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HIDRODINÂMICA A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda as propriedades dos fluidos em movimento. O nosso estudo da Hidrodinâmica no Ensino Médio.

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1 HIDRODINÂMICA A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda as propriedades dos fluidos em movimento. O nosso estudo da Hidrodinâmica no Ensino Médio determina algumas condições iniciais: o fluido tratado aqui será sempre ideal, ou seja, não-viscoso, homogêneo e velocidade de esco- amento constante em um determinado ponto em relação ao tempo(regime estacionário ).

2 Escoamento rotacional ou turbulento. O escoamento turbulento é um escoamento irregular, caracterizado por regiões de pequenos vórtices. Como exemplo, o escoamento da água numa corrente fica turbulento nas regiões onde as rochas, ou outros obstáculos, estão no leito e contribuem para a formação dos rápidos encachoeirados O escoamento se diz laminar ou estacionário se cada partícula do fluido segue uma trajetória definida e suave, e se as trajetórias das partículas não se cruzam. No escoamento laminar, portanto, a velocidade do fluido, em cada ponto, permanece constante com o tempo. Ex.: a água se movendo num rio calmo, de leito regular e sem obstáculos..

3 ESCOAMENTO ESTÁCIONÁRIO

4 Equação da continuidade A 1 v 1 = A 2 v 2

5 EQUAÇÃO DE BERNOULLI

6 Pressão e velocidade

7 SUSTENTAÇÃO DE AVIÕES As asas são construídas de forma a que o ar se mova mais depressa na parte de cima da asa, fazendo com que a pressão por cima da asa seja mais baixa

8 Efeito Magnus

9 Aplicações da equação de Bernoulli Teorema de Torricelli

10 Tubo de Venturi

11 O Tubo de Venturi é um elemento medidor de vazão de diferencial de pressão, também chamado de medidor de vazão por obstrução de área. A diferença de pressão entre duas seções distintas do medidor é proporcional à vazão que escoa por ele Algumas das principais razões de usar elementos de obstrução para se medir vazão são as seguintes: Podem ser usados para medir qualquer fluido. Não há nenhum elemento mecânico imerso no escoamento. Não há limite de vazão a ser medida, ou seja, a tubulação pode ter qualquer diâmetro

12 Tubo de Venturi

13 Tubo de Pitot

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15 O Tubo de Pitot no avião serve para 2 Finalidades -Marcar a velocidade relativa ( Velocimetro ) entre a aeronave e o ar ( Chamado de Air Speed ) -Marcar a Altitude ou a Altura ( Altimetro ) com a qual a aeronave está sobrevoando.

16 Tubo de Pitot Em um carro de F1 o tubo de Pitot controla a pressão do ar, e pode diminuir, no caso de estar erradamente colocado, em cerca de 7 cavalos a potencia do motor


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