A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EL BOLIVI@RGENTINITO Ano I – Nº. 02 - Setembro/2007 NUCLEO MISIONERO - ARGENTINA Y BOLIVIA Hijas del Sagrado Corazón de Jesús Ano I – Nº.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EL BOLIVI@RGENTINITO Ano I – Nº. 02 - Setembro/2007 NUCLEO MISIONERO - ARGENTINA Y BOLIVIA Hijas del Sagrado Corazón de Jesús Ano I – Nº."— Transcrição da apresentação:

1 EL BOLIVI@RGENTINITO Ano I – Nº. 02 - Setembro/2007
NUCLEO MISIONERO - ARGENTINA Y BOLIVIA Hijas del Sagrado Corazón de Jesús Ano I – Nº Setembro/2007 Depois de apresentar em nossa 1ª edição do “El os diferentes aspectos de cada realidade de missão do Núcleo, priorizamos nesta 2º edição a missão:A Animação Vocacional, por ser uma das prioridades da Congregação. Apresentaremos, também, o que cada realidade está fazendo e projeta fazer neste aspecto, incluindo testemunho das jovens. Incluiremos outras notícias sobre a missão no núcleo, neste trimestre.

2 Desde Argentina Hijas del Sagrado Corazón de Jesús
“Deus é padre de todos, dono da pesca abundante, que generosamente nos recompensa por todo o trabalho que é desígnio de teu amor, chama as pessoas de toda condição a colaborar na salvação do mundo. Pedimos-te que despertes boas e santas vocações sacerdotal, religiosa e de laicos comprometidos.”.

3 Capela de La Loma. Animação Vocacional. Fr
Capela de La Loma. Animação Vocacional. Fr. Jose Adolfo Larregian abriu as portas de sua paróquia para a promoção vocacional,ao norte de nossa Diocese. Grande é a messe do Senhor por estes lados.

4 NOA - Encontro de Orientação Vocacional
NOA - Encontro de Orientação Vocacional. Dez Dioceses do Noroeste da Argentina formam o NOA. A cada ano se promove cursos de formadores, em uma destas dioceses. Em junho/2007 foi em Orán.

5 Encontro com as Irmãs. Acreditamos que Daniela será nossa grande animadora vocacional, pelo carinho que tem demonstrado por nós. Foi a primeira que acreditou e fez a experiência do aspirantado, em Portachuelo. Na foto com Ir. Pierina as jovens que começam a visitar-nos.

6 Freis Paraguaios Guaranis. Pe. Elio, a noviça Vanina e Ir
Freis Paraguaios Guaranis. Pe. Elio, a noviça Vanina e Ir. Dolores, da equipe Vocacional Diocesana, na celebração dos primeiros votos dos freis. Destaque para algumas partes da celebração que foram apresentadas na língua guarani.

7 Jovens, em acompanhamento vocacional, com nosso representante diocesano da animação Vocacional, Frei Dante da paróquia La Purisima, em Tartagal, 07/06.

8 Jovens que fizeram os Exercícios Espirituais
Jovens que fizeram os Exercícios Espirituais. Em Julho/2007, eram 15 jovens sendo que três jovens de este grupo se interessaram por nossa congregação. Duas jovens estão no 2º ano de secundário e uma jovem virá fazer a experiência vocacional em nossa comunidade, a partir de setembro.O seu nome é Maria de 22 anos, com apresenta estudos secundários completos.

9 Peregrinação Juvenil. Em Julho/2007, o sol não tinha despontado ainda, e já estávamos caminhando, meditando sobre o tema: Família. Foram 26 km de caminhada e muitos jovens nos procuravam para receber orientação de suas vidas. Acompanharam-me jovens que já estiveram antes no Lar. Citamos,uma de elas, Silvia Flores, que nos visita desde o tempo que estava Ir. Cecília Fronza. Acreditamos que podemos dar uma resposta generosa para esta inquietude vocacional

10 Peregrinação Juvenil. Grupo de jovens junto ao Pe. Diego, paróquia de Urandel. Na chegada a Orán encontro um grupo de jovens que acompanho, de uma cidade sem pároco. Estas jovens prometem, pois são devotas do Coração de Jesus. Na foto vemos o Pe. Diego, o fundador do Lar.

11 Chegada dos peregrinos
Chegada dos peregrinos. Depois de caminhar 26 km, chegaram os peregrinos até a entrada da cidade, onde participaram da Santa Missa. No largo da caminhada os sacerdotes atenderam confissões dos que desejavam.

12 Capela de La Loma. Depois de falar nesta comunidade sobre o Chamado, sobre as inquietudes que sentimos... uma mãe se apresentou com sua filha chamada Fátima Celeste Garcia, de 18 anos, que está pensando em ser religiosa missionária que no próximo ano terminará seus estudos secundários, eis uma esperança.

13 Durante a peregrinação uma jovem que há 2 anos participa do retiro vocacional pediu-me uma orientação e afirmou: “Faz muito tempo que quero conhecer vocês. Gosto da maneira como vivem as irmãs”. Ela se chama Natália e tem 22 anos, faltando apenas um ano para concluir sua profissão de professora. “ Nossa comunidade está sempre de portas abertas para receber as jovens em discernimento vocacional. O mais importante é o coração de cada irmã da comunidade, que não se fecha no seu próprio mundo, mas partilha a animação. Nosso carinho a todos e a todas que lêem este informativo”.Ir. Pierina, Ir. Elvira e Ir. Dolores.

14 Desde Minero Acreditamos que a Animação Vocacional se realiza, principalmente, pelo testemunhar com a vida, o sentido de nossa vocação. Através de nossa presença nos ambientes de missão oportunizamos: catequeses familiares, jovens da confirmação, comunidades do campo, Defensoria da Criança e Adolescente e o contacto com as famílias buscando, sempre, despertar e provocar as jovens para o chamado vocacional.

15 Como atividade especifica, cultivamos um Grupo de Oração formado por famílias com quem nos reunimos todos os sábados pela manhã, para refletir a Palavra de Deus. Algumas jovens que participam com seus pais manifestaram o desejo de ser FSCJ. Aproveitamos para cultivar e, também, para conscientizar aos pais sobre a importância do apoio em suas decisões. Acompanhamos um grupo de adolescentes que se denomina AMIGAS DE JESUS. Este grupo se reúnem na capela de nossa comunidade aos domingos pela manhã, para momentos de reflexão, oração e silêncio. O grupo surgiu por iniciativa de três jovens que manifestaram, a uma de nossas irmãs, o desejo de conhecer mais a pessoa de Jesus. Durante o caminho, oferecemos a oportunidade de conhecer, também, a vida e missão de Santa Teresa Verzeri.

16 Desde Cochabamba Este ano assumimos a Animação Vocacional, aproveitando a ocasião de anunciar e testemunhar com a vida, com a cercânia e o encontro nos ambientes onde nos encontramos e missionamos: internado, catequeses, escola e comunidade.

17 De modo particular, realizamos alguns encontros de animação vocacional nos grupos de catequeses e jovens de algumas escolas que visitamos, especificamente para conhecê-las, escutá-las, apresentá-las ao chamado como caminho de realização e propô-las a escuta e a resposta da própria vocação. Nesta ocasião, apresentamos as diferentes vocações, o ser Filha do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Teresa Verzeri relatando a experiência de vida e missão.

18 Na realidade em que vivemos, reconhecemos a importância de apresentarmos muita paciência para que possamos cultivar o conhecimento mútuo e a confiança, só assim, as jovens serão elas mesmas e poderão abrirem-se a questão vocacional; necessitamos de clareza e de audácia no anúncio, no testemunho e no convite. E acima de tudo, quando alguma jovem manifesta seu desejo de cultivar a vocação ou, mais precisamente, ser religiosa, começa, então, um desafio pela oposição dos pais e familiares, que querem convencê-la de que não lhe convém esse tipo de vida, infelizmente,baseados no desconhecimento e preconceitos sobre a Vida Religiosa. 

19 Percebemos o quanto é importante nossa relação e testemunho com estas jovens para que possam, progressivamente, conhecer um tipo de Vida Religiosa. Mostrando-lhes que este contato não as afasta de seus valores autênticos, mas ao contrário, os convida a cultivá-los. A novena e a festa do Coração de Jesus foi uma ocasião em que Juliana (15) e Ainda (17), duas jovens do internado, manifestassem seu desejo de ser FSCJ. Desde então, estão sendo acompanhadas e animadas no desafio de conseguir um apoio de seus familiares.

20 ENTREVISTA: - Quando começou teu desejo de ser irmã missionária
ENTREVISTA:  - Quando começou teu desejo de ser irmã missionária? Aida: “Este ano, na festa do Sagrado Coração de Jesus, quando o Pe. Silvio celebrou a eucaristia. Norma disse que eu não me animava a ser irmã. A partir deste momento, eu parei para pensar e questionei: - Porque não me animo a ser Irmã? Porém, antes das Irmãs e Norma se apresentaram na comunidade paroquial, eu já sentia o desejo dentro do meu coração de ser aspirante. Juliana: “Quando se celebrou a festa do Sagrado Coração de Jesus e, na ocasião, veio celebrar um padre salesiano, eu me animei e desejei ser Irmã.

21 - Porque quer ser FSCJ. Aida: “ Porque foi Ele quem me motivou a isto”
  - Porque quer ser FSCJ? Aida: “ Porque foi Ele quem me motivou a isto”. Juliana: “O que mais me chama a atenção é o nome “Filha do Sagrado Coração de Jesus”. Isto é verdade, porque nós somos suas filhas e amigas de Jesus.

22 Nos primeiros encontros realizados com as jovens, a pergunta: O que quer ser na vida? Uma maioria respondia que desejava ser profissional, outros porém, agregavam seu desejo de ser catequistas ou de integrar um grupo juvenil. Alguns grupos não tinham respostas e outros, ainda, manifestavam sua inquietude por conhecer a Jesus. Dentro de todas as exigências de nossa missão reconhecemos a necessidade de um seguimento e cultivo vocacional, dos/as jovens. Continuaremos com estes encontros e, no dia 07 de outubro, em nossa casa, estaremos realizando o primeiro encontro vocacional com as jovens que manifestaram interesse por conhecer e cultivar sua vocação.

23 Desde Portachuelo  Comunidade de Portachuelo, movida pela prioridade Capitular “DO CONVITE À RESPOSTA”. Um grande empenho em atuar nesta prioridade, baseado em seis pontos de ação, são eles: 1. Contato com os jovens da Confirmação através do acompanhamento e retiros com os temas: “Vida: Um dom, um convite e uma resposta” e “Foram, viram e permaneceram com Ele”.

24 2. Experiências do “Venham e vejam”, em nossa casa, no período das férias de inverno, de 9 a 13 de julho, realizamos um encontro vocacional. Participaram nove jovens e adolescentes que manifestaram o desejo de conhecer a vida das Irmãs para discernir melhor sua vocação. A convivência foi marcada por momentos fortes de oração, de partilha e de aprofundamento.

25 3. Comprometimento das jovens que fazem a experiência do “Venham e vejam” com a missão em suas próprias comunidades (Catequeses, liturgia e grupos juvenis).   4. Retiros para alunos do segundo grau, através das aulas de Religião, na escola pública, onde trabalha Ir. Eugênia.   5. Acampamento Vocacional, no segundo semestre de 2007, durante as férias de verão, em Caranda e Vila Diego. Neste acampamento, participaram as jovens que vem sendo acompanhadas e que manifestam inquietude vocacional. Uma semana de experiência de oração pessoal e grupal, reflexão, dinâmicas de grupo e atividades de missão na comunidade realizadas através de visitas às famílias, encontros com jovens e crianças, a reza do terço diário na comunidade e a celebração da Palavra.

26 6. Acompanhamento aos leigos que realizam a Animação Vocacional, em nome das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Uma missão bonita, porém carregada de desafios. As famílias valorizam a Vida Religiosa, acolhem e estimam as Irmãs, mas quando se refere a decisão de suas próprias filhas pela Vida Consagrada, aparecem as resistências. Questões culturais ainda impedem a jovem de tomar uma decisão com liberdade. Porém, pouco a pouco e por meio do testemunho, da proximidade com as famílias vai se criando confiança e trabalhando os elementos culturais.

27 Outras noticias do Núcleo ….
Minero, em 19/03/2007, iniciou suas atividades o Centro de Desenvolvimento Integral “São José”, atendendo 30 crianças em idades entre 05 e 12 anos, no turno inverso à escola. Estas crianças recebem alimentação, apoio escolar, atividades recreativas, formação humana e espiritual, atenção médica e odontológica e acompanhamento psico-social. As atividades são acompanhadas pela FSCJ e educadoras leigas. O centro se mantém com a ajuda generosa da comunidade, com doações de amigos de Espanha e outros.

28 Ir. Elvira Veronez ,diariamente, vai ao Hospital Público, levando consolo e alento aos enfermos. Algumas vezes, também, visita comedores de crianças nos bairros. Em 16/06, realizou-se em Cochabamba, a 1º Assembléia Arquidiocesana de Pastoral, com a qual se iniciou um processo de conscientização da pertença a Igreja Diocesana e da participação para chegar a fazer realidade o Plano Pastoral. As FSCJ participaram junto com jovens da comunidade. No mês de junho, Ir.Ivone -animadora do Núcleo- visitou as comunidades de Santa Cruz e Argentina. A comunidade de Portachuelo, a partir de 08/07, acolheu Yina, uma menina de 9 anos, enviada desde Minero através da Defensoria da Criança.

29 De 28/07 a 02/08, as ecônomas Geral e Provincial, Irs
De 28/07 a 02/08, as ecônomas Geral e Provincial, Irs. Flávia Coppe e Justina Missio visitaram as Comunidades FSCJ, na Bolívia. Momento forte de Formação Permanente. Em 14/08, realizou a 2º peregrinação penitencial da Catequese Familiar em Portachuelo, uma noite de caminhada (17 km) com muita oração, cantos e penitência, com a presença da Ir. Eugenia. Reconhecemos e admiramos seu testemunho de cercania, carinho, compromisso, inculturação, espírito missionário, capacidade de adaptação e escuta em cada comunidade. Isso nos revelou o coração da FSCJ que ultrapassa as fronteiras naturais, porque somos Filhas de um coração universal, generoso e constante. Agosto, em Cochabamba, é o mês mariano por excelência. Toda a BOLÍVIA se dirige a Quillacollo para homenagear com danças, cores, música e muita festa a Virgem de Urkupiña, padroeira da integração das culturas bolivianas, que são tantas.

30 Em agosto, em Minero, através da Defensoria da Criança e do Adolescente realizaram-se cursos de Formação para adolescentes com os temas: Drogas, Relações de Gênero, Abuso Sexual, Educação Sexual, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, com a participação de 809 adolescentes, e o apoio de profissionais voluntários da Espanha. Em 20/09, aconteceu outro curso de formação, com o tema Projeto Pessoal de Vida e Liderança. Neste, o público foi de157 adolescentes. Depois de dois meses no Brasil, Ir.Elaine retornou a sua comunidade, em Portachuelo, no mês de agosto. “Ir. Eliane, já estávamos com saudades. Bem Vinda!” Em 18/08, a paróquia de Minero recebeu representantes das 12 paróquias que formam a Vicária Santa Rosa de Lima, para a Assembléia Anual de Pastoral. Momento forte de avaliação e planificação. As FSCJ organizaram, dinamizaram e participaram deste momento.

31 Congresso Missionário:
De 18-20/08, Ir. Dolores participou do 3º Congresso Missionário Nacional em Buenos Aires, Argentina. Ir. Marinez participará de 26-30/09 em Tarija, Bolívia, do Congresso Missionário Regional. De 24-26/08 realizou-se em Cochabamba o encontro das animadoras de Comunidades, do Núcleo. Os próximos encontros serão: em Portachuelo 01-02/03/08 e em Argentina 02-03/08/08. De 07 a 09/09 Ir.Elvira participou do encontro da Vida Religiosa em São Salvador de Jujuy. Nos dias 07-09/09 realizou-se em Santa Cruz de la Sierra o Encontro de Missionários/as Brasileiros/as em Bolivia. Houve mais de 60 participantes, entre elas as FSCJ, o próximo encontro será em Cochabamba.

32 Em setembro/2007, as Irs. Dolores e Pierina participaram do curso de Assessores da Pastoral Juvenil Vocacional. O curso realizou-se em Orán e teve uma duração de 44 hs. Foi promovido pelo Instituto Superior da Pastoral da Juventude e a Equipe a serviço da Pastoral Juvenil “Talita Kum”.

33 No mês de setembro, em Minero, realizaram-se retiro para os jovens da Confirmação, na capela das Irmãs, em diversos grupos, no total atingiram-se 150 jovens. Em 30/09, em Cochabamba, os jovens da confirmação terão seu retiro. Participarão mais de 100 jovens acompanhados de Ir. Cristina, catequistas e colaboradores. Neste trimestre a maioria das Irmãs do Núcleo tiveram seu retiro anual. Irs. Pierina e Elvira viajam a Brasil, para seu retiro. Ir. Eugenia e Ir. Rosane o farão o seu, em Cochabamba. Em outubro, Ir.Ivone visitará seus familiares em Brasil e participará de Encontro Interprovincial de Formação em Esteio 01 a 30/11.

34 O “Lar de crianças “Santa Teresinha” se prepara para a festa da Padroeira, fazendo imagens da padroeira.   De 27/11 a 04/12, Irs. Jelda Zorzo e Luciana Welponer estarão visitando as comunidades na Bolívia. Teremos o Encontro Intercomunitário do núcleo, em Portachuelo. No mesmo local, dia 05/12 realizaremos a Assembléia Anual do Núcleo.

35 “Alarga o coração e faça-o generoso: os corações pequenos e estreitos não são dignos de Deus.”
Santa Teresa Verzeri Bom mês Missionário e da Fundadora!


Carregar ppt "EL BOLIVI@RGENTINITO Ano I – Nº. 02 - Setembro/2007 NUCLEO MISIONERO - ARGENTINA Y BOLIVIA Hijas del Sagrado Corazón de Jesús Ano I – Nº."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google