do emprego gramatical. A fala é distensa em decorrência da hipotonia muscular fono-articulatória; A lingaugem não se desenvolve ou se desenvolve mal nas crianças com distúrbios funcionais, histológicos e anatômicos. A lingaugem não se desenvolve ou se desenvolve mal nas crianças com distúrbios funcionais, histológicos e anatômicos. Autismo: a linguagem é ecolálica, formulaica.naõ tem capacidade do aprender a aprender; Autismo: a linguagem é ecolálica, formulaica.naõ tem capacidade do aprender a aprender; Há um grupo de crianças que persiste com a imaturidade dos sons da fala: escola= cola; bonito= monito; gostoso= gotoso; preciso=piciso Há um grupo de crianças que persiste com a imaturidade dos sons da fala: escola= cola; bonito= monito; gostoso= gotoso; preciso=piciso


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Prof. Jailson Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google